Oscar 2012
Apostas
Todo ano compilo uma lista com os nomes que devem compor o hall dos indicados ao Oscar. É um exercício interessante para qualquer cinéfilo. Analisar os comentários da crítica nacional e internacional, averiguar os boatos que correm pelos bastidores da temporada de premiações e dar uma breve contextualizada nos indicados em cada setor, em cada sindicato. (DGA, PGA, WGA, prêmios do sindicato de figurinistas, diretores de arte...). Em uma empreitada que guarda, para o futuro, muitos erros, visto que é impossível acertar a lista de indicados oficial em sua completude. O jeito é tentar se aproximar o máximo possível e comparar as apostas com outros blogueiros.
Há de se apontar dois fatores que tornar o trabalho de apontar os possíveis indicados um pouco mais difícil do que nos anos anteriores. Este ano a Academia poderá indicar de cinco a dez filmes, não estipulando o número de indicados, limitando assim o palpite certeiro dos apostadores. Afinal, podemos ter apenas cinco, seis ou até mesmo nove ou dez. É impossível prever. Por isso, indicarei dez filmes - embora acredite, realmente, que serão oito obras mencionadas pela AMPAS na manhã desta terça-feira. O outro fator é que este ano não temos favoritos. Três filmes despontam como os queridinhos: The Artist, Os Descendentes e Hugo. Porém, tratando-se de indicados, a coisa muda, já que é difícil prever se filmes como Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Árvore da Vida e O Espião que Sabia Demais terão vez na cobiçada lista de Melhor Filme. A discrepância de uma premiação a outra acirra a disputa: se por um lado o Critic's Choice Awards foi acadêmico ao apontar seus favoritos, o BAFTA foi, novamente, bairrista e surpreendeu ao indicar títulos curiosos a prêmios importantes e dividir os favoritos ainda mais: Hugo foi indicado a Melhor Direção, mas não a Melhor Filme, já Os Descendentes foi indicado a Melhor Filme, mas não a Melhor Direção; já Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg, que deve figurar tanto como Melhor Filme como Melhor Direção no Oscar ficou de fora de ambas as categorias na premiação britânica. O que pode render bom embasamento nas apostas são mesmos os sindicatos, que também não acertam completamente várias vezes.
Vale lembrar que a Academia leva muito em conta a pessoalidade. Aproximações, laços de amizade e admirações influenciam nos indicados e nos vencedores. Assim, acredito que Spielberg será indicado ao prêmio de Melhor Direção, mesmo tendo ficado de fora do DGA (prêmio do sindicato de diretores (as)). Este ano temos filmes que dialogam com o passado e prestam homenagem ao Cinema de outrora. Filmes que versam pelo modo antigo de se fazer Cinema e de se contar uma boa história. Filmes que utilizam de tecnologias atuais para mostrar um pouco do Cinema antigo. Três obras saltam à mente. O primeiro deles, claro, é The Artist, filme mudo e em preto e branco que surge como o favorito em número de indicações. Hugo é outro destes filmes que homenageiam diretores e filmes de épocas passadas; também pudera: concebido pelo maior cinéfilo de Hollywood, Martin Scorsese, era o que se esperava. O outro longa é Cavalo de Guerra. Claramente inspirado por clássicos, Spielberg construiu um filme de história simples, narrativa ligeira e estrutura de clássico. War Horse - título original da obra - conjectura sobre as características dos filmes que moldaram a personalidade e o estilo do diretor, e as referências escondidas em um trecho e outro é a prova disso.
Mas paremos com divagações e vamos direto ao ponto, com meus palpites e alguns comentários abaixo de cada categoria.
Melhor Filme
The Artist
Cavalo de Guerra
Os Descendentes
Histórias Cruzadas
O Homem que Mudou o Jogo
Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Hugo
Meia-Noite em Paris
Tudo pelo Poder
O Espião que Sabia Demais
Acredito que o número de indicados irá variar de oito a dez indicados. Sendo assim, aponto os oito que acredito terem chances concretas e dois que acredito terem chances, mas que podem ficar de fora. Neste caso, acredito que Tudo pelo Poder tenha boas chances de ser indicado. Apontado em várias premiações e dirigido por George Clooney, a fita reúne boas características para colocá-lo entre os indicados. Já O Espião que Sabia Demais tem chances remotas. Indicado ao Bafta, mas esquecido em uma porção de outras premiações, a participação do longa de Thomas Alfredson é incerta. Drive seria uma indicação interessante, mas não acredito que a Academia preteriria um Clooney em favor de um Refn.
Melhor Direção
Michel Hazanavicius por The Artist
Steven Spielberg por Cavalo de Guerra
Alexander Payne por Os Descendentes
Martin Scorsese por Hugo
Woody Allen por Meia-Noite em Paris
Há anos uma lista não apresentava tantos nomes bons na categoria de Melhor Direção. Acredito que David Fincher tenha chances de ser indicado e eu realmente torço por isso. Adoraria vê-lo indicado mais uma vez, mas para a entrada dele um destes nomes deveria sair; o nome mais provável seria o de Spielberg, porém, duvido que a Academia deixe o veterano de fora. Fincher não é muito social, é antipático, não dá tanto valor a prêmios e fora indicado ano passado. Spielberg, por sua vez, tem Hollywood nas mãos e a adorado pelos votantes. Ler os nomes de Scorsese, Allen e Spielberg numa mesma categoria beira o surreal, ver Fincher fazendo companhia a estes monstros seria ainda melhor, mas Hazanavicius e Payne não serão preteridos. O fato de que Spielberg provavelmente será indicado por Lincoln no próximo ano com boas chances de vitória (é cedo, mas alguém duvida?) pode tirar sua vaga aqui.
Melhor Ator
Juan Dujardin por The Artist
George Clooney por Os Descendentes
Brad Pitt por O Homem que Mudou o Jogo
Leonardo DiCaprio por J. Edgar
Michael Fassbender por Shame
Adoraria ver Gary Oldman indicado, mas a categoria está extremamente acirrada este ano. Oldman entraria, provavelmente, na vaga de DiCaprio. Michael Shannon pode surpreender por sua atuação em O Abrigo, fato que, creio, não irá se concretizar.
Melhor Atriz
Glenn Close por Albert Nobbs
Meryl Streep por A Dama de Ferro
Viola Davis por História Cruzadas
Michelle Williams por My Week With Marilyn
Tilda Swinton por Precisamos Falar sobre o Kevin
Rooney Mara, por Os Homens que não Amavam as Mulheres, ainda tem chances, podendo roubar a vaga de Swinton. Ainda assim, acredito que esta categoria se manterá como apontado acima.
Melhor Ator Coadjuvante
Albert Brooks por Drive
Nick Nolte por Guerreiro
Jonah Hill por O Homem que Mudou o Jogo
Kenneth Branagh por My Week With Marilyn
Christopher Plummer por Toda forma de Amor
Viggo Mortensen, que fora indicado ao Globo de Ouro por seu trabalho em Um Método Perigoso, infelizmente, deve ficar de fora. Andy Serkis também seria interessante, mas não deve ser indicado.
Melhor Atriz Coadjuvante
Janet McTeer por Albert Nobbs
Berenice Bejo por The Artist
Jessica Chastain por Histórias Cruzadas
Octavia Spencer por Histórias Cruzadas
Melissa McCarthy por Missão: Madrinha de Casamento
McCarthy é uma excelente atriz. E no superestimado Missão: Madrinha de Casamento ela é o único elemento que funciona. Ainda assim, não merecia uma indicação ao Oscar. Não por um filme tão ruim, ao menos. Shailene Woodley por Os Descendentes pode aparecer na vaga de McTeer, provavelmente.
Melhor Roteiro Original
The Artist
50%
Ganhar ou Ganhar
Jovens Adultos
Meia-Noite em Paris
Se Missão: Madrinha de Casamento for indicado nesta categoria... Já não basta uma nomeação ao WGA, o roteiro clichê e besta desta produção simplesmente não pode receber uma indicação. O pior de tudo é que é bem possível.
Melhor Roteiro Adaptado
Os Descendentes
Histórias Cruzadas
O Homem que Mudou o Jogo
Hugo
Os Homens que não Amavam as Mulheres
O Espião que Sabia Demais pode entrar aqui, na vaga de Os Homens que não Amavam as Mulheres.
Melhor Animação
As Aventuras de Tintim
Gato de Botas
Operação Presente
Rango
Kung Fu Panda 2
Chico e Rita, O Ursinho Pooh, Rio e até mesmo Carros 2 podem aparecer aqui.
Melhor Filme Estrangeiro
In Darkness (Polônia)
Footnote (Israel)
Monsieur Lazhar (Canadá)
A Separação (Irã)
Pina (Alemanha)
Melhor Edição
The Artist
Cavalo de Guerra
Os Descendentes
Os Homens que não Amavam as Mulheres
Hugo
Segui basicamente os indicados do sindicato de editores. Ainda que muitos apontem A Árvore da Vida (que deve ficar de fora devido o número elevado de editores e o fato de que o filme perdeu força no caminho até aqui), O Espião que Sabia Demais e Os Homens que não Amavam as Mulheres. Alguns não acreditam na indicação de Cavalo de Guerra, porém, sua presença no prêmio do sindicato e o apreço da Academia pelo montador contam aqui.
Melhor Fotografia
The Artist
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra
Os Homens que não Amavam as Mulheres
Hugo
O sindicato dos diretores de fotografia deixaram Cavalo de Guerra de lado e apontaram O Espião que Sabia Demais, que tem boas chances de figurar na categoria; porém, acho difícil o habitual parceiro de Spielberg, Janusz Kaminski, ficar de fora.
Melhor Direção de Arte
The Artist
O Espião que Sabia Demais
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Histórias Cruzadas
Hugo
Quase apontei Anônimo aqui, mas o escopo do filme deve impedir que ele chegue até aqui.
Melhor Figurino
The Artist
O Espião que Sabia Demais
Histórias Cruzadas
Hugo
Jane Eyre
Melhor Trilha Sonora
The Artist
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra
Os Homens que não Amavam as Mulheres
Hugo
As Aventuras de Tintim tem chances aqui. Não tenho certeza sobre a indicação a A Árvore da Vida, porém, por se tratar de um compositor prestigiado e por um filme que, ainda que enfraquecido, merece pelo menos o mínimo de atenção.
Melhor Maquiagem
A Dama de Ferro
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Hugo
The Artist e Albert Nobbs ainda estão vivos...
Melhores Efeitos Especiais
A Árvore da Vida
Gigantes de Aço
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Hugo
Planeta dos Macacos - A Origem
Um lado de meu cérebro grita para que aposte na indicação de Transformers, porém, o outro diz para apostar em Gigante de Aço. O critério de desempate? Transformers é péssimo e os robôs chatos e antipáticos; Gigantes de Aço é divertido e os robôs mais simpáticos... A Árvore da Vida tem boas chances aqui por ter um gênio por trás de seus efeitos.
Melhor Mixagem de Som
O Homem que Mudou o Jogo
Hugo
Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas
Planeta dos Macacos - A Origem
Super 8
Melhor Edição de Som
Cavalo de Guerra
Os Homens que não Amavam as Mulheres
Hugo
Planeta dos Macacos - A Origem
Super 8
Transformers pode aparecer em ambas as categorias de som, Harry Potter também. O fato de nenhum dos filmes ter sido indicado pelos respectivos sindicatos vai contra a nomeação ao Oscar.
Obs.: Prefiro não opinar na categoria de Canção Original. Primeiro: ninguém entende os critérios de avaliação da Academia, nem os próprio votantes, creio. Não conheço todos os indicados e mesmo se os conhecesse preferiria não opinar aqui. Assim, está é a única categoria, afora as de Documentário e Curtas, que não apontarei os possíveis indicados.
Matheus Pereira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário