Blogger Templates by Blogcrowds

Papo Rápido


O Grande Truque - Christopher Nolan até agora não errou a mão em seus filmes. Amnésia é inovador; Insônia mesmo sendo uma pérola menor em sua carreira é um eficiente suspense; Batman Begins é excelente e conseguiu trazer o homem-morcego de volta aos holofotes; O Grande Truque, bem esse será comentado a seguir e O Cavaleiro das Trevas que é sua obra prima. O Grande Truque é, acima de tudo, um filme extremamente inteligente. O roteiro repleto de indas e vindas, reviravoltas e surpresas a cada minuto empolga e nunca se torna monótono. Além de ser inteligente, o filme consegue entreter, divertir. Os bastidores da magia são expostos, alguns truques são revelados, mas no final sempre somos enganados. No ilusionismo e aqui nesta obra é assim. Ficamos atentos, prestamos atenção em cada cena, em cada diálogo, mas no fim somos pegos de surpresa por algo que estava ali, diante de nosso narizes. O filme começa provocante, com o personagem de Michael Caine (excelente, como sempre) dizendo: "Você está olhando atentamente?". A partir daí, nossa atenção fica redobrada. Acompanhamos truque a truque. Surpresa a surpresa. Acompanhamos as excelente atuações do elenco: Chistian Bale está ótimo, e nunca se sabe se ele é o vilão ou o mocinho da história. Hugh Jackman também está muito bem, por vezes até parece o mocinho, mas sua obsseção faz com que essa bondade evapore. Scarlet Johanson está linda, e sua beleza já é um atrativo. No final nos damos conta que não existem vilões ou mocinhos, e sim mentirosos ilusionistas, assim como cada um de nós. Obssessivos, ambiciosos e "ilusionistas". No final, Caine nos provoca mais uma vez dizendo que nós, queremos e gostamos de ser enganados, um frase acompanhada de cenas chocantes e surpreendentes, tal qual o filme inteiro. Tecnicamente perfeito (destaque para a excelente fotografia e direção de arte), narrativamente excelente e brilhantemente dirigido por Nolan, O Grande Truque fora um dos melhores filmes de 2006 e um dos melhores da década.

Nota: 10,0
____________________________________________________________________

O Segurança Fora de Controle - Há um bom tempo que um filme não me faz rir exacerbadamente. Um filme que faça com que eu sinta dores na barriga e na face de tanto rir. O último filme que me proporcionou tal sensação fora Superbad. Depois dele nenhum conseguiu com que eu risse mais de dez segundos. Embora alguns filmes sejam bons (como Quase Irmãos, Segurando as Pontas, Ligeiramente Grávidos), nenhum conseguiu ser realmente engraçado. Nem mesmo este mediano filme protagonizado por Seth Rogen e dirigido por Jody Hill consegue fazer rir genuinamente. Algumas risadas surgem aqui e ali, mas aquelas verdadeiras, que fazem com que nossos olhos se inundem de tanto rir, estas não não aparecem. Alguns diálogos engraçados. Algumas situações constrangedoras que sempre nos tiram algumas risadas, mas nada que resita duas horas após o término da obra. O filme debruça-se no carisma e no talento (parece inacabável) de Rogen e na boa direção de Hill (ás vezes convencional, ás vezes inspirada). Nenhum diálogo realmente inteligente surge, apenas algumas piadas. O filme opta por não mostrar mulheres nuas, talvez para não tornar-se apelativo, porém, um homem nu aparece correndo a todo momento, perto do fim, acontece até um longo nu forontal. Aí eu me pergunto: era necessário aparece aquele maldito homem nu? O filme tem palavrões mas nenhum muito ofensivo, o filme não tem muita violência (no verso do DVD consta a classificação de 18 anos devidio a violência e nada mais) mas tem um homem gordo correndo pelado pelo shopping. Uma opção nada criativa ou engraçada da equipe. Graça não teve, apenas um longo constrangimento. Clichês existem, mas o filme até que tem seus momentos de inspiração. Não é grande coisa.

Nota: 6,0

Obs.: A tradução do título é péssima. Observe and Report tornou-se O Segurança Fora de Controle (parece nome de filme de Seção da Tarde e de censura livre). Achei até estranho, pois na capa do DVD consta a péssima tradução, mas ao iniciar o filme e assisti-lo dublado em português tive uma surpresa: ao aparecer o título original do filme na tela, o "leitor de placas" (o cara da dublagem que lê placas, títulos, e tudo mais) fala: Observar e Relatar, como se esse fosse o nome do filme. E eu aindo fico com o nome que o "leitor de placas" falou...

Matheus Pereira

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial