Blogger Templates by Blogcrowds

Especial - Zack Snyder

Especial Zack Snyder


Zack Snyder foi proclamado "visionário" com apenas dois filmes no currículo. Marketing, sem dúvidas. Snyder foi assim chamado porque poucos haviam explorado o visual de seus materiais tão bem. O cineasta, como poucos, conseguiu tornar seu filme bem melhor graças ao visual arrebatador (estou falando de "300", é claro), e se não fossem as belas imagens e as sequências inventivas, "300" talvez não fosse metade do que foi. É divertido, mas nenhum exemplo de como se construir uma narrativa. Snyder pode ser considerado, também, o cineasta que levou menos tempo para se tornar um ícone pop dos bastidores do cinema e para ser adorado pelos nerds do mundo todo. E repito, bastaram apenas dois filmes para isso. Depois do filme sobre os guerreiros espartanos, seu nome estampou os cartazes de outra obra ousada: "Watchmen". A "bíblia" das HQs foi levada para as telas com o mesmo invencionismo e viagens surreais do diretor. Antes de o filme ser lançado, a Warner - estúdio responsável pela fita - já havia gritado aos quatro cantos do mundo, através de trailers e qualquer tipo de propaganda, que Snyder era um visionário. O adjetivo, - exagerado, é claro - que já estava quase nascendo no consciente coletivo dos cinéfilos mais apressados, pegou fácil. Os mais exigentes e aqueles que têm mais "afinidade" com o Cinema, sabem que tudo isso é puro negócio, tudo um exagero. Mas como a maioria idolatra as coisas e pessoas facilmente, o título de "visionário" pegou, e Zack, é claro, adorou a ideia. E ele se acha o visionário que disseram por aí.

Snyder é um excelente diretor, sem dúvidas. Por mais que tenha detratores, digo, sem medo, que o cineasta sabe o que faz. Exagera em alguns pontos? Sem dúvida; mas carrega e posiciona sua câmera com inteligência e sabe o que fica bem ou não na tela do cinema, da TV ou até mesmo de um computador ou celular. Snyder entende de imagens, de belas cenas, de visual. Quando bem amparado, Zack sabe carregar uma história. Seu primeiro filme, por exemplo, "Madrugada dos Mortos", tem um bom roteiro, e o diretor soube transpô-lo para as telas com cuidado. Carregou a trama com precisão e não se perdeu.

Zack Snyder é, pra mim, aquele típico diretor que segura um filme desde que seu nome é anunciado como o responsável por tudo. Fico tranquilo quando sei que um projeto será dele. Fiquei muito feliz ao saber que o próximo "Superman" está em suas mãos. Confio no cineasta. Seus filmes são belos e os roteiros são, em geral, satisfatórios. Basicamente, seus personagens têm bom desenvolvimento e nenhum de seus filmes tem buracos enormes na trama. Ainda que, ás vezes, as imagens quase sobreponham a história, Snyder consegue equilibrar tudo muito bem. Mas isso não faz dele um visionário.

Com 45 anos e jeito de garotão, Zack Snyder está com todo o fôlego. Ano passado lançou a animação "A Lenda dos Guardiões", na última sexta feira "Sucker Punch - Mundo Surreal" chegou aos cinemas e se prepara para dirigir o novo "Superman". Nos próximos dias, falarei um pouco sobre cada um dos filmes do diretor, encerrando, claro, com a crítica de seu último filme.

Matheus Pereira

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial