Drama
Série Drama
Boardwalk Empire
Breaking Bad
Downton Abbey
Game of Thrones
Homeland
Mad Men
Quem vence: Breaking Bad. Mad Men sempre é uma ameaça e este ano não é diferente. O quinto ano da série foi forte – talvez melhor que o quarto, vencedor ano passado – e tem inúmeros admiradores na Academia. Além disso, Mad Men sempre é um voto seguro, pois a qualidade da série ao longo dos anos já se mostrou regular e praticamente inabalável. Permanecer no terreno seguro, portanto, parece uma opção e, assim, o programa de Matthew Weiner pode vencer novamente. Este ano parece que não temos um franco favorito, já que praticamente todos os indicados têm suas reais chances de vitória. Homeland é uma série nova, inteligente e corajosa, que tem sido apontada por muitos como a grande favorita. E tem grandes chances de vitória, principalmente após ganhar o prêmio de Melhor Elenco, dentro das categorias técnicas divulgadas nesta última semana. A britânica Downton Abbey também pode “surpreender” e roubar o prêmio, deixando muitos americanos de nariz torcido. A série, vencedora na categoria principal das minisséries ano passado, possui tons clássicos, roteiro denso e afiado, elenco afinado e técnica irrepreensível. É outro voto seguro. A quarta temporada de Breaking Bad, porém, foi a melhor do ano, e já está mais do que na hora de Vince Gilligan subir ao palco e agradecer seu Emmy. Além disso, essa seria, talvez, a última chance de premiar a série, já que dificilmente sairá vencedora em 2013 e 2014 com apenas oito episódios.
Quem deveria vencer: Breaking Bad. Pelo motivo que já explicitei acima: é a melhor série da atualidade, e a quarta temporada é o melhor exemplo para esta afirmação. Além disso, a primeira metade do quinto ano é espetacular; com oito episódios consistentes, Breaking Bad mostrou que a quarta temporada não foi fantástica por sorte e que a qualidade continua alta. Isso pode, sem dúvidas, validar ainda mais os votos e deixar a consciência dos membros da Academia limpa e tranquila.
Quem não merece: Boardwalk Empire. O primeiro ano de Boardwalk Empire é excelente. Com poucos pontos baixos, a temporada de estreia da série mereceu a indicação que levou ano passado. O segundo ano, porém, ficou aquém das expectativas, e aqui parece apenas cumprir tabela. Sem falar que Boss merecia muito mais a vaga...
Ficou de fora e merecia uma vaga: Boss.
Steven Buscemi por Boardwalk Empire – Two Boats and a Lifeguard
Bryan Cranston por Breaking Bad – Crawl Space
Michael C. Hall por Dexter - Nebraska
Hugh Bonneville por Downton Abbey – Christmas
Damian Lewis por Homeland – Marine One
John Hamm por Mad Men – The Other Woman
Quem vence: Bryan Cranston por Breaking Bad. Não me surpreenderia se Damian Lewis vencer, muito menos se John Hamm conseguir o primeiro prêmio. Mas Cranston merece ser imbatível. Sua invencibilidade não pode ser quebrada, principalmente depois de uma temporada tão boa. Além disso, o episódio pelo qual concorre é forte e um dos melhores da temporada; explora muito bem o talento do ator e mostra um Walter White no limite de sua sanidade; Crawl Space é o melhor episódio para mostrar a grande atuação de Cranston.
Quem deveria vencer: Cranston. Sem mais. Kelsey Grammer também, mas sequer foi indicado.
Quem não merece: simpatizo com todos os indicados, e mesmo que muitos digam que Dexter não é mais o mesmo e que C. Hall poderia ficar de fora, gosto muito do ator para tal afirmação. É fato, porém, que Kelsey Grammer merecia e muito uma indicação, e era C. Hall que deveria sair para isso.
Ficou de fora e merecia uma vaga: Kelsey Grammer, com seu magnífico Tom Kane, de Boss.
Melhor Atriz
Glenn Close por Damages – I’ve Done Way Too Much for This Girl
Michelle Dockery por Downton Abbey – Christmas
Julianna Margulies por The Good Wife – Parenting Made Easy
Kathy Bates por Harry’s Law – Onward and Upward
Claire Danes por Homeland – The Vest
Elizabeth Moss por Mad Men – The Other Woman
Quem vence: Claire Danes por Homeland. Homeland é a nova série sensação, crítica e público a idolatram, e Claire Danes é um dos grandes motivos para tal. Parece quase certa sua vitória. E é justo, devo dizer.
Quem deveria vencer: Gosto muito de todas, mas Danes é mesmo a melhor.
Ficou de fora e merecia uma vaga: Emmy Rossum, por Shameless
Ator Coadjuvante
Aaron Paul por Breaking Bad – End Times
Giancarlo Esposito por Breaking Bad – Hermanos
Brendan Coyle por Downton Abbey – Christmas
Jim Carter por Downton Abbey – Episode 2
Peter Dinklage por Game of Thrones – Blackwater
Jared Harris por Mad Men – Commissions and Fees
Quem vence: Giancarlo Esposito por Breaking Bad. Categoria difícil. Talvez a mais incerta de todas. Talvez eu esteja superestimando demais as chances de Breaking Bad, mas é impossível negar que este ano a série vem com tudo, e Gus Fring tem grandes chances de vencer. Trata-se de um ator talentoso, dando vida a um personagem forte em uma ótima série; além disso, é sua última chance de vitória. Aaron Paul, porém, poder ser aquele que levará a estatueta para casa. Não podemos, porém, deixar Peter Dinklage de fora. Ainda que já tenha vencido ano passado e que seu espaço nessa segunda temporada tenha sido menor ou menos impactante, jamais devemos duvidar da força do ator. Jared Harris, ainda que sempre espetacular, não deve passar da indicação.
Quem deveria vencer: Esposito. John Noble também, mas, vejam só, ficou mais uma vez de fora.
Ficou de fora e merecia uma vaga: John Noble, que tem ficado de fora desde sempre.
Anna Gunn por Breaking Bad – Cornered
Joanne Froggatt por Downton Abbey – Christmas
Maggie Smith por Downton Abbey – Episode 1
Archie Panjabi por The Good Wife – The Dream Team
Christine Baranski por The Good Wife – Alienation of Affection
Christina Hendricks por Mad Men – The Other Woman
Quem vence: Maggie Smith por Downton Abbey. Certamente uma das categorias mais difíceis, é arriscado apostar com precisão em apenas um nome. Maggie Smith venceu ano passado como coadjuvante em minisséries, o que pode contar contra – ela já tem um prêmio – ou a favor – foi em outro segmento, e ela merece neste também. Além disso, é uma atriz britânica que não foi à premiação ano passado e provavelmente não irá este ano novamente. Conta contra a veterana o fato de aparecer relativamente pouco perto de outras atrizes mais frequentes em seus respectivos programas. De qualquer modo, Smith rouba a cena cada vez que aparece e se sobressai em um elenco perfeito. A favor da atriz está o seu talento, sua experiência e história e o suposto bom senso dos votantes. Todas as outras concorrentes têm suas chances de vitória. A que desponta mais claramente é Christina Hendricks, que parece a grande favorita. Anna Gunn tem chances, mas o fato de não ser indicada pelas temporadas anteriores pode conta contra. Archie Panjabi é sempre uma boa escolha, e não me surpreenderia caso subisse ao palco para agradecer o prêmio.
Quem deveria vencer: Maggie Smith. Anna Gunn é fantástica, Hendricks e Panjabi também, mas Maggie Smith é Maggie Smith.
Direção
Tim Van Patten por Boardwalk Empire – To The Lost
Vince Gilligan por Breaking Bad – Face Off
Brian Percival por Downton Abbey – Episode 7
Michael Cuesta por Homeland – Piloto
Phil Abraham por Mad Men – The Other Woman
Quem vence: Michael Cuesta por Homeland – Piloto. Ainda que não tenha Homeland entre minhas séries favoritas, é preciso reconhecer o brilhante trabalho de direção e edição do programa, e mesmo que não considere a direção de Michael Cuesta a melhor dentre os indicados, acredito que seja a que tenha mais chances. Se o mundo fosse justo e a qualidade fosse realmente o único ponto a ser observado, Brian Percival seria o vencedor, já que faz um trabalho irrepreensível em Downton Abbey. Outro que merece o reconhecimento é Vince Gilligan pelo fantástico Face Off em Breaking Bad. O prêmio dado a Gilligan, aliás, seria uma forma de premiar todos os diretores do programa, que realizam um brilhante trabalho a cada episódio.
Quem deveria vencer: Brian Percival ou Vince Gilligan. Impossível escolher um só.
Ficou de fora e merecia uma vaga: Gus Van Sant, que fez um notável trabalho no piloto de Boss.
Roteiro
Downton Abbey – Episode 7
Homeland – Piloto
Mad Men – Commissions and Fees
Mad Men – Faw Away Places
Mad Men – The Other Woman
Quem vence: Homeland – Piloto. É quase impossível palpitar com segurança nessa categoria. Ano passado, por exemplo, Friday Night Lights levou a melhor, e ainda que tenha sido muitíssimo merecido, não era a primeira escolha de muitos apostadores. Novamente temos Mad Men dominando a categoria, com três episódios indicados – o que, particularmente, é absurdo, já que muitos roteiros ficam de fora enquanto uma única série ocupa três vagas. Mas duas ou três indicações não apontam para uma possível vitória, e Downton Abbey e Homeland parecem ter mais força do que a queridinha do Emmy. Homeland parece correr na frente por ter um arco complexo e instigante, o que conta com os votantes que acompanharam a série na íntegra, e não apenas o episódio indicado. Downton Abbey tem um texto primoroso, e merece o prêmio tanto ou mais que suas concorrentes.
Quem deveria vencer: Downton Abbey. Boss e Breaking Bad sequer foram indicadas, uma pena.
Ficou de fora e merecia uma vaga: Boss, pelo texto complexo e inteligente que construiu no primeiro ano.
Comédia
The Big Band Theory
Curb Your Enthusiasm
Girls
Modern Family
30 Rock
Veep
Quem vence: Modern Family. A terceira temporada de Modern Family não foi tão boa quanto as outras – na verdade chega a decepcionar se comparada aos dois primeiros anos –, mas não parece que será este ano que sairá da premiação derrotada. Ainda que Girls seja a queridinha de muita gente, a estreante tem que correr muito para tirar alguma coisa de Modern Family. 30 Rock parece página virada e Veep parece cena dos próximos capítulos, uma série que pode crescer e lutar por um Emmy nos próximos anos. Curb Your Enthusiasm parecem apenas completar a lista.
Quem deveria vencer: Louie, mas como essa joia não foi indicada, fico com Modern Family.
Quem não merece: Girls. Muita conversa – dentro e fora da série – pra pouco conteúdo propriamente dito.
Ficou de fora e merecia uma vaga – e uma vitória: Louie. Louis C.K. talvez seja muito para uma premiação como o Emmy.
Jim Parsons por The Big Bang Theory – The Werewolf Transformation
Larry David por Curb Your Enthusiasm – Palestinian Chicken
Don Cheadle por House of Lies – Gods of Dangerous Financial Instruments
Louis C.K. por Louie – Duckling
Alec Baldwin por 30 Rock – Live from Studio 6H
Jon Cryer por Two and a Half Men – Frodo’s Headshots
Quem vence: Louis C.K. por Louie. Já que Louie não foi indicada para Melhor Série Cômica e provavelmente não vencerá como Melhor Roteiro, é sensato pensar que ao menos como ator o talento de C.K. será reconhecido. Jim Parsons pode vencer mais uma vez e nunca – nunca – podemos duvidar do amor da Academia por Alec Baldwin.
Quem deveria vencer: Louis C.K.
Atriz
Lena Dunham por Girls – She Did
Melissa McCarthy por Mike & Molly – The Dress
Zooey Deschanel por New Girls – Bad in Bed
Eddie Falco por Nursie Jack – Disneyland Sucks
Amy Poehler por Parks and Recreation – Win, Lose or Draw
Tina Fey por 30 Rock – The Tuxedo Begins
Julia Louis-Dreyfus por Veep - Tears
Quem vence: Julia Louis-Dreyfus por Veep. Das sete (!) indicadas, Dreyfus é de longe a melhor.
Quem deveria vencer: Louis-Dreyfus. Ou Laura Linney, caso fosse indicada pelo seu belo trabalho em The Big C. A propósito, por que sete atrizes foram indicadas? Se tantos nomes foram citados, seria aceitável encaixar mais um e dar espaço para Laura Linney.
Ator Coadjuvante
Ed O’Neill por Modern Family – Baby on Board
Eric Stonestreet por Modern Family – Treehouse
Jesse Tyler Ferguson por Modern Family – Leap Day
Ty Burrel por Modern Family – Lifetime Supply
Max Greenfield por New Girl – Control
Bill Hader por Saturday Night Live – Host: Katy Perry
Quem vence: Ty Burrel por Modern Family. Modern Family boa ou mediana – nunca ruim – sempre pode contar com Ty Burrel, que arranca gargalhadas no mais simples gesto. Talentoso e engraçado, é o elemento imutável da série, aquele que nunca caiu ou decepcionou, até então. Seus maiores concorrentes são seus colegas de elenco, principalmente Ed O’Neill, que diferente de Eric Stonestreet e Burrel, ainda não tem seu Emmy pela série.
Quem deveria vencer: Ty Burrel é um dos sujeitos mais engraçados da TV.
Mayim Bialik por The Big Bang Theory – The Shiny Trinket Maneuver
Kathryn Joosten por Desperate Housewives – Give me the Blame/Finishing the Hat
Julie Bowen por Modern Family – Go Bullfrogs!
Sofia Vergara por Modern Family – Tableau Vivant
Merritt Wever por Nurse Jackie – One-Armed Jacks
Kristen Wiig por Saturday Night Live – Host: Mick Jagger
Quem vence: Julie Bowen por Modern Family. Difícil palpitar aqui, principalmente por não ter acompanhado o trabalho de três das seis indicadas. Aposto naquela que já venceu, mas ainda assim merece uma estatueta.
Quem deveria vencer: Julie Bowen ou Sofia Vergara, as duas são ótimas.
Direção
Robert B. Weide por Curb Your Enthusiasm
Lena Dunham por Girls – She Did
Louis C.K. por Louie – Duckling
Jason Winer por Modern Family – Virgin Territory
Steven Levitan por Modern Family – Baby on Board
Jake Kasdan por New Girl - Piloto
Quem vence: Robert B. Weide por Curb Your Enthusiasm ou Louis C.K. por Louie. Apostadores indicam uma vitória de Weide, fãs e críticos também apontam Louis C.K. Nada mais do que justo ver C.K. vitorioso, já que o sujeito dirige todos os episódios da série – e dirige bem, diga-se. Além disso, Duckling é um episódio impecável. Lena Dunham pode deixar os marmanjos chupando o dedo e acabar levando o prêmio para casa, já que vários episódios são dirigidos por ela. Além disso, seria uma forma de agradar os responsáveis e fãs da série.
Quem deveria vencer: Louis C.K.
Roteiro
Community – Remedial Chaos Theory
Girls - Piloto
Louie - Pregnant
Parks and Recreation – The Debate
Parks and Recreation – Win, Lose or Draw
Quem vence: Girls. O texto de Girls é o elemento da série mais elogiado pelo público e crítica e é bem provável que vença no próximo domingo.
Quem deveria vencer: Community. Porque Community merece alguma coisa! Além disso, é uma série que se renova a cada episódio e sempre apresenta textos primorosos.
American Horror Story
Game Change
Hatfields & McCoys
Hemingway & Gellhorn
Luther
Sherlock
Quem vence: Game Change. É um bom filme. Política, bom roteiro, direção correta e elenco afiado. É uma escolha segura.
Quem deveria vencer: Luther ou Sherlock. Os britânicos ainda são mestres na arte das minisséries. Se tivesse de votar, votaria em Luther. American Horror Story é excelente, mas a indicação já é suficiente.
Quem não merece: Hemingway & Gellhorn. Problemático, mal executado e insuportavelmente longo, Hemingway & Gellhorn é um engodo que não merecia sequer a indicação.
Ficou de fora e merecia uma vaga: Great Expectations. A minissérie britânica dividida em três episódios é de um primor técnico e narrativo que encanta do início ao fim. Brilhantemente dirigida por Brian Kirk (responsável por episódios de Game of Thrones, Dexter, Boardwalk Empire e Luther), merecia uma vaga.
Woody Harrelson por Game Change
Kevin Costner por Hatfields & McCoys
Bill Paxton por Hatfields & McCoys
Clive Owen por Hemingway & Gellhorn
Idris Elba por Luther
Benedict Cumberbatch por Sherlock
Quem vence: Benedict Cumberbatch por Sherlock – A Scandal in Belgravia.
Quem deveria vencer: Idris Elba por Luther. Ficarei feliz se Benedict vencer – e ele merece – mas Idris Elba encarna John Luther com fibra e intensidade inenarráveis.
Atriz
Connie Britton por American Horror Story
Julianne Moore por Game Change
Nicole Kidman por Hemingway & Gelhorn
Ashley Judd por Missing
Emma Thompson por The Song of Lunch
Quem vence: Julianne Moore por Game Change.
Quem deveria vencer: Julianne Moore.
Quem não merece: Nicole Kidman. A única coisa que funciona em Hemingway & Gellhorn é Clive Owen, pois até mesmo Nicole Kidman está perdida.
Denis O’Hare, American Horror Story
Ed Harris, Game Change
Tom Berenger, Hatfields & McCoys
David Strathairn, Hemingway & Gellhorn
Martin Freeman, Sherlock: A Scandal In Belgravia
Frances Conroy, American Horror Story
Jessica Lange, American Horror Story
Sarah Paulson, Game Change
Mare Winningham, Hatfields & McCoys
Judy Davis, Page Eight
Quem vence: Ed Harris e Jessica Lange, por Game Change e American Horror Story, respectivamente.
Direção
Jay Roach, Game Change
Kevin Reynolds, Hatfields & McCoys
Philip Kaufman, Hemingway & Gellhorn
Sam Miller, Luther
Paul McGuigan, Sherlock: A Scandal In Belgravia
Quem vence: Jay Roach por Game Change.
Quem deveria vencer: Sam Miller por Luther ou Paul McGuigan por Sherlock. Se qualquer um dos dois vencer, será perfeito.
Quem não merece: Philip Kaufman por Hemingway & Gellhorn. Kaufman concebe um trabalho de direção tão problemático, de um mau gosto tão grande, que é difícil acreditar na indicação.
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