Blogger Templates by Blogcrowds

Especial - Harry Potter

___Especial___
Harry Potter


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


Sinopse: No terceiro ano em Hogwarts, Harry Potter e seus amigos correm perigo: um bruxo-assassino, conhecido como Sirius Black, foragido da prisão de Azkaban está à solta e pelo seu passado pretende terminar um serviço e matar Potter. Com isso, a escola passa a ser vigiada pelos guardas da prisão, os dementadores, seres gélidos, soturnos que podem roubar as lembranças boas das pessoas. Remo Lupin é o novo professor de Defesa contra Artes das Trevas e ajuda Harry a conjurar o feitiço do Patrono, para se defender dos dementadores. Porém, o professor é também um risco aos alunos, visto que é um lobisomem. Hagrid começa a dar aulas de Trato de Criaturas Mágicas e traz à aula um hipogrifo. Na aula de adivinhação, a professora Sibila Trelawney é motivo de chacota, pois os alunos acham que ela é louca ao prever sempre tragédias, principalmente, com Potter. Mas, Sibila tem a seu favor uma profecia antiga que liga os destinos de Potter e Voldemort. Harry passa a seguir os movimentos de todos em Hogwarts com o Mapa do Maroto. Hermione dá um soco em Draco após ele conseguir que o Ministério da Magia sacrifique o hipogrifo. O rato de Rony também ganha importância ao descobrir que ele é um animago que traiu os pais de Potter, Pedro Pettigrew. Uma história onde a figura de Voldemort não aparece, mas sua presença é sempre sentida.

Crítica de Fernando Fonseca: Enfim, um filme digno da saga de Harry Potter. A saída de Chris Columbus e a presença de Alfonso Cuarón na direção, foi extremamente importante para a mudança de clima na série: sai de cena o ar de aventura infantil para uma fantasia sombria e juvenil com muito ritmo e equilíbrio em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. O trio de jovens atores (Radcliffe, Watson e Grint) tem sua melhor participação até agora. A presença de Thompson e Oldman dão um brilho especial em seus papéis. É como se tudo aumentasse em escala e Harry Potter entrasse decididamente no mundo adulto. Novamente, detalhes técnicos como fotografia, cenários e figurinos dão um show à parte e a trilha sonora ajuda a compor a atmosfera fabulística dessa nova fase na história dos personagens. De longe, é o melhor filme da saga, uma tarefa difícil pois o livro é muito bom, mas com muitas histórias paralelas que Cuarón soube dirigir com habilidade e precisão para não cair na pieguice. Além de uma bela cena de quadribol na chuva. O fato de tirar os negros sobretudos dos uniformes escolares e deixarem os alunos à vontade com roupas joviais deu mais mobilidade e fluência às cenas. Um grande filme que elevou Harry Potter a um novo patamar.

-Nota: 9,5

Crítica de Matheus Pereira: Os dois primeiros filmes da série serviram como um ensaio, uma preparação para o que estava por vir. Com a lançamento de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, os dois longas dirigidos por Chris Columbus acabaram se tornando a promessa do que a série seria. Sai Columbus, entra Alfonso Cuarón (que já dirigira o infantil A Princesinha). O cineasta (que logo depois dirigiu a obra-prima Filhos da Esperança) deu uma nova cara para a série do bruxinho. Um estilo mais obscuro, um ar mais adulto. O estilo do diretor agradou tanto que todos os filmes sucessores seguiram a mesma cartilha. "Prisioneiro de Azkaban" é o mais adorado pela crítica especializada. Também pudera. Os personagens são mais explorados, a história tem um cuidado extra e a dependência do roteiro com relação à obra original é bem menos evidente. Perto das duas obras anteriores, este foge bastante do texto original. Muitas tramas paralelas foram postas de lado (o qudribol não tem o mesmo enfoque do livro). O roteirista também toma ótimas liberdades com o roteiro, desde os pequenos detalhes até reviravoltas mais importantes. Enfim a obra cinematográfica se soltou da literária. Harry Potter alcançou o patamar de "Cinemão", de verdadeiro blockbuster. A infantilidade cai por terra de uma vez por todas, e o perigo fica mais evidente. E convenhamos, Cuarón dá uma aula de direção a Columbus. Os quadros, os planos inventivos chamam atenção (com destaque para os movimentos em que a câmera "entra" nos espelhos e a cena se torna definitiva, concreta, e não reflexo). Apresentando os assustadores Dementadores e o interessantíssimo Sirius Black (interpretado pelo ótimo Gary Oldman), "Prisioneiro" flerta com viagens no tempo e comprova toda a força e a magia de Harry Potter.

-Nota: 8,5

Média: 9,0

Curiosidades

- Depois de dirigir os dois primeiros filmes, Chris Columbus preferiu não fazer o mesmo no terceiro, alegando querer passar mais tempo com sua família. Ele preferiu participar como produtor e se colocou à disposição da Warner para dirigir o longa seguinte, mas Mike Newell foi escolhido para a função.

- Outros diretores cogitados para este filme foram Callie Khouri (Divinos Segredos) e Kenneth Branagh (Hamlet).

- Depois da morte de Richard Harris, vários atores foram cogitados para o papel do Professor Dumbledore. Christopher Lee foi mencionado por algum tempo e os jornais apontavam Ian McKellen. Michael Gambon foi o escolhido.

- O nome de Ewan McGregor foi sugerido para viver o Professor Lupin.

- Foram gastos seis meses para a equipe de efeitos criar os Dementadores.

- No cenário de Dedosdemel, havia caveiras mexicanas feitas de açúcar. Para evitar que o elenco comesse os doces entre as tomadas, inventou-se que eles eram revestidos por um esmalte.

- O ilusionista Paul Kieve serviu como consultor e ensinou mágica a vários membros do elenco, além de trabalhar na elaboração de efeitos visuais físicos. Ele também fez uma participação, na cena do bar Três Vassouras.

- As filmagens tiveram que ser interrompidas depois que o trem usado como Expresso de Hogwarts foi vandalizado.

- O cenário de Dedosdemel foi usado também no primeiro filme, para a loja do Sr. Olivaras.

- David Thewlis foi cogitado inicialmente para viver o Professor Quirrell em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Aqui, ele interpreta o Professor Lupin.

- O filme foi oferecido ao diretor Guillermo del Toro, mas ele recusou para comandar Hellboy.

- Emma Thompson aceitou interpretar a Professora Trelawney para impressionar sua filha de quatro anos, Gaia.

- Gary Oldman diz ter aceitado o papel de Sirius Black porque precisava de emprego. Ele estava sem atuar há mais de um ano. Seu último trabalho foi Sin, de 2003, mas que foi rodado em 2002.

- Em uma cena em que Daniel Radcliffe deveria parecer maravilhado, o diretor Alfonso Cuarón brincou recomendando que o garoto imaginasse Cameron Diaz de fio-dental.

- Uma cláusula no contrato do diretor o proibia de falar palavrões na frente das crianças.

- Ian Brown, ex-vocalista da banda Stone Roses, havia sido convidado para interpretar o dono do bar, mas a cena acabou cortada por falta de tempo. Por isso, ele aparece brevemente no início do filme lendo Uma Breve História do Tempo.

- O produtor Chris Columbus convidou Alfonso Cuarón após assistir a outro trabalho do diretor, A Princesinha.

- Quando vemos o Mapa do Maroto pela primeira vez, o nome Newt Scamander pode ser visto. No universo de Harry Potter, ele é o autor de Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los.

- Alfonso Cuarón recusou a direção do filme seguinte da série, O Cálice de Fogo, para poder se dedicar à pós-produção deste.

- A subsidiária alemã da Warner Bros. tentou cortar o filme para que ele fosse recomendável a maiores de seis anos de idade, mas nenhuma versão foi aprovada pela censura. Acabou ficando para maiores de 12 anos.

- Sabendo do gosto de Daniel Radcliffe por música, Gary Oldman lhe presenteou com um baixo ao conhecê-lo.

- Para conhecer melhor os personagens, Cuarón pediu aos três protagonistas que escrevessem uma pequena redação sobre eles. Emma Watson entregou um texto de 11 páginas, Daniel Radcliffe escreveu apenas uma e Rupert Grint nem chegou a entregar nada.

-No fim dos créditos, ouvimos Daniel Radcliffe dizer: “Mischief managed”, e depois: “Nox”, o que faz a tela escurecer. Um som familiar ainda pode ser ouvido antes do filme finalmente acabar.


0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial