Blogger Templates by Blogcrowds

Preview 2012 - Os 15 Filmes mais Aguardados

Preview 2012
Os 15 Filmes mais Aguardados

Dando início aos "serviços" de 2012, começo o ano aqui no Pipoca Net com os filmes que espero com mais euforia, os mais aguardados. Ainda que todos já saibam, gosto de repetir: trata-se de uma lista pessoal, com os filmes que mais quero assistir, assim, não estranhe se um grande filme para você não é um grande filme para mim. Este é um Preview daquelas obras que considero as mais empolgantes, e não um Preview geral de todos os lançamentos deste ano que se inicia.


1 - O Hobbit

Com Guillermo Del Toro na direção O Hobbit já prometia, mas com Peter Jackson no comando a coisa muda de figura. Nada como o pai de Senhor dos Anéis no cinema para dar vida, novamente, aos seres fantásticos da Terra Média. O trailer empolgou, e até dezembro dá para decorar o nome de todos os anões...





2 - Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Vejo Batman - O Caveleiro das Trevas Ressurge no topo de várias listas como o mais aguardado do ano. Entendo, mas o morcego tem que tomar umas vitaminas para chegar ao patamar de O Senhor dos Anéis. A trilogia do anel é uma garantia maior e melhor para O Hobbit do que os dois - fabulosos - filmes de Christopher Nolan para este último exemplar da história do heroi. O trailer é excelente, e Nolan promete encerrar a franquia de maneira épica e irretocável.


3 - Gravity

Alfonso Cuarón lançou, em 2006, a ficção que considero, com o perdão do possível exagero, uma obra-prima: Filhos da Esperança. Diretor de talento inestimável, de total domínio da técnica cinematográfica (vide as longas tomadas de Filhos da Esperança e o fantástico E Tua Mãe Também), não surpreende a premissa de Gravity. Estrelado por George Clooney e Sandra Bullock, o filme, já rodado e atualmente em pós-produção, conta a história de duas pessoas perdidas, literalmente, no espaço. Soltas na imensidão espacial, presas uma a outra por uma corda/cabo. Guillermo Del Toro, amigo de Cuarón, já prometeu uma revolução no gênero. Há como não salivar por algo assim?

4 - O Espião que Sabia Demais

O trailer mostra um filme extremamente elegante e bem dirigido. Thomas Alfredson estreia na língua inglesa com um suspense baseado no livro de John le Carré, estrelado por Gary Oldman e coadjuvado por Colin Firth. Nada mal, não é? O estilo, a direção de arte e a fotografia prometem um show à parte. O roteiro e direção já são, praticamente garantidos, tal qual a elogiada atuação de Oldman.


5 - Prometheus

Com direito a pré-trailer, fragmentos prévios soltos e sem sentido da prévia, Prometheus mostrou, de início uma campanha de divulgação estranha. Havia mesmo necessidade de fazer o trailer do trailer? Ainda mais de um trailer que nem dois minutos possui! É empolgante? Com certeza; a curiosidade, aliás, acentua-se com a prévia lançada no fim do ano passado, mas o marketing pode melhor, para aguçar ainda mais a vontade de conferir a nova empreitada espacial de Ridley Scott, retornando ao universo cultuado de Alien.

6 - John Carter

John Carter está cheirando a fracasso. Pena. O material parece realmente interessante. Dirigido por Andrew Stanton, na sua estreia em live-action, a ficção abraça o CGI sem dó, e toda a fantasia no estilo Avatar pode já ter cansado. Culpa desse fracasso premeditado se dá pela péssima campanha, ao menos fora dos EUA. Poucos trailers, pouca divulgação. Pode ser uma jogada arriscada do estúdio, que possivelmente quer esconder o produto. De qualquer forma, todo o segredo tem prejudicado o filme, que parece ser bem divertido.

7 - 360

Fernando Meirelles, o orgulho brasileiro, volta à direção com 360, drama estrelado, entre outros, por Jude Law e Anthony Hopkins, que conta diversas histórias sobre as várias formas de amor e seus afluentes ao redor do mundo. As críticas lançadas não foram tão amistosas como se gostaria, e o filme foi empurrado para o fim do primeiro trimestre de 2012. Eu confio no cara que concebeu "apenas" Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e o subestimado Ensaio sobre a Cegueira.

8 - Os Descendentes

Alexander Payne é queridinho da crítica. Também pudera. É a mente dele por trás de Eleição, As Confissões de Shimidt e o meu favorito Sideways. Os Descendentes, estrelado por George Clooney, parece beber na mesma fonte de Sideways, e o característico humor negro do roteirista/cineasta parece impregnado em cada frame. A obra tem se mostrado forte na atual temporada de premiações, principalmente, como já esperado, seu roteiro, adaptado de um livro que parece, assim como aquele que deu origem ao longa com Paul Giamatti, escrito para Payne adaptar.

9 - Hugo

Todos sabemos que Martin Scorsese é o cineasta mais cinéfilo de Hollywood. Sua preocupação com os grandes clássicos perdidos - ou que estão se perdendo - da Sétima Arte e com o futuro do Cinema são notáveis, e sua homenagem à sua paixão não é menos que "imperdível". É bem verdade que os primeiros vídeos de A Invenção de Hugo Cabret não empolgaram, e tom infantil parecia um pouco exagerado. Muito já desconsideravam a participação da fita na temporada de prêmios. O fato é que duvidamos do mestre, e o tapa de luva de pelica veio naquele que parece ser o mais belo filme de 2012.

10 - Dark Shadows

Tim Burton no universo que parece ter sido criado para ele dirigir não pode ficar de fora. Retomando sua irmandade - pareceria? É pouco! - com Johnny Depp, o cineasta parece tentar fugir daquela feia imagem de "diretor de estúdio"- vide Alice, dos Estúdios Disney - e mostra que quer voltar ao coração dos fãs como o louco e original criador de Edward Mãos de Tesoura e Peixe Grande. O visual, ao menos, como bem se sabe, é garantido.

11 - O Corvo

Pode espantar a colocação de O Corvo por aqui; o fato é que James McTeigue desperta curiosidade e John Cusack, querendo fazer as pazes com o público, na pele de Edgar Allan Poe já é motivo suficiente para me levar ao cinema. A trama não é o que se pode chamar de original, mas a abordagem, na mesma onda de Sherlock Holmes - um pouco mais contida -, parece ótima. McTeigue tem um apuro estético notável e o clima de época ajuda muito nessa hora.

12 - Os Vingadores

O enorme quebra-cabeça da Marvel se forma com Os Vingadores. A reunião de herois não parece muito democrática (todos nós sabemos que Downey Jr. vai roubar os minutos que estiver em cena; Jeremy Renner, coitado...), mas a diversão parece garantida. Torçamos que este exemplar saia do lugar comum que Thor e Capitão América estacionaram, e alce voos mais altos.

13 - Frankenweenie

Tim Burton - olha ele novamente! - revisitando seu clássico curta metragem, numa animação em stop-motion e em preto e branco. São motivos mais do que suficientes para esta obra ser aguardada. Além do mais, tem grandes chances de ser a animação do ano.

14 - Um Método Perigoso

David Cronenberg retoma a parceria com Viggo Mortensen - um dos melhores atores da atualidade - e trás Michael Fassbender - uma das melhores revelações dos últimos anos - em mais uma atuação elogiada. O fato de o talentosíssimo diretor unir forças com esses grandes atores para contar uma história envolvendo Freud e Jung é algo que faz qualquer cinéfilo aguradar ansioso por sua estreia.

15 - Shame

O polêmico Shame quase que fica sem distribuição no Brasil, mas, pelo visto, as coisas andam se ajeitando. Michael Fassbender parece ter a atuação do ano e o trailer prometeu isso. A direção também chamou atenção na prévia e o roteiro parece bem corajoso. Deverá ser difícil assistir a obra com facilidade nos cinemas, visto sua temática e sua abordagem. Resta, como nós, amantes do Cinema, sempre fazemos, irmos atrás e fazermos mágica para que possamos assistir essa intrigante fita.

***

2012 promete ser um ótimo ano. Tanto para os "grandes" quanto para os "pequenos" filmes. O leitor deve ter estranhado a falta de filmes como Django Unchained, de Quentin Tarantino. O fato é que o faroeste do cineasta deve chegar aqui, em terras brasileiras, apenas em 2013, visto que sua estreia nos Estados Unidos acontece em 25 de dezembro. Basta relembrar todos os filmes do diretor e ver que nenhum chega aqui no Brasil num curto espaço de tempo com sua estreia original, um atraso aqui, enfim, é quase certo. O mesmo ocorre com Lincoln, de Steven Spielberg. A cinebiografia do ex-presidente americano seria o meu segundo filme mais esperado, atrás apenas de O Hobbit, mas a obra deve chegar por aqui só em 2013, já que chega nas telas americanas em dezembro, perto da temporada de premiações do ano que vem. Situação idêntica ocorre com World War Z, que não deve dar as caras por aqui ainda este ano. Filmes como Cosmopolis, de David Cronenberg, e Cloud Atlas, dos Irmãos Wachowski, que sequer possuem datas de estreia definidas, não entraram na lista. Filmes como Skyfall, o novo 007 sob o comando de Sam Mendes, O Espetacular Homem-Aranha, Mib - Homens de Preto 3, Valente e Jack - O Matador de Gigantes, não entraram na lista por não despertar tanta curiosidade, ainda que sejam aguardados.

Obras já assistidas também não entraram: Drive (5 estrelas), Carnage (4 estrelas), Precisamos falar sobre o Kevin (4 estrelas) e Moneyball - O Homem que Mudou o Jogo (5 estrelas). Outras fitas nem precisavam existir; entre elas: Os Mercenários 2 (o primeiro é péssimo, o segundo deve ser pior...), Amanhecer - Parte 2 (...) e G.I. Joe 2 - Retaliação (o primeiro é uma afronta ao bom senso, e ainda que este prometa coisas novas, não convence).

Enfim, esta foi minha pequena lista. Torçamos que não nos decepcionemos e que 2012 seja um ano repleto de filmes excelentes e inesquecíveis.

Grande abraço e feliz 2012!

Matheus Pereira

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial