Os Melhores do Cinema - 2016
A BruxaCapitão FantásticoCarolA ChegadaCreedO LagostaOs Oito OdiadosO Quarto de JackO RegressoSpotlight
Melhor DireçãoRobert Eggers por A BRUXATodd Haynes por CAROLDenis Villeneuve por A CHEGADALenny Abrahamson por O QUARTO DE JACKAlejandro G. Iñárritu por O REGRESSO
Melhor AtorViggo Mortensen por CAPITÃO FANTÁSTICOColin Farrell por O LAGOSTAJacob Tremblay por O QUARTO DE JACKLeonardo DiCaprio por O REGRESSOMichael Fassbender por STEVE JOBS
Melhor AtrizSônia Braga por AQUARIUSCate Blanchett por CAROLAmy Adams por A CHEGADABrie Larson por O QUARTO DE JACKIsabelle Huppert por ELLE
Melhor Ator CoadjuvanteSylvester Stallone por CREEDSteve Carell por A GRANDE APOSTASamuel L. Jackson por OS OITO ODIADOSRichard Jenkins por RASTRO DE MALDADETom Hardy por O REGRESSO
Melhor Atriz CoadjuvanteRooney Mara por CAROLAlicia Vikander por A GAROTA DINAMARQUESAJennifer Jason Leigh por OS OITO ODIADOSKate Winslet por STEVE JOBSRachel Weisz por O LAGOSTA
Melhor ElencoCapitão FantásticoA Grande ApostaOs Oito OdiadosO RegressoSpotlight
Melhor Roteiro AdaptadoAnimais NoturnosCarolA ChegadaA Grande ApostaO Quarto de Jack
Melhor MontagemAnimais NoturnosA ChegadaA Grande ApostaO Quarto de JackO Regresso
Melhor FotografiaA BruxaCafé SocietyCarolA ChegadaO Regresso
Melhor Trilha SonoraA BruxaCarolA ChegadaOs Oito OdiadosO Regresso
Melhor Direção de ArteAnimais Fantásticos e Onde HabitamCarolA Garota DinamarquesaO Lar das Crianças PeculiaresO Regresso
Melhor FigurinoAnimais Fantásticos e Onde HabitamBrooklynCarolA Garota DinamarquesaO Regresso
Melhores Efeitos VisuaisAnimais Fantásticos e Onde HabitamA ChegadaDoutor EstranhoMogli - O Menino LoboRogue One
Melhor SomA ChegadaMogli - O Menino LoboO RegressoRogue OneStar Trek - Sem Fronteiras
Melhor AnimaçãoAnomalisaKubo e as Cordas MágicasZootopia
O Melhor da TV2016
1º - American Crime Story: The People Vs. O.J. SimpsonO maior elogio que podemos dar a American Crime Story é que seu elenco é o melhor visto em 2016 na TV. É o brilhante grupo de atores, aliado a roteiro afiadíssimo e uma direção inspirada, que garantem The People Vs. O.J. Simpson como o melhor programa do ano. Embora transite, basicamente, entre o julgamento e as casas dos personagens, ACS nunca perde o ritmo. Os roteiristas sabem que a história precisa girar e surpreender sempre que possível, e é notável que eles consigam, tendo em vista que o caso de Simpson foi amplamente divulgado na mídia. Além disso, os diretores envolvidos não tratam o projeto como um drama insípido, e constroem um visual arrojado para o show. A câmera está sempre em movimento, dando um dinamismo pouco visto nesse tipo de drama.
2º - Stranger ThingsStranger Things é nostalgia pura, e embora alguns apontem a simplicidade do roteiro, é inegável que os criadores construiram uma grande mitologia para o programa. Os irmãos Duffer não só criaram uma história envolvente - e que tem a cara dos anos 1980 - como conceberam personagens já inesquecíveis. Eleven e sua turma já entraram para o seleto grupo de personagens marcantes, com aquele jeitinho oitentista e aquela paixão que desperta a criança em qualquer um de nós. E como não gostar de uma série que une Stephen King e Steven Spielberg em seu cerne?
3º - Game of ThronesEmbora reconheça a força e a qualidade de Game of Thrones, a série nunca atingiu o topo de uma lista particular sobre as melhores do ano. Com o espetáculo da Batalha dos Bastardos e revelações que finalmente sacudiram a trama, GOT subiu algumas posições. David Benioff e D.B. Weiss começaram a apontar para um final e decidiram acelerar algumas peças no tabuleiro. Com isso, Thrones fez o que sabe melhor: uniu história arrojada com ação empolgante. Ainda é preciso aparar algumas pontas (sempre há, em todas as temporadas, um ou dois capítulos que derrubam o ritmo na metade do caminho, mas Game of Thrones caminha para marcar de vez a história da TV moderna.
4º - QuarryPara convencer alguém a assistir Quarry, apenas recomendo que assista um vídeo no YouTube: trata-se de uma sequência sem cortes exibida no último episódio. Não há nenhum spoiler importante na cena, então veja sem medo. Está ali, impresso em oito minutos ininterruptos, a força da série, em um momento absurdamente bem dirigido por Greg Yaitanes. Caso a sequência não lhe conquiste, dê uma chance ao elenco, à direção cinematográfica de Yaitanes e ao roteiro cuidadosamente construído em oito capítulos de pura ação, suspense e drama de primeira qualidade.
5º - House of CardsHouse of Cards apresentou a sua melhores temporada deste a estreia. Com Frank e Claire separados, Beau Willimon pode desenvolver a dupla central com cuidado, mostrando as fraquezas do Presidente e a força descomunal da Primeira Dama. Quando se juntam novamente, perto do final, os dois voltam a ser um assombro da natureza, uma mistura que faz qualquer um temer. Eles não se submetem ao horror, eles são e fazem o horror. Embora recicle tramas, HOC segue como uma das mais bem escritas séries da TV.
6º - The Night OfO arco narrativo pelo qual passam os personagens de The Night Of é um dos mais belos que a televisão proporcionou em 2016. Há uma velha máxima dizendo que todo personagem deve sair do ponto A e chegar ao B estando mudado pelas circunstâncias. É claro que alguns gênios conseguem apresentar histórias onde a graça é justamente perceber que os personagens não mudam, mas The Night Of não vai por este caminho. A dupla central, vivida por John Turturro e Riz Ahmed, passam por um caminho de mudança que muitas vezes não é perceptível. É como um romance incrivelmente bem escrito e envolvente.
7º - Black MirrorUsar o futuro para dialogar com o presente é um artifício conhecido na ficção científica. Black Mirror entende isso e aposta algo nas alegorias. O universo de Nosedive, primeiro capítulo da recente temporada, parece se situar anos à frente, mas fala tanto sobre a sociedade atual que chega a assustar. San Junipero talvez seja o que tenha menos crítica social, mas é, por outro lado, um dos mais humanos e sensíveis da série. Shut Up and Dance brinca com nossos nervos e concepções ao fazer com que pensemos no oposto ao que é apresentado. Como um todos, Black Mirror apresente mais um conjunto impecável de histórias assustadoras e atuais.
8º - Masters of SexMasters of Sex foi cancelada. De todos os cancelamentos, este foi o que mais doeu. Isso porque defendo a séries desde a primeira temporada. Foram quatro anos e em todos o programa fez parte de meu TOP 10 anual. Michelle Ashford e seu time de roteiristas sempre tiraram leite de pedra ao contar a história de Bill e Virginia Masters. A história parecia limitadas, mas os roteiros sempre inovaram e trouxeram surpresas ao público. Na quarta temporada não foi diferente. A season derradeira, aliás, foi uma das melhores do programa, trazendo novos personagens interessantes e tramas envolventes. O final, embora abrisse um rumo completamente novo ao show, foi satisfatório. A sensação de tristeza, contudo, é inevitável, pois Masters realmente era uma das melhores coisas na TV.
9º - Penny DreadfulPenny Dreadful deu uma sorte maior que a de Masters of Sex. A série de John Logan foi cancelada antes da aprovação de uma temporada final. Com isso, o roteirista pôde criar um arco final completo, com desfecho decisivo. Ainda assim, a sensação que fica é que muito mais poderia ser explorado. O grupo de caçadores, uma clara Liga Extraordinária, se forma definitivamente no final da temporada, e seria ótimo vê-lo em ação em mais capítulos. De todo modo, o histórico do show é mais do que positivo; Eva Green é impecável e os coadjuvantes não ficam para trás. Uma das melhores representantes do horror na TV.
10º - BillionsBillions vai na esteira de outros programas e filmes recentes, como House of Cards e O Lobo de Wall Street, que apostam na verborragia e na imponência de seus personagens. Damian Lewis e, principalmente, Paul Giamatti estão assombrosos em cena, e é uma pena que o público e a crítica não tenham abraçado a proposta do modo que ela merecia. A temática pode afastar: mercado, dinheiro, negócio, promotoria de justiça... Tudo parece muito distante, mas como toda boa história, Billions aposta na construção de seus personagens. O final, com um ótimo embate entre os protagonistas, abrem interessantes possibilidades para a segunda temporada.
Melhor Filme
Qual vence: O Regresso
Em qualquer
situação O Regresso seria o favorito imbatível
ao prêmio. Como Alejandro G. Iñárritu venceu o Oscar no ano passado, porém, as
chances de O Regresso ser eleito o
melhor filme caíram um pouco. Ainda assim, depois de vitórias importantes no
Bafta e DGA, The Revenant assume
novamente a dianteira. Mas a corrida ainda está aberta, e o épico pode ser
batido por A Grande Aposta ou Spotlight, com ligeira vantagem para o
primeiro, que é favorito ao Oscar de Roteiro Adaptado e pode levar Edição, o
que por si só pavimenta a vitória principal.
Qual merece: O Regresso. Temos grandes filmes este ano (Mad Max: Estrada da Fúria e Spotlight, principalmente), e O Regresso é o melhor entre eles.
Quem vence: George Miller por Mad Max:
Estrada da Fúria.
Alejandro G.
Iñárritu seria o favorito aqui, mas não acredito que a Academia irá premiá-lo
por dois anos consecutivos. Além disso, Goerge Miller fez um excelente trabalho
e merece o prêmio.
Quem merece: George Miller ou Iñárritu.
O trabalho destes dois é tão excepcional que é impossível escolher um só. Como
o mexicano venceu na edição passada, fico com o australiano.
Melhor Ator
Quem vence e quem merece: Leonardo
DiCaprio por O Regresso
Nada a declarar.
É dele e pronto.
Melhor Atriz
Quem vence e quem merece: Brie Larson
por O Quarto de Jack
Nada a declarar.
É dela e pronto.
Melhor Ator Coadjuvante
Quem vence: Sylvester Stallone por
Creed.
Temos grandes
concorrentes na categoria este ano. Stallone, porém, é uma lenda. Sem exageros.
O ator já entrou no imaginário coletivo e depois de um trabalho tão belo como o
de Creed, o Oscar é apenas a cereja
do bolo.
Quem merece: Em outra ocasião, Tom
Hardy. Neste caso, porém, Stallone merece o reconhecimento.
Melhor Atriz Coadjuvante
Quem leva: Alicia Vikander por A Garota
Dinamarquesa.
Vikander não só
é a melhor da categoria como também tem a melhor atuação feminina de 2015. Não
se surpreenda, porém, caso Kate Winslet conquiste seu segundo Oscar.
Quem merece: Vikander. Tanto pelo longa
que representa quanto por Ex Machina. É
uma pena que A Garota Dinamarquesa seja
tão mediano. Mas Vikander é certeira, não se engane.
Quem leva e quem merece: Spotlight
Melhor Roteiro Adaptado
Quem leva e quem merece: A Grande
Aposta
Melhor Fotografia
Quem leva e quem merece: O Regresso.
Emanuel Lubezki
é o melhor no que faz atualmente. O terceiro Oscar consecutivo vem para
reafirmar isso.
Melhor Edição
Quem leva: Mad Max: Estrada da Fúria
Quem merece: A Grande Aposta
É claro que a
edição de Estrada da Fúria é
elogiável e, caso vença, será algo positivo. Ainda assim, a edição de A Grande Aposta é mais uma ferramenta
eficiente utilizada por Adam McKay para contar uma história complicada. É o
trabalho equivalente a Whiplash este
ano.
Melhor Trilha Sonora
Quem leva: Os Oito Odiados
Quem merece: Sicário
Jóhann Jóhannsson
teve o azar de concorrer por Sicário
em um ano destinado à Ennio Morricone. A trilha de Terra de Ninguém é a melhor do ano e até o mestre Morricone deve
concordar com isso.
Melhor Direção de Arte
Quem leva e quem merece: O Regresso.
Melhor Animação
Quem leva e quem merece: Divertida
Mente
Melhor Filme Estrangeiro
Quem leva: O Filho de Saul
Quem merece: Não assisti todos os
indicados.
Melhor Documentário
Quem vence: Amy
Quem merece: O Peso do Silêncio
Amy é o mais fraco dentre os indicados.
É uma pena que obras muito superiores como O
Peso do Silêncio e Cartel Land possam
perder para o documento de Asif Kapadia.
Melhor Figurino
Quem leva e quem merece: Cinderela
Quem leva: Estrada da Fúria
Quem merece: O Regresso
Melhores Efeitos Visuais
Quem leva e quem merece: Estrada da
Fúria
Melhor Edição de Som
Quem leva e quem merece: Estrada da
Fúria
Melhor Mixagem de Som
Quem leva e quem merece: O Regresso
Melhor Canção
Quem leva e quem merece: O Peso do
Silêncio
Melhor Curta de Animação
Quem leva e quem merece: Os Heróis de
Sanjay
Melhor Curta de Documentário
Quem leva: Body Team 12
Melhor Curta
Quem leva: Ave Maria
O Pipoca Net ainda participa do Bolão promovido pelo DVD, Sofá e Pipoca.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar:
Postagens (Atom)