Blogger Templates by Blogcrowds

Especial - Harry Potter

___Especial___
Harry Potter

Harry Potter e a Ordem da Fênix



Sinopse: Harry Potter e a Ordem da Fênix abre com Harry e seu primo Duda sendo atacados por dementadores num parque próximo da casa onde moram e o bruxo usa o feitiço do Patrono para se livrar dos seres encapuzados. Potter então é julgado por usar magia fora de Hogwarts e na presença de trouxas. O Ministério da Magia não está favorável a Harry e ainda divulga pelo jornal Profeta Diário que o jovem e o diretor da escola, Alvo Dumbledore, estão espalhando o terror com mentiras sobre o retorno de Lord Voldemort. Nesse cenário de incertezas e dúvidas, Harry, Rony e Hermione ainda tem que enfrentar as aulas e os NOM'S (exame de níveis de magia). Os adultos (pais de Rony, Lupin, Sirius, Tonks, e outros) reunem-se novamente na Ordem da Fênix para combater os Comensais da Morte. Em Hogwarts, Dumbledore é afastado pelo Ministério da Magia que envia a megera cor-de-rosa, rígida e insuportável Dolores Umbridge para dirigir a escola provisoriamente. Tudo passar a ser proibido na escola e, para enfrentar o mal iminente, Harry passa a dar aulas para alunos escondidos de defesa contra artes das trevas e formam a Armada de Dumbledore, onde Harry dá seu primeiro beijo em Cho Chang. Potter tem sonhos estranhos e premonitivos, e Snape tenta vedar a mente dele contra uma invasão de Voldemort. Harry acaba sendo levado a uma sala do Ministério com seus amigos, para salvar o Sirius, mas é uma armadilha para o Lorde das Trevas conseguir uma profecia que liga ele ao menino. Uma batalha acontece dos jovens contra os Comensais e os membros da Ordem aparece para ajudar. Uma morte acontece. Voldemort fica novamente cara-a-cara com Potter, mas também tem que enfrentar Dumbledore nos salões do Ministério. Então, chegam os membros do local e veem que Harry não mentiu sobre o retorno de Voldemort.

Crítica de Fernando Fonseca:
A Ordem da Fênix enquanto livro é o mais longo, enfadonho e chato da série. A narrativa não flui e temos muitos elementos desnecessários. Quando David Yates assumiu a série pegando essa bomba nas mãos, ele sabia do risco que tava correndo: uma série bilionária que poderia ir água abaixo dependendo de como essa crucial história fosse adaptada à tela grande. Eis que, adotando um tom sombrio (a abertura já nos entrega um mundo novo e fantástico), edição ágil e aparando todas as arestas e cortando todo o material inútil da obra original, ele entregou um dos melhores filmes da série. Os atores jovens estão mais à vontade e melhoraram significativamente em relação ao quarto filme. Mas, o grande nome desse filme é Imelda Staunton, a veterana atriz inglesa dá um show à parte, com sua fina ironia, seus tiques, sua paixão por gatos e pela cor rosada de suas roupas e acessórios. E ela é ainda melhor quando destila seu veneno, sua maldade e tortura Potter. Os elementos técnicos estão perfeitos e alcançam um patamar louvável. A cenografia do Ministério da Magia é deslumbrante e vira um palco excelente para o confronto de Voldemort, Harry e Dumbledore. Enfim, um filme deslubrante que coloca a saga rumo ao final de forma sombria e preparando o terreno para mais batalhas, conflitos e mortes!

-Nota: 9

Crítica de Matheus Pereira: Em meu texto sobre "O Cálice de Fogo" comentei que os filmes da série melhoravam gradativamente, numa crescente mais que bem vinda. Comentei também, que o quarto filme da série mantinha o nível do terceiro longa, e não melhorava como mandava a "regra". Eis que, pela primeira vez, me decepciono com um filme de Harry Potter. Não, não me entenda mal, "A Ordem da Fênix" é um ótimo filme. Tecnicamente competente e com um roteiro correto, o quinto filme da série cumpre seu papel, mas isso é pouco. Como disse, o filme é bom, porém é inferior ao capítulo anterior, o que já é motivo suficiente para um pequeno desapontamento. Com relação aos personagens, eles estão mais adultos, e a parte técnica do filme está muito madura, mas o conjunto da obra parece não estar amadurecido. Muitos dos problemas da obra cinematográfica derivam dos problemas da obra literária; afinal, o quinto livro é o mais irregular e chato de todos. Longo e com tramas paralelas desnecessárias, o livro acabou enrolando e não chegando a lugar nenhum. E como os roteiros dos filmes de Harry Potter costumam levar as qualidades e os defeitos dos livros, o quinto filme ficou chato e desnecessário como o livro, servindo até mesmo como um anticlímax. David Yates dá um tom realista à série, porém peca nas cenas emotivas, um erro que se repete, também, no sexto filme. Apesar de tudo, um bom filme.

-Nota: 8,0

Média: 8,5


Curiosidades

-Dario Marianelli foi considerado como um possível compositor para esse filme.

-Evanna Lynch venceu 15000 meninas e 29 finalistas para o papel de Luna. Quando chegou à fase das finalistas, ela era a nona pessoa nos vídeos dos testes e um dos produtores, David Barron, parou depois dela dizendo, “Ela é Luna”. Eles não sabiam, mas Lynch na verdade escreveu uma carta diretamente à J.K. Rowling.

-O set do Departamento de Mistérios marca a primeira vez em que um set gerado completamente por computador foi utilizado no filme. Construir o set é muito caro, já que se estima que 15000 bolas de cristais seriam necessárias e levaria muito tempo para limpar o set novamente se fosse necessário refazer a cena.

-Imelda Staunton foi a única escolha do produtor para o papel de Umbridge. Ela e o designer de figurino tiveram a idéia de fazer o vestido dela mais cheios e saturados conforme o filme progredia. O livro a descreve como sendo fisicamente gorducha e como um sapo.

A Sala Precisa foi descrita como uma sala sem começo ou fim. Para alcançar o senso de infinidade, a equipe de efeitos gastou cinco meses elaborando uma sala tendo espelhos rotatórios instalados que iriam minimizar as reflexões das câmeras e da equipe, também impedindo o efeito Hall de Espelho (termo comum usado em computação gráfica). Também, outro problema no set era que a luz por baixo das cortinas era brilhante para gerar reflexão, então o chão tinha que ser preto, membros do elenco tinham que ter um veludo preto cobrindo seus sapatos, e a equipe tinha que vestir sapatos azul cirúrgicos para evitar espalhar sujeira no chão do set.

-O título falso de trabalho do filme era Tip-Top.

-A Professora Umbridge, embora ensine em uma sala que já apareceu nos filmes dois a quatro, habita um escritório vastamente diferente de seus predecessores. O set foi re-decorado com “bordados de pluma e rosa”, incluindo um carpete que custou £50.000 (aproximadamente R$202.560) para ser feito, e inúmeros pratos nos quais gatinhos móveis foram animados em pós-produção. Um photoshoot de 24 horas foi feito para fotografar e filmar os gatos a serem usados nos pratos. Até a elegante pena que Umbridge dá a Harry para que ele escreva frases usando seu próprio sangue foi desenvolvida pelos designers do set.

-Helen McCrory foi originalmente selecionada como Belatriz Lestrange, mas devido à gravidez, ela teve que ser substituída por Helen Bonham Carter. McCrory foi mais tarde selecionada como Narcissa Malfoy, que é irmã de Belatriz, em Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2008).

-Os brincos de rabanete usados por Luna Lovegood foram na verdade feitos por Evanna Lynch (a atriz que a interpreta)

-Mira Nair e Jean-Pierre Jeunet foram abordados para dirigir o filme. Ambos recusaram.

-O personagem de Grope foi feito utilizando uma recente inovação na tecnologia de filmagem, desenvolvida por Image Metrics, que permite que um computador mapeie a atuação de um ator em um personagem virtual ou humano, vivo ou morto. O resultado foi muito superior à computação gráfica padrão de desenho à mão, que é cara e consome muito tempo.

-Prévias foram entregues nos cinemas com o título falso “The Raven” (‘O Corvo’).

-De acordo com o roteiro original, o personagem Monstro não apareceria no filme. Mas depois que J.K. Rowling leu o roteiro, ela mais ou menos insistiu na necessidade de ele estar lá para evitar sérios problemas com o último livro da série. Então, mesmo que Monstro não tenha nenhum impacto notável na trama ou na história como está representada no filme, algumas cenas com ele foram acrescentadas de última hora baseadas nesse pedido.

-Daniel Radcliffe teve a idéia de que, como um gesto de respeito ao professor em que Harry mais certamente se inspirou, ele iria vestir certos tipos de roupas que lembrassem as roupas usadas por Prof. Lupin em suas lições de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), durante suas aulas. O diretor gostou da sugestão, então essa virou a base para a aparência dele durante essas cenas.

-Em Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), quando Rony está resgatando Harry na casa dos Dursleys, Rony diz a Harry que eles estavam “resgatando você, é claro”. Nesse filme, Moody diz a mesma coisa quando ele resgata Harry.

-Quebrou o recorde de lançamento numa Quarta-feira, antes retido por Homem-Aranha 2 (2004), com 44,2 milhões de dólares só nos Estados Unidos.

-Foi lançado em 4.181 cinemas nos Estados Unidos. Um recorde para os lançamentos da Warner Bros.

-Teve o maior lançamento em IMAX, arrecadando $1,9 milhões.

-As assinaturas de Harry, Rony e Hermione para a lista da Armada de Dumbledore são as mesmas assinaturas vistas nos livros.

-O set mais caro foi um corredor de 200 pés no Ministério da Magia.

-Na cena onde Harry, Rony e Hermione estão discutindo o beijo de Harry e Cho, os três começaram a rir perto do fim da cena. Foi bem divertido para os três atores. O diretor achou que era bom para a cena e deixou rolando.

-Teve a maior arrecadação bruta no dia de estréia dos filmes Harry Potter.

-A Sala das Profecias é completamente gerada por computador, incluindo as prateleiras e cada esfera nelas.

-Almofadinhas, o lado canino de Sirius Black, foi interpretado por um Scottish Deerhound chamado Cleod.

-O quadro no escritório de Dumbledore que ele chama de “Phineas” é na verdade Phineas Nigellus Black, bisavô de Sirius Black e, por extensão, de Belatriz Lestrange e Narcissa Malfoy, sendo também tataravô de Draco Malfoy e Nymphadora Tonks.

-Muito do design do set do Átrio foi baseado nos design do Subterrâneo de Londres.

-Já que esse filme incluiria um duelo de varinhas em um nível de elite, um “coreógrafo de varinhas” específico (Paul Harris, que é na verdade um coreógrafo de dança profissional) foi trazido para desenvolver estilos e técnicas para esse modo altamente ortodoxo de se lutar. O resultado consiste em cinco movimentos básicos de lançamento de feitiço, que cada um dos atores pôde adaptar para encaixar com seus personagens. Então, assim sendo, Lúcio Malfoy teria um estilo bem formal e de certa forma rígido, enquanto Sirius Black utiliza um estilo de “luta de rua” mais ágil e espontâneo.

-O set usado para o julgamento de Igor Karkaroff, na cena de Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), foi dobrado em tamanho para o julgamento de Harry nesse filme, ainda protegendo sua simetria.

-Daniel Radcliffe não suporta lentes de contato, então na cena em que ele é possuído, seus olhos são digitalmente modificados.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial