Blogger Templates by Blogcrowds

Observações sobre o Oscar 2013 #01

Observações sobre o Oscar 2013 - #01

Ao longo dos próximos dias o Pipoca Net irá debater algumas questões importantes que circundam a atual corrida pelo Oscar. São indagações recorrentes que o blog tenta concatenar com uma opinião direta e sincera sobre o assunto. 

Argo vai levar o prêmio de Melhor Filme?

Comecemos com uma das principais questões desta temporada. A resposta para tão pergunta ninguém sabe. Se a princípio a dúvida impera, com o passar do tempo e com os pensamentos no lugar – deixando de lado a euforia que todos resolveram abraçar depois das vitórias do SAG, Globo de Ouro, Critics’ Choice e BAFTA – podemos chegar perto de um consenso. O ponto que sempre chego ao pensar sobre a vitória do longa de Ben Affleck no Oscar é um sonoro não, o filme não irá ganhar. É fato – e isso ninguém pode negar – que a fita tem muitas chances de vitória, já que levou os principais prêmios da temporada para casa, mas devemos analisar que, caso vença, Argo quebrará não só um, mas dois paradigmas da Academia. O primeiro, e mais óbvio, é o de que um longa cujo diretor não foi indicado à categoria de Melhor Direção não leve o prêmio na categoria principal. O ponto, porém, é que isso já aconteceu, há muito tempo, mas já. Conduzindo Miss Daisy em 1990 venceu Melhor Filme sem ter seu diretor indicado. É claro que, se aconteceu uma vez, pode acontecer de novo, mas devemos atentar para o fato de que aquele foi um ano e este é outro. Em 1990 Nascido em Quatro de Julho era o favorito, mas não levou talvez pelo fato de que Oliver Stone já tivesse vencido anos antes por Platoon. Cada temporada teve suas características e seus próprios fatores determinantes. Podemos encarar Spielberg, que já levou um prêmio de Melhor Filme e dois de Direção, como o Stone deste ano, e que premiá-lo novamente pode ser exagero, principalmente pelo fato de que Spielberg pode, e deve, ser indicado mais vezes no futuro e por filmes melhores. Neste sentido, Argo até pode se beneficiar, mas não garante o Oscar.

Mas o fator que poucos parecem perceber é que raramente – quase nunca – um filme ganha apenas o prêmio de Melhor Filme ou então o de Melhor Filme e mais prêmio um técnico, que é o mais provável no caso de Argo. Melodia na Broadway, O Grande Motim e Grande Hotel foram os únicos na história a vencer apenas na categoria principal, mas isso foi em outra época, em uma Academia sem manias e padrões. Nas últimas décadas o grande campeão do Oscar leva quatro prêmios ou mais. Em raros casos o vencedor de Melhor Filme levou apenas três estatuetas: o último foi Crash, em 2006 (Melhor Filme, Roteiro Original e Montagem) e antes dele Rocky – Um Lutador, em 1977 (Melhor Filme, Direção e Montagem). Percebam, também, que ambos os casos são atípicos e até hoje geram discussões e indignações. Rocky inexplicavelmente venceu de Taxi Driver, de Scorsese, Rede de Intrigas, de Lumet e Todos os Homens do Presidente, de Pakula; enquanto Crash venceu o favorito Brokeback Mountain. Assim, é difícil acreditar na vitória de Argo com tanta certeza como alguns o fazem.

Argo foi indicado em sete categorias. Tem boas chances em apenas duas: Filme e Edição e, mesmo assim, há grandes favoritos em ambas. Analisemos uma por uma:

Em Melhor Filme Argo enfrenta Lincoln, de Steven Spielberg, que promete levar os prêmios de Roteiro Adaptado, Ator e Direção.

Em Ator Coadjuvante, Alan Arkin é o que tem menos chances de vitória na categoria.

Em Roteiro Adaptado deve superar o grande favorito Tony Kushner, de Lincoln. Kushner levou praticamente todos os prêmios da categoria, incluindo o Critics’ Choice. Chris Terrio, de Argo, pode surpreender, mas tal vitória seria conquistada de “brinde”, já que o votante que escolher Argo como Melhor Filme se sentirá praticamente obrigado a escolhê-lo como o melhor em outra categoria importante que, neste caso, é Roteiro Adaptado.

Em Edição, Argo tem mais chances, mas deve enfrentar A Hora Mais Escura que, curiosamente, tem o mesmo montador.

Em Trilha Sonora Argo enfrenta os poderosos Lincoln e As Aventuras de Pi. Não deve vencer aqui.

Em Mixagem e Edição de Som, o longa de Affleck tem grandes concorrentes e também não deve ganhar.

Assim, Argo tem chances em Filme e Edição, podendo surpreender em Roteiro Adaptado. Logo, portanto: se na noite do dia 24 de fevereiro, data da entrega dos Oscar, Argo for anunciado como vencedor em Roteiro e Edição, você pode esperar que vença também na categoria principal. Neste caso, terá duas importantes vitórias segurando a estatueta principal, totalizando três prêmios, e entrando na lista dos grandes campeões com apenas três carecas dourados. Mas atente: caso vença apenas em Edição e Kushner seja anunciado o melhor roteirista do ano, fique em dúvida até o final da cerimônia, pois isso significa que Lincoln segue forte na corrida.

Esta está sendo uma das mais interessantes corridas pelo Oscar dos últimos tempos. Se em anos anteriores tivemos favoritos declarados vários dias antes da premiação, desta vez temos uma lista de nove títulos, onde dois têm grandes chances de vitória e tudo pode acontecer.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial