Blogger Templates by Blogcrowds

Especial Oscar 2013 #07 - As Melhores Atrizes

Jessica Chastain foi um dos maiores estouros do Cinema dos últimos anos. Poucas vezes se viu uma atriz ficar em evidência tão rápido e forte como ela. É curioso, portanto, que sua maior concorrente, Jennifer Lawrence, também seja uma das surpresas mais notáveis da atualidade. Chastain tem em A Hora mais Escura um papel forte, difícil, e pode se beneficiar por representar um filme dramático, com relevância política e ter mais idade que Lawrence. A simpatia da atriz e a promessa de que sua carreira pode seguir um ótimo caminho (diferente de Halle Berry que venceu um Oscar e perdeu o controle da carreira) contam a favor. Há, porém, o fato de que a atriz pode vencer mais Oscar no futuro, e premiá-la agora pode ser muito cedo.

Jennifer Lawrence já tem uma indicação ao Oscar pelo ótimo Inverno da Alma. O Lado Bom da Vida pode lhe garantir sua segunda indicação em praticamente dois anos. Nada mal para a jovem atriz que nasceu em 1990. A vitória é incerta – é muito jovem para o prêmio –, mas a indicação é inquestionável. A briga deste ano não será tão forte quanto a do ano passado, onde Meryl Streep e Viola Davis disputaram o prêmio, mas será interessante acompanhar Chastain versus Lawrence.

Se Marion Cotillard não tivesse um Oscar por Piaf, provavelmente seria a favorita ao prêmio este ano por Ferrugem e Osso. A francesa de 37 anos não está totalmente fora da disputa pela estatueta, mas parece que a indicação será suficiente. Ferrugem e Osso não foi um grande sucesso entre os críticos e é conhecido pelo grande público graças à presença da atriz. Este fato, que mostra Cotillard sendo maior que o próprio filme, ajuda.

Naomi Watts faz um ótimo trabalho em O Impossível (um dos melhores filmes do ano passado), mas talvez seja pouco para uma indicação ao Oscar. Não que sua atuação seja fraca, longe disso; o fato é que Watts aparece relativamente pouco em cena para concorrer por um Oscar na categoria principal. Ewan McGregor e Tom Holland, por exemplo, aparecem tanto ou mais que a atriz. Mas como a discussão aqui não tem o tempo em tela como foco, resta palpitar acerca das chances de indicação, e isso Watts tem de sobra.

Emmanuelle Riva e Amour podem surpreender no Oscar. O filme de Michael Haneke pode figurar nas categorias de Direção, Roteiro Original e, claro, atriz (além da óbvia indicação para Filme Estrangeiro). Riva tem chances e merece. Vencedora de prêmios da crítica, a atriz pode ser agraciada com uma indicação por seu tocante papel em Amour. O filme de Haneke, é bem verdade, não facilita para o público. É um filme difícil, realista e sincero. Toda essa crueza e sinceridade podem afastar os votantes, que podem preferir Helen Mirren e seu filme mais acadêmico.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial