Blogger Templates by Blogcrowds

Oscar 2011 - Quem deve vencer?

Depois de uns dias de férias da blogosfera, o Pipoca Net está de volta, e o assunto que marca o retorno não poderia ser outro: Oscar. Com a maior festa do cinema se aproximando, é impossível não falar dela. Depois de palpitar acerca dos indicados, é chegada a hora de fazer as apostas: quem deve levar a melhor na noite mais badalada da indústria cinematográfica. Essa é uma pergunta que dá gosto de tentar responder. Os palpites você confere a seguir:

Melhor Filme

-Ganha: “A Rede Social”

Ainda que “O Discurso do Rei” tenha ganhado o PGA e se firmado como o maior concorrente de “A Rede Social”, a obra de David Fincher venceu muito mais prêmios ao redor do globo e já era tida como a favorita há bastante tempo; sem falar que é muito mais importante para o cinema e para as pessoas do que o filme de Tom Hooper. Seria estranho ver qualquer outro filme roubando o prêmio de “A Rede Social”. A favor da obra de Hooper estão os sindicatos, o que pode contar muito no final. A briga, certamente, vai ser boa.

-Meu favorito: “A Origem”. Mas não ficarei nem um pouco triste com a vitória de “A Rede Social”, e não ficaria chateado se “Cisne Negro” e, principalmente, “Bravura Indômita” ganhasse.

A vitória de qualquer outro filme que não se chame “A Rede Social” é pouco provável, mas tudo pode acontecer...

-Pode surpreender: “O Discurso do Rei”

Não seria uma surpresa, mas...

Melhor Direção

-Ganha: David Fincher por “A Rede Social”

Fincher merece um Oscar faz tempo. Tai uma boa oportunidade para dar uma estatueta pro cara.

-Meu favorito: Darren Aronofsky por “Cisne Negro”

A direção de Darren em “Cisne Negro” é magnífica. O melhor trabalho entre os indicados. Os planos, enquadramentos, reflexos e uma bela condução do ótimo roteiro. Aronofsky fez trabalho de mestre e merecia levar esse prêmio. Se o mundo fosse justo, claro. Seu filme não é o melhor, mas seu trabalho na direção é, certamente, o mais satisfatório. A vitória de Fincher não me desagradaria.

-Pode surpreender: Tom Hooper por “O Discurso do Rei”

Depois de vencer o DGA Hooper ganhou força. O que pode acontecer aqui é: Hooper vence como diretor e “A Rede Social” como o melhor filme; ou vice-versa.

-Não merece: David O. Russel por “O Vencedor”. Seu trabalho é extremamente convencional tanto na parte técnica quanto na emocional, sua vitória seria algo perturbador. Já fez “Três Reis”, que é um ótimo filme, mas não tem uma carreira como a de Fincher, ou a de Aronofsky ou da dos Coen, e só por isso já não merece o prêmio, ou seja: se for pra dar o prêmio pela carreira, que não seja para Russel ou Hooper.

Melhor Ator

-Ganha: Colin Firth por “O Discurso do Rei”

É o favorito e seu prêmio está acumulado: a estatueta dourada vai valer por sua atuação de “Direito de Amar” e “O Discurso do Rei”. É o maior vencedor da temporada e tem o tipo de atuação que os membros adoram.

-Meu favorito: Todos os indicados são ótimos, mas Colin Firth está com seu Oscar atrasado e sua atuação em “O Discurso do Rei” é fabulosa.

-Pode surpreender: James Franco por “127 Horas” ou Jesse Eisenberg por “A Rede Social”, mas o prêmio é de Firth.

Melhor Atriz

-Ganha: Natalie Portman por “Cisne Negro”

A atuação de Portman é aquela que não pode ficar sem um Oscar.

-Minha favorita: Natalie Portman por “Cisne Negro”

-Pode surpreender: qualquer uma que não seja Portman seria uma surpresa e uma injustiça.

-Não merece: qualquer uma que não seja Portman.

Melhor Ator Coadjuvante

-Ganha: Christian Bale por “O Vencedor”

A atuação de Bale é correta e os membros adoram o tipo de personagem interpretado. Mas, em minha opinião, não é a melhor atuação.

-Meu favorito: Geoffrey Rush por “O Discurso do Rei”; Jeremy Renner tem uma atuação excelente em “Atração Perigosa”, mas sua vitória é muito improvável.

Sempre que Rush for indicado, torcerei por ele... Principalmente quando sua atuação for a melhor dentre os indicados.

-Pode surpreender: Geoffrey Rush por “O Discurso do Rei”

Melhor Atriz Coadjuvante

-Ganha: Melissa Leo por “O Vencedor”

A categoria não está completamente definida, mas Melissa está na frente como favorita.

-Minha favorita: Hailee Steinfeld por “Bravura Indômita”

A nova revelação do cinema pode ser muito jovem e lhe conceber um Oscar pode ser um ato prematuro. De qualquer forma, sua atuação é fantástica e vê-la no palco do Kodak Teather vencendo de gente como Leo e Bonham Carter seria surreal. Mas ótimo.

-Pode surpreender: Helena Bonham Carter por “O Discurso do Rei” ou Haille Steinfeld por “Bravura Indômita”

Melhor Roteiro Original

-Ganha: “A Origem”

O roteiro de “A Origem” foi o vencedor do WGA (prêmio concedido pelo sindicato dos roteiristas). Mas isso não quer dizer nada já que seu maior concorrente, “O Discurso do Rei”, não competia devido às regras do sindicato. “A Origem” deve vencer pelo seguinte fato: Nolan sequer foi indicado à Melhor Direção, sua obra pode sair quase de mãos vazias, e sua obra merece reconhecimento; o prêmio de roteiro pode ser uma forma de mostrar que os membros não esqueceram a obra. E estamos falando de roteiro “Original”, e isso o roteiro escrito por Christopher Nolan é. Porém, “O Discurso do Rei” pode levar o principal prêmio da noite, e não levar o prêmio de roteiro fugiria das características da Academia. E mais: se o filme de Tom Hooper não se consagra como o melhor do ano, o prêmio de roteiro pode ser a consolação.

-Meu favorito: “A Origem”

-Pode surpreender: “O Vencedor”

A divisão de votos entre “A Origem” e “O Discurso do Rei” pode abrir caminho para “O Vencedor”.

Melhor Roteiro Adaptado

-Ganha: “A Rede Social”

Não precisa de explicações. É o melhor roteiro dentre os indicados, venceu inúmeros prêmios, inclusive o WGA.

-Meu favorito: “A Rede Social”. Mas “Toy Story 3” tem um roteiro magnânimo. “ Bravura Indômita” também tem excelente roteiro.

-Pode surpreender: duvido que alguém tire o prêmio de Aaron Sorkin.

Melhor Animação

-Ganha/Meu favorito: “Toy Story”

Não haverá surpresas, garanto.

Melhor Edição

-Ganha: “A Rede Social”

As idas e vindas no tempo, os processos andando lado a lado e a criação do Facebook; tudo mostrado na tela com extrema fluidez e competência. Já é motivo suficiente para levar o prêmio.

-Meu favorito: Se “A Origem” competisse seria meu favorito. A edição de “127 Horas” também é espetacular.

-Pode surpreender: “O Discurso do Rei”. Com um dos favoritos ao prêmio principal e de roteiro, o Oscar de Melhor Edição também poderia fazer parte da lista. Ter uma edição simples que não apresenta nada de novo e não alça grandes vôos não interessa os membros da Academia.

Melhor Trilha Sonora

-Ganha: “A Origem”

Hans Zimmer é querido da Academia e sua trilha sonora é, no meu ponto de vista, a melhor dentre as indicadas. Reznor e Ross podem se dar bem, mas sua trilha é muito atual e despojada para os padrões da Academia. A. R. Rahman já venceu há pouco tempo por “Quem Quer Ser Um Milionário?” e “127 Horas” não deve levar aqui. Alexandre Desplat sempre é fortíssimo concorrente e tem marcado presença na cerimônia nos últimos anos, talvez seja hora de premiá-lo, ainda que não mereça.

-Minha favorita: Depois de escutar boa parte de cada trilha, posso dizer que a minha favorita é a de “A Origem”. A trilha de “Como Treinar o Seu Dragão” também é excelente, tal qual a de “A Rede Social”.

-Pode surpreender: O jogo nessa categoria está bem incerto; qualquer vitória não pode ser dada como surpresa. A vitória de Reznor e Ross e Zimmer já são esperadas, e se Desplat vencer não será uma surpresa.

Melhor Fotografia

-Ganha: “A Origem” ou “O Discurso do Rei”

Impossível apostar em apenas um. Nesse caso creio que “A Origem” larga na frente por ter vencido o prêmio concedido pelo sindicato dos diretores de fotografia, o Critic’s Choice Awards e outros prêmios. “O Discurso do Rei” é o queridinho da Academia e os membros podem conceder mais este prêmio ao filme de Tom Hooper, venceu o BAFTA (o que não diz muita coisa já que o longa é britânico e a premiação é extremamente bairrista) e tem, realmente, uma bela fotografia.

-Minha favorita: “A Origem” e “O Discurso do Rei”

Também é impossível escolher a melhor. Duas fotografias primorosas. As fotografias de “Bravura Indômita” e “Cisne Negro” também são fabulosas.

-Pode surpreender: “A Rede Social”

Não se surpreenda se “A Rede Social” levar aqui, mas é pouco provável.

Melhor Direção de Arte

-Ganha: “A Origem”

Categoria difícil. “A Origem” venceu o prêmio do sindicato na categoria “Fatasia”, e “O Discurso do Rei” na categoria voltada aos filmes de época. A campanha de marketing acerca da direção de arte de “A Origem” é forte e é o melhor trabalho do ano nessa área. Mas “O Discurso do Rei” tem a cara da Academia, o jeitinho de quem ganha nessa categoria.

-Minha favorita: “A Origem”

Uma das maiores aliadas na construção de Nolan é a direção de arte. A obra ganha dimensão graças ao brilhante trabalho nessa área. “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte1” também merecia reconhecimento, mas parece que a indicação já é suficiente. Quem sabe a Academia se rende e premia o último filme? “Alice no País das Maravilhas” também é magnífica nessa área, mas não deve vencer porque Robert Stromberg já venceu ano passado por “Avatar”

-Pode surpreender: “O Discurso do Rei”

Não seria uma surpresa.

Melhor Figurino

-Ganha: “Alice no País das Maravilhas”

Não me perguntem por que, mas creio que o filme de Tim Burton vença aqui. Mas “O Discurso do Rei” está aí, e pode levar mais um.

-Meu favorito: Não conferi todos os trabalhos, mas até então o melhor é o de “Alice”.

-Pode surpreender: Categoria muito imprevisível.

Melhores Efeitos Especiais

-Ganha: “A Origem”

Venceu o prêmio do sindicato e é o melhor trabalho dentre os indicados.

-Meu favorito: “A Origem”

-Pode surpreender: Não acredito em surpresas aqui.

-Não merece: “Além da Vida”

Cada vez que os efeitos são necessários, são competentes, mas não merece tirar o prêmio de trabalhos infinitamente mais desafiadores e melhores.

Melhor Canção:

-Ganha/Minha favorita: “I See the Light” de “Enrolados”

É uma categoria imprevisível, mas é a melhorzinha dentre as indicadas.

-Não merece: “If I Rise” de “127 Horas”

Simplesmente ruim.

Melhor Edição de Som

-Ganha/Meu favorito: “A Origem”

É um ótimo trabalho e é a cara da categoria. Mas ver “Toy Story 3” vencer aqui seria ótimo.

-Pode surpreender: Depois que “Guerra ao Terror” venceu de “Avatar” nessa categoria, tudo pode acontecer.

Melhor Mixagem de Som

-Ganha/Meu favorito: “A Origem”

Idem para todas as observações da categoria anterior.

Melhor Filme Estrangeiro

-Ganha: “Em um Mundo Melhor”

-Pode Surpreender: “Biutiful”

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial