Blogger Templates by Blogcrowds

Blog de Ouro 2013 - Meus votos e os Finalistas


Em uma lista de personalidade, o Blog de Ouro revela a identidade de muitos blogueiros cinéfilos. São amantes da Sétima Arte que levam em conta apenas a qualidade e seu amor pelos filmes. Nada de indicações compradas, regras bestas ou manias crônicas (alô, Academia!). O que conta aqui é a qualidade e o gosto sincero dos votantes. É claro que, como em todas as listas, muita coisa desagrada e muita coisa surpreende. É uma seleção coerente sem favoritos aparentes, o que dá mais graça à diversão. O Artista é o campeão em indicações e concorre em 9 categorias no total, incluindo Melhor Filme, Direção e Ator. Drive, A Separação e Holy Motors obtiveram 7 indicaões. Argo fechou com 5. Enfim, parabéns ao Vinícius Pereira pelo trabalho e a toda a Sociedade!

Melhor Filme


  

Argo
Os Descendentes O Artista
O Hobbit - Uma Jornada Inesperada Drive
Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres Holy Motors
A Separação

Em uma lista que representa com fidelidade o gosto da maioria dos cinéfilos (Drive e A Separação eram frequentes nas listas pessoais de cada blogueiro), prevaleceram filmes "menores". Três ou quatro dentre os indicados podem ser chamados de cult, não há a presença de nenhum blockbuster ou alguma grande produção (o que mais se aproxima desta característica é Argo). É uma lista até certo ponto óbvia. Holy Motors, obra extremamente superestimada, já era esperada. Uma pena, já que Millennium, Os Descendentes, As Aventuras de Hugo Cabret, Moonrise Kindom e As Aventuras de Pi, só para citar alguns exemplos, são muito melhores que a criação de Leos Carax. Mas gosto não se discute. Muito consideram o filme uma obra-prima e respeito tais opiniões. Tirando esse elemento, é uma seleção invejável. Não indiquei O Artista pois sabia que este seria finalista, que outros o escolheriam, assim, decidi dar um voto a outro filme, para que também tivesse chance. Drive é uma fita que admiro muito, e sua presença me agrada. Este ano consegui emplacar apenas dois filmes. No ano passado, três dos meus escolhidos se converteram em finalistas.

Melhor Direção

Ben Affleck por Argo
Ang Lee por As Aventuras de Pi Michel Hazanavicius por O Artista
Peter Jackson por O Hobbit - Uma Jornada Inesperada Nicolas Winding Refn por Drive
David Fincher por Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres Leos Carax por Holy Motors
Wes Anderson por Moonrise Kingdom Asghar Farhadi por A Separação

A princípio achei uma seleção decepcionante, mas depois enxerguei suas qualidades. As ausências de David Fincher e Wes Anderson surpreendem, já que Millennium figurou em várias categorias importantes, e depois de ser indicado por Zodíaco e A Rede Social e perder ambas as vezes, achei que seria a hora da SBBC voltar atrás e reconhecer o trabalho do diretor. Já Anderson tem um dos trabalhos mais sólidos de direção e seu filme foi tão bem recebido que sua nomeação parecia clara. Hazanavicius e Refn mereceram a vaga (o primeiro quase entrou na minha lista), Farhadi parece ter entrado por ter comandado o Melhor Filme do ano e não pela direção propriamente dita. Já Leos Carax está aqui por um motivo que não sei explicar.
Este ano, apenas um nome que indiquei se tornou finalista. Ano passado, o Pipoca de Ouro, seleção do Pipoca Net, acertou todos os cinco indicados na categoria.

Melhor Ator

Michael Shannon por O Abrigo
Jean Dujardin por O Artista
George Clooney por Os Descendentes Ryan Gosling por Drive
Gary Oldman por O Espião que Sabia Demais Denis Lavant por Holy Motors
Michael Fassbender por Shame  

Uma das melhores categorias é também uma das mais decepcionantes. Gostei de ver Shannon como um dos finalistas, e Dujardin e Fassbender já eram esperados, mas a ausência de Gary Oldman é inexplicável. Antes da revelação dos indicados, acreditava que o ator seria um dos favoritos ao Blog de Ouro. O resultado: Ryan Gosling foi nomeado mais uma vez (por um filme excelente, mas por uma atuação "normal") e Oldman ficou de fora. Tirando isso, é uma ótima seleção. Três acertos em cinco.

Melhor Atriz

Meryl Streep por A Dama de Ferro
Viola Davis por Histórias Cruzadas Camila Pitanga por Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios
Rooney Mara por Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres
Tilda Swinton por Precisamos Falar sobre o Kevin
Michelle Williams por Sete Dias com Marilyn Naomi Watts por O Impossível

É o segundo ano consecutivo em que a SBBC esnoba Michelle Williams. Em 2012 a atriz ficou de fora por sua grande atuação em Namorados para Sempre, este ano a injustiça se repete e seu lindo trabalho em Sete Dias com Marilyn não é finalista. Em seu lugar foi indicada Naomi Watts, uma excelente atriz em um excelente filme. O ponto é: Watts é realmente a protagonista da obra? Será que sua atuação, que se resume em ficar boa parte do tempo em uma cama, supera toda a composição de Williams? Isso também se aplica ao Oscar, que nomeou a atriz na categoria principal. Não posso comentar sobre a indicação de Pitanga pois não assisti o filme pelo qual concorre, mas acredito que seja justo, já que sua atuação foi visivelmente elogiada pelos membros da Sociedade.

Uma ótima lista, apesar da falta de Williams. Acertei 3 nomes, a mesma quantidade da edição passada.

Melhor Ator Coadjuvante

Javier Bardem por 007 - Operação Skyfall
Alan Arkin por Argo Albert Brooks por Drive
Nick Nolte por Guerreiro
Ben Kingsley por A Invenção de Hugo Cabret Shahab Hosseini por A Separação
Kenneth Branagh por Sete Dias com Marilyn Ezra Miller por As Vantagens de ser Invisível

Bons nomes faltaram, mas outros ótimos tiveram espaço, fazendo desta uma boa categoria. As ausências de Ben Kingsley e Kenneth Branagh (escolhido o melhor ator coadjuvante no Pipoca de Ouro) são sentidas, mas as presenças de Hosseini e Miller compensam. A atuação de Brooks em Drive me agrada, mas me parece um trabalho muito rápido, simples, com pouco tempo em tela se comparado a outras atuações.

Foram dois acertos em cinco. Ano passado, 4 dos 5 nomes que indiquei foram finalistas.

Melhor Atriz Coadjuvante

Jessica Chastain por O Abrigo
Janet McTeer por Albert Nobbs Octavia Spencer por Histórias Cruzadas
Bérénice Bejo por O Artista
Shailene Woodley por Os Descendentes Sareh Bayat por A Separação
Maggie Smith por O Exótico Hotel Marigold Carey Mulligan por Shame

A presença de Octavia Spencer na categoria é simplesmente inexplicável. Tudo bem, era uma categoria difícil, sem muitos nomes disponíveis, mas daí indicar Spencer... Ao menos Chastain marca presença. Mesmo que Mulligan não tenha sido uma das atrizes que indiquei, gostei muito de vê-la entre as cinco finalistas.

É realmente uma categoria difícil, uma das que mais podem surpreender. Este ano foram dois nomes convertidos em indicações, em 2012 apenas um.

Melhor Elenco

Argo
O Artista Deus da Carnificina
O Espião que sabia Demais
Moonrise Kingdom
A Separação

Ainda que goste muito de Deus da Carnificina e ache os quatro atores fantásticos em seus papéis, é um elenco pequeno perto, por exemplo, de O Artista. Não que quantidade supere qualidade, longe disso! O fato é que um elenco maior necessita de um trabalho de elenco maior, uma direção de atores mais cuidadosa e mais atores talentosos para desempenhar cada papel, por exemplo. Nesse sentido, As Vantagens de ser Invisível era outra possibilidade.

Foi uma das melhores categorias: 4 nomes se converteram em nomeações.

Millennium: (Infelizmente) De fora da categoria principal.
Melhor Roteiro Original

O Artista
Looper
Moonrise Kingdom
A Outra Terra Holy Motors
A Separação

Melhor Roteiro Adaptado

Argo
Os Descendentes Drive
O Espião que sabia Demais
O Homem que Mudou o Jogo As Vantagens de ser Invisível
Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres

2 comentários:

Opa legal essa premiação hein! E por falar em prêmios...

O Bolão do Oscar 2013 já está no ar, e claro, você está convidado!
(http://dvdsofaepipoca.blogspot.com.br/2013/02/bolao-do-oscar-2013.html)

Bons palpites!
As blogueiras do sofá (DVD, Sofá e Pipoca)

6 de fevereiro de 2013 às 10:00  

eu axo sim ?eh a segunda ves que nace um instagram no pipocanet. parabens mateus! abrazos

23 de fevereiro de 2013 às 00:35  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial