Blogger Templates by Blogcrowds

Especial - Harry Potter

___Especial___
Harry Potter

Harry Potter e o Enigma do Príncipe


Sinopse: Harry Potter e o Enigma do Príncipe marca o penúltimo ano em Hogwarts. Harry, Rony e Hermione cada vez mais preocupados com a volta de Voldemort e movimentações estranhas que acontecem no colégio. Draco Malfoy é incubido para uma tarefa pelo próprio lorde das trevas. Para garantir que o filho tenha sucesso, Narcisa Malfoy faz o voto perpétuo com o professor Snape, que será obrigado ajudar Draco, se o garoto falhar. Dumbledore utiliza Harry para atrair às cadeiras de Hogwarts o ex-professor Horácio Slughorn, que esconde um segredo em sua memória ligado ao aluno Tom Riddle, que pode influenciar a batalha final contra Voldemort. Os Comensais da Morte estão à solta fazendo barbáries. O único lugar seguro é Hogwarts. Harry pega um livro de poções com anotações estranhas e passa a utilizar essas informações nas aulas, saindo-se muito bem onde geralmente falhava. Dumbledore e Harry descobrem o segredo de Voldemort: ele usou Horcruxes para manter sua alma dividida e impedir sua morte, somente destruindo as peças que Harry poderá cumprir a profecia. Então, o diretor e o pupilo partem numa jornada em busca do primeiro talismã. Enquanto, na escola, do armário sumidouro de Draco, escondido na sala precisa, os comensais invadem o castelo e atormentam os alunos. Potter e Dumbledore voltam de uma viagem para a Torre de Astronomia. Draco confronta o diretor. Harry se esconde. Snape, Belatrix e outros comensais chegam. Snape mata Dumbledore. Harry decide continuar sozinho a jornada em busca das horcruxes e vingar a morte de seu mentor.

Crítica de Fernando Fonseca:
O que menos importa neste Enigma do Príncipe é o enigma envolvendo a origem do livro e o tal Príncipe Mestiço, que descobre-se mais tarde ser Snape. A cena da memória de Dumbledore conhecendo Tom Riddle criança é bem executada e o guri dá conta do recado. No mais, a fotografia (de Bruno Delbonnel) dá o tom certo da aventura, indo do romance à dor, numa mescla de cores que compõe as histórias paralelas e mostra que foi merecida a indicação ao Oscar. Excluir a batalha que aconteceria dentro da escola foi um acerto, pois teria um clímax diferente. Aqui, Yates resolveu apenas abrir os caminhos para o final da saga de forma segura e competente. O trio principal juvenil (Harry, Rony e Hermione) estão bem, mas é de Draco esse filme. O ator Tom Felton construiu um vilão com contornos de medo e ambição de modo magistral. Enfim, o filme é apenas uma passagem para o final da série. Mas, faz esse ritual de forma interessante e provocante: deixa o público com gosto de quero mais. Então, que venha As Relíquias da Morte.

-Nota: 8,5

Crítica de Matheus Pereira:
Harry Potter e o Enigma do Príncipe ás vezes nem parece fazer parte da série "HP". Nos primeiros minutos da obra, vemos uma ponte, com vários trouxas sobre ela, despencar ao ser atacada por Comensais da Morte. O clima está ainda mais pesado (o clima sombrio de "Prisioneiro de Azkaban" não é nada comparado à "Enigma do Príncipe") e o realismo, marca do diretor David Yates na série, está em clara evidência. É óbvio que "Enigma do Príncipe" não é só terror, perigo e escuridão. É, também, o mais romântico. Investindo em tramas paralelas envolvendo namoricos e paixonites, "Enigma do Príncipe" se sai muito bem nesse quesito: mostrar o amadurecimento e, claro, o envelhecimento de seus personagens. Se antes o hobby dos jovens bruxos era invadir lugares, descobrir feitiços e jogar quadribol, agora eles querem namorar, aproveitar a vida e se preparar para um inevitável e sangrento confronto. O sexto filme da franquia peca, ás vezes, ao enfocar em demasia o romance entre os adolescentes, mas compensa com ótimas e muito bem orquestradas cenas de ação. Yates melhora tanto na parte técnica quanto na parte emotiva da trama. Cuidando de seus enquadramentos e planos e do roteiro, Yates concebe, sem exageros, a melhor direção de toda a franquia até o momento. Mas o cineasta ainda peca em alguns detalhes. Yates ainda erra a mão em cenas que envolvem muita emoção, e a morte de um personagem importante pode ser uma grande decepção para os fãs e para aqueles que esperavam algo de maior impacto. O trio de atores finalmente acha o tom e envolve; com personagens realmente complexos, os três jovens atores surpreendem com o amadurecimento. Contando com a melhor fotografia da série e com excelentes efeitos e trilha sonora, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o melhor da série.

-Nota: 8,5

Média: 8,5

Curiosidades:

  • J.K. Rowling leu anteriormente o roteiro para esse filme e, nele, achou uma parte em que Dumbledore menciona uma garota pela qual foi apaixonado quando era mais jovem. Depois o ler, a autora informou aos produtores do filme que Dumbledore, na verdade, era gay, e que a única pessoa por quem ele se apaixonou na vida foi o bruxo Grindelwald, antigo amigo de adolescência e o qual, mais tarde, Dumbledore derrotou em um duelo. Ela fez pública essa informação posteriormente, enquanto promovia o último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte.

  • Embora sejam mencionados no livro, os Dursley não aparecem no filme. Este é o segundo longametragem do qual são deixados de fora, sendo que o primeiro foi “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

  • Duas novas cenas foram adicionadas ao filme e que não aparecem no livro: uma da destruição da Ponte Millenium (no começo do filme, e que inclusive aparece no terceiro trailer) e outra na qual Comensais da Morte atacam A Toca (cena vista no segundo trailer). De fato, um ataque a uma ponte trouxa é citado no primeiro capítulo por Cornélio Fudge, mas não é exibido no livro.

  • Foi oferecida a chance de dirigir esse filme ao diretor Guillermo del Toro, mas ele a recusou o convite para que pudesse trabalhar em Hellboy II: O Exército Dourado (2008).

  • Houve rumores acerca de Anand Tucker e Michael Hoffman serem cotados como possíveis diretores para esse filme.

  • Helen McCrory chegou a ser escalada para interpretar Belatriz Lestrange em Harry Potter e a Ordem da Fênix, mas teve de desistir por estar grávida. Em Enigma do Príncipe, ela será a irmã de Belatriz, Narcisa Malfoy.

  • Jessie Cave foi escolhida entre mais de 7000 garotas para o papel de Lilá Brown, a namoradinha de Rony neste livro.

  • Hero Fiennes-Tiffin foi escalado como Tom Riddle aos 11 anos, enquanto seu tio, Ralph Fiennes, interpreta Lord Voldemort (que antes era Tom Riddle). Os pais de Hero são Martha Fiennes (irmã de Ralph) e George Tiffin.

  • O diretor David Yates disse que contratou Hero Fiennes-Tiffin para interpretar o jovem Voldemort/Tom Riddle por causa de sua semelhança com seu tio (Ralph Fiennes, que interpreta Voldemort/Tom Riddle já adulto), mas não especificamente porque ele era sobrinho do ator. Ele gostou do aspecto sombrio no jovem ator.

  • O Quadribol em Hogwarts tem um grande (e muito comentado) retorno, depois de ficar completamente ausente desde o quarto filme. Aliás, desde o segundo filme não houve uma partida inteira de Quadribol.

  • Robert Knox, que interpretava Marcos Belby, morreu tragicamente esfaqueado no dia 24 de maio de 2008, apenas alguns dias depois do término das filmagens.

  • Houve vários rumores de que Christian Coulson, ator que interpretou o Tom Marvolo Riddle de 16 anos em Harry Potter e a Câmera Secreta (2002), havia demonstrado interesse em retornar como Riddle neste filme, mas David Yates achou que Coulson, aos 30 anos, estava velho demais para o papel.

  • Noticiou-se que Naomi Watts teria aceito o papel de Narcisa Malfoy, mas isso foi negado por sua agência.

  • Thomas James Longley, de Sweeney Todd, fez uma audição para o papel de Tom Riddle, mas o perdeu para Frank Dillane.


  • No começo do filme, os Comensais da Morte destroem a Millennium Bridge em Londres. A ponte não é especificada no livro. O livro se passa entre 1995 e 1996, no mundo real. A Millennium Bridge começou a ser construída apenas em 1998, e foi inaugurada em 10 de junho de 2000.

  • Esse filme é o primeiro da série Harry Potter a receber classificação indicativa PG (indicado a todas as idades, com um alerta aos pais sobre o material visual) pela MPAA (Motion Picture Association of America) desde Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004).

  • A dama Maggie Smith completou as filmagens para “Enigma do Príncipe” ao mesmo tempo em que enfrentava uma radioterapia para tratar de câncer de mama.

  • Alan Horn, Presidente e diretor da Warner Bros. afirmou que como “consequência da greve dos roteiristas”, foram oferecidas a eles “novas oportunidades das quais a Warner quis tirar proveito.” A data de lançamento do filme foi então adiada de 21 de novembro de 2008 para julho de 2009.

  • O roteiro original incluía todas as memórias de Dumbledore sobre Voldemort como descritas no livro, mas o diretor insistiu em reduzi-las pois, de acordo com Steve Kloves, “ele queria mostrar a ascendência de Voldemort ao poder sem retratar demais seu passado como Riddle.”

  • Há uma cena neste filme na qual os Comensais da Morte, liderados por Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter) e Fenrir Greyback (Dave Legeno), atacam A Toca onde Harry, os Weasley, Lupin e Tonks estão hospedados. Esta cena em particular não estava no livro, mas foi feita somente para o filme, para representar todas as notícias de ataques de Comensais na comunidade bruxa que estão presentes no impresso. Ficou entendido que isso daria um ritmo melhor para o filme, pois Harry sofreria o ataque ele mesmo ao invés de ouvir/ler sobre ataques a outros estudantes ou seus parentes.

  • Foi enviado a alguns cinemas sob o codinome “Candlelit”.

  • Bruno Delbonnel foi escolhido para a cinegrafia do filme por David Yates: “A escolha de ângulos, os closes, o ritmo das cenas… são muitas camadas, incrivelmente ricas.”

  • De acordo com o produtor de arte Stuart Craig, o orfanato de Tom Riddle foi baseado em construções das docas de Liverpool, e é influenciado pela arquitetura Vitoriana-georgiana. Na verdade, o exterior do orfanato contém tijolos de vidro Vitorianos originais, para dar ao cenário uma estrutura bastante rígida.

  • De acordo com o supervisor de Efeitos Visuais, Tim Alexander, terminar o ataque dos Inferi levou vários meses: “Foi muito mais ousado e assustador do que imaginamos que fariam em um filme de Harry Potter. David Yates teve muito cuidado para não transformá-lo em um filme de zumbis, então estávamos constantemente tentando imaginar como fazer com que essas pessoas mortas saindo da água não parecessem zumbis. Muito disso se deveu a seus movimentos – eles não se movem rapidamente, mas também não são tão lentos e não lamentam ou gemem. Acabamos optando por um estilo bastante realista.” Ele também afirmou que os Inferi são mais magros do que zumbis, e que são também encharcados e acinzentados.

  • Tim Alexander descreveu o círculo de fogo de Dumbledore como se “alguém tivesse borrifado propano e então ateado fogo”. Então, para realçar o efeito, a equipe de efeitos visuais passou um tempo pesquisando sobre lava (que tem muito calor, mas sem chamas), e outras referências, incluindo chamas que queimam debaixo d’água. Toda a cena do fogo consumiu bastante tempo. O artista Christopher Horvath gastou oito meses trabalhando nela.

  • Mais de 7000 garotas fizeram o teste para o papel de Lilá Brown, e interpretaram uma cena com Madame Pomfrey, Hermione e Rony. Ironicamente, Emma Watson recomendou Jessie Cave para o papel, embora Jessie não tenha participado de nenhum teste.

  • Jamie Campbell Bower esperava ser escalado como o jovem Riddle. Mas foi escolhido, no entanto, como Gelert Grindewald adolescente em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

  • Terry Gilliam, que foi a escolha de J.K. Rowling para dirigir o primeiro filme, foi contatado para dirigir “Enigma do Príncipe”. No entanto, Gilliam disse, “A Warner teve sua chance uma outra vez e a desperdiçou”.

  • Bill Nighy tinha interesse em interpretar Rufo Scrimgeour, mas não havia espaço para o personagem neste filme.

  • As cenas noturnas foram filmadas no excêntrico vilarejo de Lacock Abbey durante três noites, entre 25 e 28 de Outubro de 2007. As filmagens foram realizadas entre 5 da tarde e 5 da manhã, e foi pedido aos moradores que tapassem suas janelas com cortinas escuras.

  • Quando Draco Malfoy vai até a Sala Precisa pela última vez, você consegue ver claramente a harpa que fez Fofo dormir e o Rei do jogo de xadrez que fizeram parte do primeiro filme.

  • Este é o segundo filme que abre com uma cena não centralizada em Harry. Harry Potter e o Cálice de Fogo começou com uma cena de um capítulo do quarto livro, “A Casa dos Riddle”. Harry Potter e o Enigma do Príncipe começa com um evento que é mencionado no primeiro capítulo do sexto livro, “O Outro Ministro”, onde os Comensais da Morte destroem a Millennium Bridge em Londres. (Embora as primeiras imagens neste filme sejam de Harry e Dumbledore no Ministério da Magia após a batalha contra Voldemort no quinto filme, a primeira cena completa é o ataque dos Comensais.)

  • A extensão do filme de 35mm é de 4194 metros.

  • A coleção de artigos trouxas do Senhor Weasley contém, entre outras coisas, duas máquinas de escrever e uma impressora HP Laserjet 4.

  • Eleanor Columbus, filha de Chris Columbus (primeiro diretor da série) interpretou novamente Susana Bones, mas sua cena foi cortada.

  • Timothy Spall interpreta Rabicho pela terceira vez (quarta, se contarmos com uma fotografia em Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)), e tem créditos no pôster deste filme, mas não tem nem uma fala inteira.

  • Este é o primeiro filme de Harry Potter que não mostra nenhum aspecto, em cena, das aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas, direta ou indiretamente. A única menção ao tópico ocorre quando Dumbledore anuncia a indicação de Snape para o cargo.

  • Quando Harry está na sala de Dumbledore no final do filme, podemos ver uma tigela de sorvete de limão em sua mesa. Isto é uma referência ao primeiro filme, quando Dumbledore afirma que é sua sobremesa trouxa favorita.

  • Enquanto visitava Slughorn para convencê-lo a voltar a ensinar, Dumbledore pergunta a ele se pode pegar uma revista que fala sobre tricô. J.K. Rowling, a autora da adorada série, está na capa.

  • A omissão da batalha de Hogwarts entre membros da Ordem da Fênix e os Comensais da Morte neste filme se deve ao fato de que os roteiristas não queriam uma repetição, já que vão filmar a Batalha de Hogwarts em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010).

  • Assim como no primeiro livro, há algumas diferenças entre as edições britânica e estadunidense do texto. Uma dessas diferenças é na cena em que Dumbledore leva Harry para encontrar Slughorn. Na edição estadunidense, Dumbledore pede licença para usar o banheiro. No filme, ele usa o termo tipicamente britânico “loo” (*um termo mais descontraído, com o mesmo significado.) Isto em contraste com o filme, onde essas referências foram filmadas duas vezes para englobar as audiências britânica e estadunidense.

  • Esta é a segunda vez que Tom Felton e Jim Broadbent trabalham juntos em um filme. A primeira foi em 1997, no filme “Os Pequeninos”, como membros de uma família de 10 centímetros de altura; o filho Peagreen Cock e seu pai Pod Clock, respectivamente.

  • Na cena de flashback em que Dumbledore visita o jovem Tom Riddle no orfanato, uma foto na parede do quarto de Tom retrata o mesmo lugar para onde Harry e Dumbledore viajam à procura da terceira horcrux (o medalhão). Há também sete rochas no parapeito da janela, que é o mesmo número de horcruxes que Tom/Voldemort criou.

  • Em uma das muitas ocasiões no livro onde o Professor Slughorn erra o nome de Rony, ele se refere ao personagem como “Rupert” – Capítulo 22. Obviamente, Rony Weasley é interpretado pelo ator Rupert Grint.

  • Bob Hoskins também foi considerado para o papel de Slughorn, e já declarou lamentar muito por ainda não fazer parte da série Harry Potter. Jim Broadbent começou o trabalho no filme depois de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” de (2008).

  • Dumbledore menciona que o anel que encontrou pertencia à mãe de Tom Riddle. No livro, a família materna de Riddle era chamada Gaunt. (Servolo – avô, Merope – mãe, Morfin – tio). O nome Gaunt é na verdade uma referência e homenagem ao romance “Trocas Macabras” de Stephen King, onde o principal antagonista se chamava Leland Gaunt (interpretado por Max Von Sydow na versão cinematográfica). King havia feito uma referência a ela e à série em “A Torre Negra”.

  • Era para ser lançado originalmente no dia 20 de novembro de 2008, mas o estúdio decidiu adiar até 16 de julho de 2009. Oficialmente, a decisão, de acordo com o presidente do estúdio, Alan Horn, foi basicamente por causa da greve dos roteiristas naquela época, mas extra-oficialmente, a decisão se deu por causa do enorme lucro de “O Cavaleiro das Trevas”, do mesmo estúdio, que foi lançado naquela semana de Julho. Com isso, “Crepúsculo” (2008), que supostamente seria lançado em 12 de dezembro de 2008, mudou de data para ocupar essa vaga.

  • A entrada para o Caldeirão Furado e, atrás dele, o Beco Diagonal, no filme são na Cranbourn Street, logo na saída da Charing Cross Road e do outro lado da estação de metrô de Leicester Square. Este lugar é, na verdade, um quarteirão muito pequeno, com a Great Newport Street não muito longe dali.

  • David Yates é o primeiro diretor desde Chris Columbus a realizar mais do que um filme de Harry Potter.

  • Originalmente, o roteiro das filmagens foi escrito de modo que Harry tomasse a varinha de Dumbledore para si depois que ele fosse morto. Pouco tempo após o começo das filmagens, o derradeiro livro da série foi lançado, onde a varinha de Dumbledore e quem a possui se transformam em questões importantes. Então o roteiro teve de ser modificado.

  • A queda de Dumbledore da torre encheu Alan Rickman de nostalgia, pois remeteu a seu primeiro sucesso, Duro de Matar (1988), onde seu personagem caiu de um prédio alto. Rickman sentiu que pelo menos “estava no outro extremo neste filme!” *

  • O ator Tom Felton afirmou em uma entrevista que na cena próxima ao final do filme, depois que Snape mata Dumbledore e está liderando os outros Comensais da Morte para fora de Hogwarts e através do Salão Principal, um acidente ocorreu no set no meio das filmagens: antes de os atores começarem a filmar, Alan Rickman “virou com seu jeito bastante sinistro e disse, ‘não pise na minha capa’” (naquela hora não ficou claro para seus companheiros de trabalho se ele estava brincando ou não), sendo que o diretor instruiu os outros atores a ficarem bem perto de Rickman quando as filmagens começassem, enquanto o seguiriam sem olhar para seus próprios pés – uma tarefa difícil dado comprimento da capa de Snape. Quando a filmagem começou na segunda tomada, Felton, que era a pessoa mais próxima a Rickman na cena, acidentalmente enterrou a sola de seu sapato na capa, fazendo com que o pescoço de Rickman fosse para trás. Felton disse que houve um silêncio estranho logo após o ocorrido, ficando claro que Rickman não estava de bom humor logo após o acidente. Felton pediu desculpas continuamente a ele, Rickman aceitou e fez uma piada sobre o incidente mais tarde.

  • Quando o trio (Harry, Rony e Hermione) estão falando sobre a idade de Dumbledore, Rony diz “Cerca de 150, mais ou menos” e começam a rir como se fosse uma piada. Na verdade, Dumbledore tinha 115 anos na época de sua morte.

  • Harry inadvertidamente tem uma breve visão das duas últimas Relíquias da Morte (O anel de Riddle – A pedra da ressurreição, a varinha de Dumbledore – A Varinha das Varinhas) na sala de Dumbledore, na manhã seguinte ao assassinato, embora ele não saiba disso até o meio do último livro. *


* - Spoilers

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial