Blogger Templates by Blogcrowds

Especial - Harry Potter

___Especial___
Harry Potter


Em 2002, a saga de Harry Potter chegava ao seu segundo capítulo nos cinemas com Harry Potter e a Câmara Secreta. Após, o estrondoso sucesso do primeiro filme, a continuação veio rapidamente para matar a curiosidade dos fãs por todo mundo por mais aventuras em Hogwarts.

Harry Potter e a Câmara Secreta


Sinopse: As férias de Harry não são as melhores na casa dos tios: é mantido trancado, escondido e não pode usar magia! Então, recebe a visita de um ser estranho, um elfo doméstico chamado Dobby, que faz de tudo para impedir o retorno do jovem bruxo para Hogwarts. Potter é salvo da casa dos tios Válter e Petúnia pelos irmãos Weasley num carro voador. Na compra dos materiais escolares no Beco Diagonal, Harry tem o primeiro encontro com Gilderoy Lockhart (novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas) e Lucius Malfoy (pai de Draco, ex-Comensal da Morte). Na escola, algumas coisas obscuras começam a acontecer, ameaças nas paredes e pessoas petrificadas. A Câmara Secreta de Salazar Sonserina foi reaberta por seu herdeiro e pretende livrar o mundo dos bruxos dos "sangues-ruins" (bruxos de origem trouxa). Tudo não passa de mais uma armadilha de Lord Voldemort para voltar ao mundo dos vivos, utilizando um diário de sua juventude em Hogwarts, expulsar Alvo Dumblodore e Hagrid da escola e matar Harry Potter. Entre carros voadores, salgueiros brigões, clube de duelos, aranhas gigantes, um basilisco (um cobra gigante que mata somente com o olhar) e poção polissuco, Harry, Rony e Hermione enfrentam desafios para tentar se salvar e salvar toda escola.

Crítica Fernando Fonseca: Após ter me decepcionado com o primeiro filme, resolvi assistir o segundo somente em DVD. Confesso, que achei mais simpático. Saiu a angústia de ter que traduzir linha por linha o livro para o cinema e fizeram uma aventura mais interessante, apesar de ser a película mais longa da série. Os mistérios e acontecimentos tornam a história mais instigante. Sem a necessidade de muitas apresentações ao universo fantástico, tudo se torna mais familiar, apesar de excessivamente longo em algumas cenas que poderiam se encurtadas que causariam a mesma sensação e não alterariam o conteúdo do filme. Enfim, um filme melhor que o primeiro em muitos aspectos, incluindo o quarteto mirim (Harry, Rony, Hermione e Draco) que aparece mais desenvolto. Mas, as duas horas e quarenta minutos de duração chega a tornar-se enfadonha, se levarmos em consideração que o público-alvo principal (as crianças) não tem muita paciência para ficar tanto tempo sentado vendo filme e alguns personagens subaproveitados (não há tanta dinâmica com os professores como Severo Snape, que ficam renegados a um terceiro plano). De modo geral, é um filme que me ajudou a ter novamente gosto para assistir e acompanhar a série nos cinemas que, ainda assim, poderia ter sido bem melhor.

-Nota: 7,5

Crítica Matheus Pereira: Pode-se considerar Harry Potter e a Câmara Secreta um relevante salto na série cinematográfica. Tudo amadureceu. Da direção de Chris Columbus, a tal infantilidade que tanto atrapalhava o primeiro filme. É claro que A Câmara Secreta não é um filme para adultos, ou cem por cento maduro. Ainda é um filme voltado para as crianças, mas um pouco mais inteligente, menos ingênuo. O roteiro, infelizmente, ainda é milimetricamente baseado no livro de J.K. Rowling. A adaptação segue fidelíssima à obra literária, o que é um problema. Notem, por exemplo, o amadurecimento e o despreendimento do roteirista Steve Kloves com o passar dos anos: o primeiro e o segundo livros são os menores de toda a série, e renderam os filmes de maior duração, principalmente o segundo (161 minutos, o maior de toda a série até agora). Já O Cálice de Fogo e A Ordem da Fênix (os maiores livros) renderam filmes mais curtos com relação à obra original, principalmente o último, cujo longa teve "apenas" 138 minutos. Esse equilíbrio prova que o roteirista entrou mais no clima dos livros e soube adaptar, retirar passagens com facilidade e dar um jeito próprio para a série nos cinemas. Voltando os olhos para Câmara Secreta novamente, temos um elenco mais firme, com destaque para o trio principal e para o ótimo Kenneth Branagh, e um clima de urgência e perigo levemente mais denso. Com uma história bem mais interessante, e uma técnica perfeita como sempre, A Câmara Secreta, hoje, pode ter alguns efeitos especiais pedestres, mas segue tendo a mesma poderosa magia. Melhor que o antecessor, o segundo filme ainda era uma promessa do que estava por vir.

-Nota: 7,5

Média: 7,5

Curiosidades:

- Daniel Radcliffe disse que Harry Potter e a Câmara Secreta é seu livro favorito.

- Hugh Grant estava escalado para viver Gilderoy Lockhart, mas teve que desistir na última hora devido a outros compromissos. Alan Cumming também foi considerado para o papel.

- Muitos fãs de Harry Potter foram assistir a Scooby-Doo apenas para conferirem o trailer de A Câmara Secreta.

- Para o papel de Tom Riddle, foram abertos testes para encontrar um ator entre 15 e 17 anos. O escolhido foi Christian Coulson, de 23 anos.

- Foram destruídos 14 carros da Ford para que se gravasse a cena na qual Harry e Ron batem no Salgueiro Lutador.

- Enquanto Hagrid leva Harry para longe da Travessa do Tranco, eles passam em frente à várias vitrines. Em uma delas, podem ser vistos vários livros da série.

- O diálogo entre Daniel Radcliffe e Jason Isaacs com a fala, “Esperemos que o Sr. Potter esteja sempre por perto para salvar o dia”, foi totalmente improvisado pelos atores.

- Durante as filmagens, Dobby era “interpretado” por uma bola alaranjada enfiada em um taco.

- Quando Harry entra no escritório do Professor Dumbledore, há um retrato de Gandalf, o Cinzento (de O Senhor dos Anéis), na coleção de pinturas dos grandes magos.

- As filmagens deste longa começaram três dias após a estréia de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

- Para ter uma idéia do quanto seu personagem teria que ser asqueroso, Jason Isaacs teve que assistir ao primeiro filme para conferir a interpretação de Tom Felton, que seria seu filho.

- Um gerente de cinema norueguês contou que seus clientes mais novos estavam vomitando na sessão do filme. As crianças estavam comendo muitos doces e pipoca e, ao verem Ron vomitando lesmas gigantes, acompanhavam o personagem.

- Alguns dos retratos em Hogwarts mostram o designer de produção, Stuart Craig, e o produtor executivo, Mark Radcliffe.

- Apesar do sobrenome em comum, o produtor executivo, Mark Radcliffe, e o protagonista, Daniel Radcliffe, não são parentes.

- O roteiro original previa que Hermione iria abraçar Ron e Harry na cena final. Mas Emma Watson ficou com vergonha de abraçá-los na frente do elenco inteiro e Chris Columbus mudou seus planos. Hermione abraça Harry e, quando começa a fazer o mesmo com Ron, eles ficam envergonhados e apertam as mãos.

- O título usado pela equipe para disfarçar a produção, impresso até nas claquetes, era Incident on 57th Street, nome de uma canção de Bruce Springsteen, de 1973.

- Todos os quatro filhos do diretor aparecem no filme. Eleanor Columbus vive Susan Bones (repetindo o papel do primeiro filme), Brendan Columbus é um garoto na sala de estudo, Violet Columbus é a garotinha com flores e Isabella Columbus está na livraria.

- Quando Ron e Harry chegam ao dormitório que acabou de ser roubado, pode-se ver, na pilha de livros, o Volume 4 da Enciclopédia Mágica, da segunda edição de Dungeon and Dragons.

- No Reino Unido, este foi o primeiro filme a atingir 1 milhão de cópias vendidas no primeiro final de semana de lançamento em DVD.

- O carro dos Weasleys, o Ford Anglia, era usado pela própria J.K. Rowling quando mais jovem, e ela o colocou no livro.

- A saudação feita por Harry e Draco no Clube de Duelo é uma variação da saudação usada em esgrima.

- Como a rede inglesa Odeon vende ingressos antecipados, mais de 200 mil foram vendidos no Reino Unido antes da estréia do filme, o equivalente a quase US$ 2 milhões. Outros US$ 15 milhões foram arrecadados nas pré-estréias de lá.

- Os créditos finais duram 10 minutos e terminam com uma cena adicional, na qual descobrimos o destino de um dos personagens principais.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial