Blogger Templates by Blogcrowds

Observações sobre o Oscar 2013 #02


Spielberg levará seu terceiro Oscar, chegando à marca de William Wyler e Frank Capra?

Se Steven Spielberg vencer o Oscar de Melhor Direção por seu trabalho em Lincoln, será sua terceira estatueta na categoria, chegando à mesma marca de William Wyler e Frank Capra, e ficando atrás apenas de John Ford, vencedor em quatro ocasiões. Uma marca invejável para qualquer cineasta. No atual cenário – e devemos levar em conta que na corrida pelo Oscar tudo pode mudar em apenas um dia – a resposta para a pergunta promulgada acima é fácil e clara: sim, Spielberg será escolhido pela terceira vez como melhor diretor. Sem a concorrência de Ben Affleck, que venceu em todas as grandes premiações, o caminho está livre para o veterano. O único dentre os indicados que merece o prêmio é Michael Haneke, mas é difícil acreditar que a Academia dará um Oscar para o diretor. Russel não tem chances e Zeitlin muito menos. Quem pode surpreender é Ang Lee, mas sua vitória também é improvável. Em uma categoria sem o grande favorito da temporada, resta a Spielberg levar o careca dourado para casa.

Mas tudo isso nos leva a outra questão:

Spielberg merece chegar à marca de Wyler e Capra?

É uma questão de gosto. Muito consideram Spielberg um picareta, um ambicioso diretor que só pensa no dinheiro e na manipulação do público. Outros o enxergam como um artista talentoso que perdeu a mão com o passar dos anos e hoje apela para o sentimentalismo. Outros, também, o consideram como um dos marcos do Cinema, um cineasta importante que já deixou sua marca na história da Sétima Arte. Particularmente Spielberg merece a terceira estatueta. Não sei se agora seria o melhor momento, ou se Lincoln é o melhor filme para lhe garantir tal regalo, mas ele merece um terceiro Oscar. Estamos falando do diretor que levou às telas Tubarão, ET, Indiana Jones, Jurassic Park, entre outros grandes filmes; assim, um terceiro prêmio da Academia é uma homenagem, um ponto que um gênio como Spielberg irremediavelmente chegaria.

Lincoln levará o prêmio de Melhor Filme?

Há alguns dias Lincoln era uma certeza, hoje, perdeu um pouco de seu espaço para Argo. Lincoln é o típico filme acadêmico, feito exatamente aos moldes da Academia. Levou 12 indicações, é dirigido por um grande diretor, tem um elenco estrelado encabeçado por um dos maiores atores da atualidade e conta com um roteiro afiado. Contar a história de uma das figuras histórias mais importantes da história americana é mais um detalhe”. Em termos gerais, Lincoln seria a escolha mais óbvia e segura. É uma obra que, daqui a alguns anos, talvez não seja lembrada como um clássico, mas como uma obra definitiva sobre a figura que retrata. Toda a lógica que permeia estes dias que precedem a cerimônia do Oscar indica a vitória de Lincoln. A fita promete levar os prêmios de Roteiro Adaptado, Ator, Ator Coadjuvante e Direção, categorias que, juntas, geralmente são acompanhadas de Melhor Filme. Se quem leva a categoria de Direção leva, também, a de Filme, Lincoln já está na frente. A categoria de Roteiro é outra que indica a grande vitória da noite. Assim, como dito anteriormente, a lógica indica a vitória da biografia do ex-presidente norte-americano. Mas como as surpresas não podem ser descartadas, Argo, principal concorrente, tem grandes chances de ser escolhido como Melhor Roteiro Adaptado, o que o coloca como outro favorito à melhor produção do ano. É uma corrida apertada, cujo resultado só poderá ser descoberto na noite do dia 24. Encerro, para não deixar a pergunta sem resposta, apostando na vitória de Lincoln. Quem está apostando em bolões deve estar com uma dúvida cruel...

Daniel Day-Lewis merece o terceiro Oscar?

Sem dúvida alguma: SIM, Day-Lewis merece o terceiro Oscar. Não agora, talvez. O ator provavelmente terá outra grande atuação no futuro, será indicado mais vezes e provavelmente vencerá uma quarta estatueta. Quem duvida é louco. O fato, porém, é que Joaquin Phoenix tem a atuação de sua carreira em O Mestre, de Paul Thomas Anderson. Não consigo imaginar uma atuação melhor que a de Phoenix neste último ano, e caso não falasse mais do que devesse ou se escolhesse melhor as palavras para exprimirem seus pensamentos, seria uma grande dor de cabeça para Lewis. Logo, portanto, Day-Lewis merece sim o terceiro Oscar de Melhor Ator, mas em outra ocasião, talvez, e não sobre o grande trabalho de Phoenix.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial