Blogger Templates by Blogcrowds

Em DVD - O Fantástico Sr. Raposo


Há aquela velha história de que certos filmes podem ser facilmente reconhecidos como de certos diretores devido ao forte estilo de seu realizador. Impossível não reconhecer, por exemplo, um filme de Quentin Tarantino ou de Stanley Kubrick. O estilo dos diretores está impresso em cada quadro de seus filmes. Com Wes Anderson (Viagem a Derjelling, Vida Marinha com Steve Zissou, entre outros) não é diferente. Cineasta de estilo único, inconfundível, Anderson gosta de assuntos relativamente simples. Sempre debruçado em temas envolvendo famílias disfuncionais e personagens nada convencionais, Anderson fala de realidade, ficção e absurdos com inteligência e carinho, além de ser extremamente detalhista. O Fantástico Sr. Raposo parece o terreno perfeito para Anderson pisar: tem temas recorrentes dos filmes de Anderson além de ser "estranho", bem no estilo dele. Wes Anderson assumiu, certa vez, que adorava a história do Sr. Raposo. Que queria que aquela história fosse, de certa forma, dele. Anderson nasceu para realizar esse projeto. Foi por isso que o diretor resolveu fazer tudo diferente: não bastava ser uma simples animação, deveria ser uma animação em stop-motion. Sem falar das vozes por trás dos personagens e como foram "captadas": George Clooney e Meryl Streep dublam o casal principal e o modo como suas vozes foram gravadas é, no mínimo, interessante: buscando o máximo de realismo e interação, Anderson pediu aos atores que conversassem - ao invés de gravar as vozes separadas - um com o outro e que interpretassem fisicamente as cenas para que as vozes ficassem do jeito que ele queria. O resultado é a perfeição, tanto na parte técnica quanto na dublagem.

O Fatástico Sr. Raposo é a típica animação "não tão apropriada para crianças". Os pequenos podem assisti-la, claro, mas os mais velhos vão entender melhor as razões e os delírios dos personagens e do diretor. Baseado no livro de Roald Dahl, o filme conta a história do Sr. Raposo, que é casado com a Sra. Raposo, pai de Ash, que é um jovem pequeno, frágil que briga por espaço e para ser notado. Depois de uma vida roubando galinhas, Sr. Raposo decide levar um vida "normal" escrevendo para um jornal. Mas ele quer sua "selvageria" de volta. Ele quer caçar galinhas, roubar gansos, se aventurar. Não é difícil traçar um paralelo entre as raposas e os próprios seres humanos. Até mesmo a selvageria buscada pelo Sr. Raposo pode ser aplicada na vida real dos homens. Wes Anderson aproveita para colocar boas pitadas de loucura e surrealismo. Um absurdo aqui e ali comprovam ainda mais o forte estilo. O figurino dos personagens é um show à parte e a trilha sonora é magnífica, perfeita para a história contada.

Enfraquecendo um pouco na transição do segundo para o terceiro ato, onde o ritmo cai, e voltando ao normal durante todo o último ato, O Fantástico Sr. Raposo é uma obra notável. Bem escrita e rica em detalhes (note os pêlos dos animais, suas roupas, etc.) a primeira animação de Wes Anderson é inteligente e engraçada.

Nota: 8,5

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial