Blogger Templates by Blogcrowds



Surpresas legítimas:

Benh Zeitlin – Melhor Direção por Indomável Sonhadora

Benh Zeitlin concebeu um trabalho de direção esmerado em Indomável Sonhadora. Seus movimentos com a câmera e sua condução técnica são notáveis (talvez seja a direção mais inspirada dentre os indicados). São bons motivos para receber uma indicação. O ponto é que ninguém esperava uma nomeação. Muitos gostaram do filme e gostariam de ver o diretor indicado, mas acredito que ninguém apostava em seu nome entre os finalistas. Mas o estreante conseguiu e disputa a estatueta ao lado de Steven Spielberg (ídolo de Zeitlin), Ang Lee e Michael Haneke. Ele merece.

Jacki Weaver – Melhor Atriz Coadjuvante por O Lado Bom da Vida

A Academia parece gostar de Weaver. É a segunda indicação ao Oscar da atriz e a primeira vez também fora uma surpresa. Weaver conseguiu emplacar uma nomeação pelo ótimo Reino Animal em um papel pequeno, modesto, mas forte. O feito aqui é bem parecido e mesmo sendo esquecida por quase todos os especialistas, apostadores, críticos e associações, Weaver mais uma vez surpreende.

Surpresas que não surpreendem tanto:

Michael Haneke – Melhor Direção por Amour

Não chega a ser uma surpresa, já que muitos previam uma indicação (eu, inclusive, acreditava que o diretor tinha grandes chances, mesmo não apostando em seu nome na lista divulgada aqui no blog), mas é uma escolha corajosa da Academia. Haneke talvez seja o Terrence Malick deste ano: diretor prestigiado indicado por puro merecimento; um trabalho realmente merecedor de indicação sendo reconhecido.

Quevenzhané Wallis – Melhor Atriz por Indomável Sonhadora

Indomável Sonhadora foi esnobado em várias premiações importantes nos últimos dias, mas a Academia resolveu fazer justiça e lembrar este belo filme. A indicação de Wallis também não se configura como uma grande surpresa, já que muitos apontavam seu nome como forte concorrente, mas assim como Haneke, indicá-la é uma aposta corajosa da Academia. Era realmente um nome comentado, mas muitos tinham receio de apostar com convicção na atriz. O que era dúvida vira certeza e a pequena de nove anos é a mais jovem indicada ao Oscar de Melhor Atriz da história.

Thomas Newman – Melhor Trilha Sonora por Skyfall

É uma categoria técnica importante, e muitos outros nomes concorriam e mereciam uma indicação. A excelente trilha de Indomável Sonhadora e The Master são dois exemplos. O trabalho de Newman para Skyfall é ótimo, mas poucos acreditavam em sua indicação, já que os concorrentes tinham mais chances e algumas composições se baseiam em temas já compostos para os filmes anteriores do agente britânico, o que tira um pouco da tão requerida originalidade. Ainda assim é uma nomeação merecida.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial