Blogger Templates by Blogcrowds

De Cinéfilo Pra Cinéfilo

Os Dez Novos Cineastas Mais Promissores da Atualidade
Parte 1 de 2

Por Matheus Pereira

A todo momento, cineastas surgem e desaparecem. Em meio a tantos mestres e pseudo-mestres, resolvi criar um lista dos dez novos cineastas mais promissores da atualidade, ou seja, nesta lista consta apenas diretores(as) que começaram suas carreiras em longas metragens na década de noventa e na atual. Diretores como Steven Spielberg e Martin Scorsese ainda são promissores, mas não se encaixam na lista, pois já são veteranos.

Segue então, os dez cineastas mais promissores, em minha opinião.

10 - Alejandro González Iñárritu - Este mexicano, nascido na Cidade do México em 15 de agosto de 1963, estreou em longas metragens em 2000 com o ótimo "Amores Brutos", protagonizado por Gael García Bernal. "Amores Brutos" é o primeiro filme de uma trilogia, seguido pelo excelente 21 Gramas e pelo ótimo Babel. Todos eles roteirizados por Guillermo Arriaga, roteirista e amigo do diretor, os dois infelizmente se desentenderam nos últimos meses e "cortaram" relações. Os três filmes foram sucesso de público e crítica, os três receberam indicações a inúmeros prêmios incluindo o Oscar. A trilogia baseia-se nos conflitos humanos e em seus problemas, nos três filmes as histórias se cruzam, se entrelaçam incrivelmente. O cineasta também participou de um projeto sobre os atentados de 11 de setembro e prepara um filme intitulado "Biutiful", e sim, a grafia está escrita de forma errada. Um cineasta que em poucos anos conseguiu fama, sustentação e tem grandes chances de ter um recheado futuro.

Filmes:
-Amores Brutos
-11/09/01 - September 11
-21 Gramas
-Babel
____________________________________________________________________

09 - Danny Boyle - Este promissor cineasta inglês, nasceu em Radcliffe em 20 de outubro de 1956. Surgiu no ramo em 1994 com o filme Cova Rasa. Em 1996 sua pequena obra-prima nasceria tornando-o famoso: Trainspotting. Em 1997, Boyle lançou Por Uma Vida Menos Ordinária. Em 2000, Boyle lançou o divertido A Praia, protagonizado pelo até então menino-prodígio Leonardo DiCapario. Em 2002 era hora do ótimo Extermínio, filme de horror sobre um vírus que se dissipa em 28 dias, matando (quase) toda a população. Em 2004 Boyle lançou a aventura infanto-juvenil Caiu do Céu. Em 2007 Boyle lançou o tenso Sunshine - Alerta Solar. Uma caprichada produção com um roteiro inteligente. E foi em 2008 que Boyle caiu definitivamente nas graças do público e da crítica com o premiadíssimo Quem Quer Ser Um Milionário?. Com este filme, Boyle ganhou o Oscar, o Globo de Ouro e o Bafta de Melhor Direção. Além disso, o filme ganhou 8 (!) Oscar, incluindo Melhor Filme. Apesar de eu não achar o filme tão espetacular como dizem, reconheço que a direção de Boyle foi muito boa, e Boyle merece atenções no futuro.

Filmes:
-Cova Rasa
-Trainpotting
-Por Uma Vida Menos Ordinária
-A Praia
-Extermínio
-Caiu do Céu
-Sunshine - Alerta Solar
-Quem Quer Ser Um Milionário?
____________________________________________________________________

08 - Frank Darabont - Já tivemos um mexicano e um inglês. Agora é a vez de um francês. Sim, Darabont é francês! Nasceu em Montbéliard, 28 de janeiro de 1959. Fizera vários trabalhos para a TV e vários roteiros antes de se tornar cineasta, a maioria de terror. O diretor tem apenas quatro filmes em seu currículo, três deles baseados em romances e contos do escritor Stephen King. Em 1994, Darabont lançou seu primeiro filme, sua primeira obra-prima e um dos melhores filmes de todos os tempos: Um Sonho de Liberdade. Baseado em um conto de Stephen King, Darabont foi indicado ao Oscar e tornou-se famoso já no primeiro filme. O filme fora indicado a 7 Oscar, não ganhou nenhum, mas tornou-se, com o passar dos anos, o mais inesquecível daquele ano. Em 1999, Darabont adapta mais uma vez um história criada pela mente obscura de Stephen King: À Espera de Um Milagre. O filme foi indicado a 4 Oscar (incluindo melhor filme), foi sucesso entre a crítica e é um dos meus filmes favoritos. Neste filme, Darabont novamente fala sobre uma prisão e mostra que seus filmes tem grande carga emocional. Em 2002, Darabont lançou o ótimo Cine Majestic. Apesar deste filme ser o menos citado e menos conhecido do diretor, é emocionante e prova mais uma vez que Darabont é diretor de filme longos, com personagens marcantes e de uma carga emocional extasiante. Em 2008 Darabont lançou a obra-prima do horror B dos últimos anos: O Nevoeiro. Terceiro filme seu baseado em um conto de King. O filme prova de uma vez por todas as já citadas características de Darabont, principalmente a que se refere aos fortes personagens e a profunda carga emocional. Darabont demora a fazer um novo projeto, mas quando faz certamente é algo bom, e até agora, apesar da curta filmografia, o diretor não errou a mão.

Filmes:
-Um Sonho de Liberdade
-À Espera de Um Milagre
-Cine Majestic
-O Nevoeiro
____________________________________________________________________

07 - Alfonso Cuarón - Outro mexicano, curiosamente também nasceu na Cidade do México (mesma de Inárritu) em 28 de novembro de 1961. Cuarón chegou a dirigir, em 1991, um filme no México. O filme fora um sucesso por lá, chamando atenção dos produtores norte-americanos. Mas foi em 1995 que Cuarón despertou para o cinema mundial com o infantil (e sucesso da nossa Seção da Tarde) A Princesinha. Cuarón dirigiu apenas programas para a TV, até ser apresentado ao roteiro de um filme com Meg Ryan e Matthew Broderick, mas recusou-o para poder dirigir A Princesinha. "A Princesinha" não fora um sucesso, mas conseguiu algumas indicações para o Oscar. Em 1998 Cuarón dirigiu Grandes Esperanças, com Ethen Hawke, Gwyneth Paltrow e Chirs Cooper. Seu próximo filme foi E Sua Mãe Também, Cuarón com este filme voltou a suas raízes latinas e acabou sendo um sucesso. O filme fora indicado a vários prêmios e Cuarón fora indicado ao Oscar de Roteiro Original. Cuarón tornara-se famoso, seu nome começara a ser mais respeitado. Em 2004, Cuarón surpreendeu o mundo sendo diretor de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Cuarón, concedeu o que é para crítica e para a maioria dos fãs "o melhor da série Harry Potter". Em 2005, Cuarón dirigiu um segmento para o filme Paris, Eu Te Amo. E foi em 2006 que Cuarón tornou-se definitivamente respeitado e lançou a sua obra-prima e um dos melhores filmes da década: Filhos da Esperança. O filme fora indicado a três Oscar e injustamente não venceu nenhum. Cuarón concedeu os "planos de filmagem" (os planos sequência são geniais) mais surpreendentes e bem executados dos últimos anos e merecia ser indicado e vencer o Oscar de Melhor Direção. Até então Cuarón não lançou filmes, mas com certeza lançará muitas e muitas obras-primas!

Filmes:
-A Princesinha
-Grandes Esperanças
-E Sua Mãe Também
-Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
-Filhos da Esperança
____________________________________________________________________

06 - Darren Aronofsky - Eis o primeiro estadunidense. Nasceu em Nova York, 12 de fevereiro e 1969. Diretor de filmes mais "cult"e de temáticas metafóricas, Aronofsky até agora tem em seu currículo apenas quatro filmes. Em quantidade pode ser pouco, mas em qualidade é muito. Assim como Frank Darabont, Aronofsky tem poucos filmes, mas todos bons. Seu primeiro filme foi Pi. Extremamente elogiado e premiadíssimo, "Pi" lançou o nome de Aronofsky de imediato. Com uma trama inteligente e fotografia em Preto e Branco, "Pi" nasceu cult. Seu segundo filme foi o elogiadíssimo e inteligente Réquiem Para Um Sonho. A inteligência, a tênue linha do real e do imaginário, os vícios, os constantes cortes (marca do diretor) e as atuações fizeram de "Réquiem" inesquecível. Seu terceiro longa fora o metafórico Fonte da Vida. Com uma trama de difícil compreensão, "Fonte" é cinema alternativo. São poucos os que realmente gostam, talvez pelas metáforas ou por algo inexplicável. Seu quarto filme foi o excelente O Lutador. Protagonizado por Mickey Rourke, "O Lutador" foi muito elogiado e arrebatou inúmeros prêmios, é com certeza um dos melhores filmes de seu ano. Aronofsky já tem três projetos a caminho: Black Swan com Natalie Portman, The Fighter com Mark Wahlberg e Robocop da MGM.

Filmes:
-Pi
-Réquiem Para Um Sonho
-Fonte da Vida
-O Lutador
____________________________________________________________________
Bem, estes foram os diretores da primeira metade da lista. Na próxima sexta feira postarei os cinco primeiros. Espero que tenham gostado! Apontem erros, elogiem, critiquem, digam quais os seus preferidos, troquem opiniões e façam suas apostas de quais serão os cinco melhores diretores! Até a próxima...

...e comentem!

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial