Blogger Templates by Blogcrowds

Sobre os Indicados ao Oscar 2011

Apesar de contar com um maior número de filmes bons (diferente do ano passado em que algumas obras questionáveis figuraram nas categorias principais), a Academia de Arte e Ciências Cinematográficas, como sempre, pecou em alguns detalhes. Mas não dá para culpar os votantes, os membros da Academia. Não há premiação no mundo que não cometa erros, principalmente porque o "erro" enxergado varia de pessoa para pessoa. No limiar: não se pode agradar a todos. O que se pode dizer sobre o Oscar deste ano, é que ele será melhor que os outros simplesmente por contar com obras melhores.

Os dez melhores...

Além de ser mais abrangente, abrir caminho para muitos filmes e ganhar mais dinheiro, as dez vagas na categoria principal podem ser consideradas as dez vagas a serem preenchidas pelo TOP 10 da Academia. Assim como o National Board Review, que lança sua lista com os dez melhores filmes, o Oscar, desde o ano passado, divulga sua lista de melhores. De qualquer foram, com dez ou mais, sempre haverá a pergunta: quais são os cinco melhores? Se as regras do Oscar fossem as mesmas do passado, em que cinco filmes eram indicados a Melhor Filme, podíamos chegar a uma conclusão de quais seriam os indicados analisando os indicados para melhor Direção e Edição. Nesse caso, os indicados para Melhor Filme seriam "Cisne Negro", "A Rede Social", "Bravura Indômita", "O Discurso do Rei" e "O Vencedor", com chances de "127 Horas" entrar, o que seria mais difícil. Porém, haveria divergência: mesmo não indicado para Direção e Edição "A Origem" provavelmente receberia uma indicação para Melhor Filme. No lugar de quem? "O Vencedor", talvez. "Bravura Indômita", talvez. Fica difícil dizer. No fim das contas, a melhor coisa de ter dez indicados na categoria principal, é que todo mundo fica feliz e sonha com o mundo perfeito, pondo os cinco favoritos como bem entende.

Os Esquecidos

Todo ano a Academia esquece alguém. Este ano, algumas omissões causaram revolta instantânea na internet. O principal: Christopher Nolan ter sido esquecido por sua direção em "A Origem". Ainda que a obra de Nolan não agrade a todos, seu trabalho na direção merecia, pelo menos, uma menção. Não só por seu trabalho em "A Origem", mas por "O Cavaleiro das Trevas", "Amnésia" e outros trabalhos injustamente esquecidos pela Academia. A falta de Andrew Garfield, de "A Rede Social", na categoria de Ator Coadjuvante também causou certo desconforto na internet. Dado como certo por vários blogueiros e apostadores, Garfield já tinha sua vaga reservada na categoria. Dizer que John Hawkes, por "Inverno da Alma", foi o "ladrão" da vaga, é errado. Qualquer um pode ter ganhado o lugar dele. Julianne Moore, por "Minhas Mães e Meu Pai", também era apontada por alguns, e a falta da atriz na categoria de Atriz soou como incoerência da Academia para alguns. "Cisne Negro" ser esquecido na categoria de Roteiro Original foi um dos maiores erros desta edição. "A Origem" foi ainda mais injustiçado ao não ser indicado para Melhor Edição, uma omissão mais grave que a falta de Nolan na Direção. Outra omissão que causou fúria na internet é a falta de Mila Kunis, por "Cisne Negro", o que, pra mim, foi um dos maiores acertos da A.M.P.A.S..

As Surpresas

Não foi o ano de muitas surpresas. Ao menos das surpresas de filmes e pessoas lembradas, ao invés de esquecidos (as). A indicação de David O. Russel, por "O Vencedor", a Melhor Direção não pode ser tomada como surpresa, mas também não era completamente esperada; era um cineasta que estava na corda bamba. Javier Bardem, por "Biutiful", para Melhor Ator foi tomada como surpresa por algumas pessoas, mas tal indicação já era um tanto óbvia. No mais, tudo já era relativamente previsto.

Números

"O Discurso do Rei" é o campeão de indicações: 12, no total; "Bravura Indômita" vem em seguida, com 10 indicações. "A Origem" e a "A Rede Social" com 8; "O Vencedor" com 7; "127 Horas" com 6; "Cisne Negro" com 5; entre outros.

O que esperar...

O mesmo Oscar de sempre. Só que com mais filmes bons...

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial