Blogger Templates by Blogcrowds

Apostas para o Globo de Ouro 2012


Cinema

Melhor Filme - Drama


Vence - Os Descendentes
A Associação gosta bastante de Alexander Payne, e a obra é, ao lado de The Artist, a favorita da temporada de premiações.

Pode vencer - Hugo
Hugo ainda nutre certo apreço na temporada, e premiar Scorsese sempre é uma ótima escolha.

Melhor Ator - Drama

Vence - George Clooney por Os Descendentes
Ele não sairá de mãos vazias, e como dificilmente levará como diretor, leva como ator. Ser o franco favorito ajuda.

Pode vencer - Brad Pitt por Moneyball
Pitt teve um ótimo ano. Sua atuação em A Árvore da Vida, ainda que relativamente pequena, foi elogiada, e seu trabalho em Moneyball arranco elogios calorosos da crítica.

Apêndice: Michael Fassbender, por Shame, seria uma boa escolha; o problema é que o filme é pesado demais, e não corresponde aos padrões da Associação. A indicação, infelizmente, parece ser o prêmio máximo.

Melhor Atriz - Drama

Vence - Meryl Streep por A Dama de Ferro
Considero uma categoria difícil. Não temos uma favorita e a temporada de prêmio se mostrou bem diversificada. O fator que desempata aqui é o carinho da Associação pelas indicadas. Streep já levou seis (!) Globos de Ouro, e tem grandes chances de levar mais um. Afinal, quem negaria um prêmio a Meryl Streep, poxa?

Pode vencer - Viola Davis por Histórias Cruzadas
Venceu em algumas premiações e o filme não deve sair com mãos vazias. Aqui está uma categoria onde o drama pode vencer.

Apêndice: A categoria é uma das - se não a - mais acirradas da edição. Glenn Close ainda tem suas chances; Rooney Mara tem atuação elogiada e Tilda Swinton tem, em Precisamos Falar sobre o Kevin, uma atuação magistral. Grandes chances de errar nessa categoria...

Melhor Filme - Coméda ou Musical

Vence - The Artist
The Artist goza da adoração da crítica, e o aval desta deve levar a curiosa comédia-dramática muda e sem cores ao palco como a grande vencedora.

Pode vencer - Meia-Noite em Paris
Woody Allen é Woody Allen, e sua ode à Paris merece reconhecimento. Ainda que o diretor/roteirista não nutra muita simpatia por premiações - o que pesa contra em se tratando de Globo de Ouro -, o filme tem algumas chances.

Apêndice: O superestimado Missão Madrinha de Casamento simplesmente não pode vencer aqui. Não consigo entender tamanha admiração por este filme tão imbecil, tão inócuo e clichê. É incrível a adoração que os críticos e o público nutrem por esta péssima comédia.

Melhor Ator - Comédia ou Musical

Vence - Jean Dujardin por The Artist
O filme é prestigiado, e a atuação de Dujardin já angariou prêmios na temporada, inclusive o de Melhor Ator em Cannes, quando a enxurrada de prêmios ainda não começara. Parece escolha certeira.

Pode vencer - Owen Wilson por Meia-Noite em Paris
Aqui eu simplesmente escolhi o que mais simpatizo, pois o prêmio deve ficar mesmo com Dujardin. De qualquer forma, seria interessante ver Ryan Gosling vencer, já que teve um ano magnífico, com atuações primorosas, porém, sua atuação neste filme e a obra em si não têm força na categoria.

Apêndice: John C. Reilly merecia uma indicação aqui. Já que as duas atrizes de Carnage foram indicadas na categoria principal de Atriz em Comédia ou Musical, Reilley poderia muito bem ter uma vaga. Sua atuação no excelente Carnage é a melhor do quarteto (que ainda conta com Christoph Waltz), e merecia mais reconhecimento que a atuação de Gosling que, como disse anteriormente, teve um ótimo ano, apenas foi indicado pelo filme errado.
Melhor Atriz - Comédia ou Musical

Vence - Michelle Williams por Uma Semana com Marilyn
William vem concebendo atuações maravilhosas a cada projeto, talvez tenha chegado a hora de reconhecer seu trabalho. O fato de que o longa pelo qual concorre ter sido colocado na categoria "Comédia" dá uma pista da "chance" que a Associação quis dar à "ex-Dawson's Creek".

Pode vencer - Charlize Theron por Jovens Adultos
Apenas um nome para não deixar o palpite em branco. O globo dourado deve ser relegado à Williams mesmo.

Apêndice: O que Kristin Wiig faz aqui, alguém pode me explicar? Sua atuação em Missão Madrinha de Casamento só não é tão ruim quanto o roteiro que co-escreveu. Basta assistir a vergonhosa cena que se passa no avião para ter uma ideia. Absurda e exagerada, a atriz, que se mostrava mais eficiente quando não precisava fazer graça, poderia muito bem assistir o evento direto de sua casa...

Melhor Ator Coadjuvante

Vence - Christopher Plummer por Toda forma de Amor
Além de ser uma ótima atuação do veterano, tem-se a chance aqui de premiar a carreira do ator. Depois de vencer prêmios importantes (o Critic's Choice Awards é o mais recente), suas chances de vitória parecem sólidas.

Poder vencer - Albert Brooks por Drive
Drive foi praticamente esquecido pela Associação, e a indicação solo para ator coadjuvante não deve acabar com vitória, de qualquer forma, é o ator com mais cacife e currículo premiado da temporada para desbancar Plummer.

Apêndice: ver Viggo Mortensen vitorioso seria uma grande e ótima surpresa.

Melhor Atriz Coadjuvante
Vence - Octavia Spencer por Histórias Cruzadas
A vitória no Critic's Choice Awards aponta para uma vitória aqui também. Os votantes não são os mesmos, mas a atuação de Spencer e o filme receberam elogios da critica em geral, além de ser o "queridinho" do ano. A mensagem batida por trás da história toda e a superação que permeia cada frame sempre contam.

Pode vencer - Jessica Chastain por Histórias Cruzadas
A adoração que público e crítica demonstraram à chamada "revelação do ano" foi surpreendente, levando a atriz levar até mesmo prêmios especiais em algumas premiações pelo grande ano que apresentou, além, claro, de louros pela atuação coadjuvante na obra em questão.

Melhor Direção

Vence - Michael Hazanavicius por The Artist
O sujeito com nome difícil levou o Critic's e diversos prêmios durante a temporada. Foi indicado ao DGA e é constante em cada lista da crítica especializada. Seu trabalho é, em análise superficial, o que envolveu mais pesquisa e "mão-de-obra" na concepção, afinal, trás cada característica do Cinema de outrora, além de se expressar apenas com imagens e nenhum diálogo. O trabalho prestado para com o Cinema deve ser reconhecido, a não ser que...

Pode vencer - ...a Associação resolva premiar outra homenagem ao Cinema. Sim, falo de Martin Scorsese, por Hugo. O cineasta é adorado pela Associação e Hugo é um filme que merece ser reconhecido (diferente de Os Infiltrados, que só foi reconhecido na temporada de sua época para ajustar erros do passado, e não por merecimento). Scorsese venceu em vários prêmios da crítica, dividindo louros justamente com o... bem, o sujeito com o nome difícil. Um dos dois deve vencer, a não ser que...

Apêndice: ...Alexander Payne, também querido pela Associação, chute a porta e leve o globo para a casa. Tudo pode acontecer e esta é uma das categorias mais incertas.

Melhor Roteiro

Vence - Meia-Noite em Paris
Woody Allen é Woody Allen e, com Meia-Noite em Paris, tem-se a chance verdadeira e justa de premiar o veterano. Allen tem forte concorrência, já que tanto Moneyball quanto Os Descendentes tem grandes chances de levar; porém, o primeiro tem roteiro de Aaron Sorkin, que venceu no ano passado, e o segundo já deve levar prêmios em Melhor Drama e Melhor Ator. Assim, para dividir e ser democrática, a Associação deve relegar o prêmio a Allen.

Pode vencer - Os Descendentes
Ainda que Moneyball esteja forte e tenha chances de levar, os votantes do Globo de Ouro preferem Alexander Payne, e este apreço deve prevalecer.

Apêndice: Categoria fortíssima. The Artist e Tudo pelo Poder possuem grandes roteiros, e completam e excelente lista.

Melhor Trilha Sonora

Vence - Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres
A dupla de A Rede Social deve levar mais uma vez, e uma vitória consecutiva aqui não deve importar...

Pode vencer - W.E.

Melhor Canção

Vence - "Masterpiece" - W.E.

TV

Série Dramática

Vence - Game of Thrones
Boardwalk Empire já venceu, além disso, não teve um grande ano. Sem falar, claro, que Game of Thrones tem o aval de público e crítica. Um sucesso que deve ser reconhecido.

Série Cômica

Vence - Modern Family

Minissérie ou Telefilme

Vence - Downton Abbey

Atriz - Drama

Vence - Julianna Margulies por The Good Wife

Ator - Drama

Vence - Bryan Cranston por Breaking Bad
Está na hora de premiar esse monstro da televisão. Steve Buscemi já levou e não merece esse ano.

Atriz - Comédia

Vence - Amy Poehler por Parks and Recreation

Ator - Comédia

Vence - Alec Baldwin por 30 Rock
Ver Thomas Jane vencer aqui seria bacana. A série foi cancelada recentemente e homenagear o ator e o programa seria uma boa escolha.

Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme

Vence - Maggie Smith por Downton Abbey
Deve ficar entre as veteranas. Se não for Maggie, pode ser Jessica Lange, por American Horror Story...

Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme

Vence - Peter Dinklage por Game of Thrones

Atriz - Minissérie ou Telefilme

Vence - Kate Winslet por Mildred Pierce

Ator - Minissérie ou Telefilme

Vence - Idris Elba por Luther
Realmente não sei quem pode vencer aqui, mas torço por Elba, que tem grande atuação nessa magnífica série britânica.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial