Blogger Templates by Blogcrowds

Especial - Harry Potter

___Especial___
Harry Potter

Harry Potter e o Cálice de Fogo


Sinopse: A final da Copa Mundial de Quadribol entre Bulgária e Irlanda é cenário de um ataque de Comensais da Morte, que conjuram a Marca Negra de Lord Voldemort. Hogwarts é sede de uma tradicional competição de bruxos: o Torneio Tribruxo, no qual jovens de três importantes escolas de magia da Europa disputam provas perigosas em busca de uma taça e "glória eterna". Esse é o fio de história que se desenvolve as aventuras de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Apenas jovens acima de 17 anos poderiam pôr seus nomes num papel dentro do tal cálice de fogo para concorrer à vaga de representante da sua escola. Fleur Delacour é a campeã de Beauxbatons (França), Vítor Krum campeão de Durmstrang (Bulgária) e Cedrico Diggory o campeão de Hogwarts. E na sequência de acontecimentos estranhos, o cálice solta um outro papel e o nome de mais um campeão: Harry Potter. Entre dragões, sereianos e um labirinto cheio de armadilhas, os alunos vivem momentos sombrios. Há mortes, entre elas do campeão Cedrico. O professor Olho-Tonto Moody é um auror de Azkaban que assume a vaga de Defesa Contra Arte das Trevas e se torna amigo de Harry, ajudando nas provas. A amizade de Harry e Rony fica abalada. Potter mostra-se descobrindo o amor ao se encantar por Cho Chang. Hermione é assediada pelo búlgaro Krum e Rony fica todo abobalhado quando vê as veelas francesas. Além disso tudo, Harry é atormentado por pesadelos. E Voldemort volta à vida, em forma humana e trava uma batalha com Potter, no cemitério onde está enterrado o pai do Lord das Trevas.

Crítica de Fernando Fonseca: Harry Potter e o Cálice de Fogo, o livro é bem divertido e com muitas tramas paralelas. No filme, Mike Newell que assume a cadeira de diretor, faz uma correria em boa parte do filme, não amarra algumas pontas, dá muito destaque para romancezinhos e alguns personagens são subaproveitados (como Snape que praticamente virou alívio cômico) ou simplesmente desaparecem em relação ao filme anterior. Há elementos novos como as chaves de portal. O filme só engrena quando Harry e Cedrico estão no cemitério e temos a presença de Ralph Fiennes como Voldemort. A cena do labirinto em si, é mal realizada e parece tudo muito amador. Alguns efeitos ficaram falsos demais, se comparado à evolução que vinha sendo apresentada na série. As mudanças em relação ao livro, afastaram a obra do desastre. A cena do dragão perseguindo Harry (algo que não ocorre no livro) é excelente. Daniel se mostra deslocado, mas é Emma Watson quem rouba a cena entre os jovens, mostrando que para o bem ou para o mal, eles estão crescendo e tendo que enfrentar outros problemas além da magia, como a descoberta do amor. Mas Newell exagera na dose de romantismo, num filme que poderia ter sido mais interessante. Detalhe: vi no dia da estreia numa sala lotada de menininhas gritando "Cho larga do Harry, ele é meu" (risos).

-Nota: 8,0

Crítica de Matheus Pereira: Uma das coisas mais interessantes da série Harry Potter é o avanço de um filme para o outro. O avanço de Câmara Secreta em relação a Pedra Filosofal, o avanço considerável de Prisioneiro de Azkaban com relação a "Câmara". O sucessor sempre ficava melhor e mais completo que seu antecessor. Porém Harry Potter e o Cálice de Fogo não mostra esse avanço. Não fica abaixo de Prisioneiro de Azkaban, mas mantém o mesmo nível. Mike Newell ocupa a cadeira de diretor que antes fora de Chris Columbus e Alfonso Cuarón, e concebe um Harry Potter mais adulto. Tudo é ainda mais perigoso do que fora no terceiro filme. O retorno do Lord das Trevas é iminente e as aventuras são ainda maiores e mais emocionantes. Algo que permaneceu na série é o crescimento técnico dos filmes. Tudo é maior no quesito técnico. Os efeitos, a direção de arte, tudo enxe os olhos. A trilha sonora é uma das mais notáveis da série. Dando um ar adulto e épico para o filme (e a série), a trilha sonora tem papel fundamental na obra. É em Cálice de Fogo que a liberdade com relação ao livro fica escancarada. O maior livro, até então, sofreu mudanças consideráveis. Elementos importantes ficaram de fora, e outros foram criados. "Cálice" também tem um problema antigo: personagens importantes ficam em segundo plano. Mas isso não atrapalha tanto o resultado final. O Torneio Tribruxo é emocionante e reserva as melhores cenas do longa. Melhor que os dois primeiros filmes e no mesmo nível do terceiro (um pouquinho abaixo, talvez), Cálice de Fogo é bonito e mostra que o equilibrio entre o roteiro e a obra original ainda não foi encontrado.

-Nota: 8,5

Média: 8,25

Curiosidades

-Mike Newell é o primeiro diretor britânico da série Harry Potter.

-O diretor Alfonso Cuarón recebeu um convite para dirigir Harry Potter e o Cálice de Fogo, mas recusou ainda durante os trabalhos em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

-Mais de 3 mil garotas fizeram testes para a personagem Cho Chang, em 7 de fevereiro de 2004. O tanque construí­do para as cenas do lago foi um dos maiores sets debaixo de água já construí­dos. Tinha a capacidade de 500.000 litros, ou 132.000 galões de água.

-Originalmente, Mike Newell havia decidido não maquiar o Ralph Fiennes para criar um Voldemort mais assustador, mas ele mudou de idéia após ver um pouco da maquiagem criada por Nick Dudman. Para complementar a maquiagem, Fiennes raspou o seu cabelo calvo e as suas axilas.

-É o primeiro filme que mostra visível e claramente uma morte, a de Cedrico Diggory.

-Considerado um dos livros/filmes mais marcantes, pois nele Voldemort retorna.

-Também é considerado como a revira volta da infância para o adulto.

-A Warner queria dividir o filme em dois, pois o livro era muito extenso, porém, o diretor Mike Newell decidiu subtrair cenas e tramas e fazer um único filme.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial