Blogger Templates by Blogcrowds

Na TV - De 10/04 a 17/04

A Vila


Já falei aqui mesmo no blog, e volto a falar: adoro "A Vila". A crítica detonou, o público deu as costas. Mas por quê? "A Vila" é uma aula de como fazer um suspense. A calma com que o diretor constroi seus personagens e sua história é o ingrediente principal de um bom suspense. Flertar com o desconhecido também é outro ingrediente que não falta no longa de M. Night Shyamalan. Visual bacana, fotografia perfeita, direção de arte excelente, trilha sonora marcante. Ora, se "A Vila" tem tudo isso, por que não recebeu a devida atenção? Sinceramente, não sei! É claro que não tem a mesma força e a mesma surpresa de "O Sexto Sentido", nem a inteligência de "Corpo Fechado" nem o terror de "Sinais", mas é ótimo. É bom justamente por ser diferente. Shyamalan merece aplausos justamente por se desvencilhar e fazer algo diferente, mas sem nunca deixar as "raízes" de lado. É, também, seu filme mais gráfico, afinal, aposta alto na fotografia e na direção de arte. É também seu filme mais simples em termos de roteiro, sem muitas metáforas ou alusões. Mas ainda assim, é um filme de Shyamalan. E um ótimo suspense.

Nota: 8,5
Dia: 10/04 ás 13:30 na TNT.
____________________

Pearl Harbor

Na época do lançamento de Pearl Harbor, algumas pessoas (amigos do diretor, provavelmente) e até mesmo os envolvidos na produção do filme diziam que "Harbor" era o novo Titanic. Bem, até que esse louca comparação tem fundos de verdade. Assim como Titanic, Pearl Harbor é uma superprodução. Assim como Titanic, "Harbor" usa como pano de fundo momentos marcantes da história da humanidade para contar uma história de amor. Assim como no filme de James Cameron, o longa de Bay garante o espetáculo visual, mas deixa uma pouco de lado o roteiro. Assim como o longa vencedor de onze Oscar, "Harbor" é longo, tem frases de efeito bem infantis, volta e meia apela para o sentimentalismo e esquece um pouco do fato histórico que ocorre no momento. É claro, que Cameron é muito, mas muito mais experiente e mais competente que Bay, e que Titanic é inúmeras vezes melhor que Pearl Harbor. É ignorância compará-los por este ponto de vista. Titanic é um clássico. Com alguns erros, é ainda um dos maiores e mais emocionantes filmes já produzidos. Diferente de Pearl Harbor, que é um belo espetáculo, mas não emociona e marca da mesma maneira. No final das contas, é sim, uma comparação deconexa, mas que tem alguns fundinhos de verdade.

Nota: 7,0
Dia: 10/04 ás 18:30 na TNT
____________________

O Grande Truque

O Grande Truque é, acima de tudo, um filme extremamente inteligente. O roteiro repleto de indas e vindas, reviravoltas e surpresas a cada minuto empolga e nunca se torna monótono. Além de ser inteligente, o filme consegue entreter, divertir. Os bastidores da magia são expostos, alguns truques são revelados, mas no final sempre somos enganados. No ilusionismo, e aqui nesta obra, é assim. Ficamos atentos, prestamos atenção em cada cena, em cada diálogo, mas no fim somos pegos de surpresa por algo que estava ali, diante de nossos narizes. O filme começa provocante, com o personagem de Michael Caine (excelente, como sempre) dizendo: "Você está olhando atentamente?". A partir daí, nossa atenção fica redobrada. Acompanhamos truque a truque. Surpresa a surpresa. Acompanhamos as excelente atuações do elenco: Chistian Bale está ótimo, e nunca se sabe se ele é o vilão ou o mocinho da história. Hugh Jackman também está muito bem, por vezes até parece o mocinho, mas sua obsseção faz com que essa bondade evapore. Scarlet Johanson está linda, e sua beleza já é um atrativo. No final nos damos conta que não existem vilões ou mocinhos, e sim, mentirosos ilusionistas, assim como cada um de nós.

Nota: 10,0
Dia 10/04 ás 21:00 na Warner Channel
____________________

Quem Quer Ser Um Milionário?

O que "Quem Quer Ser Um Milionário?" tem de tão bom? Sinceramente? O que faz dele este filme que a maioria idolatra? O que faz dele merecedor de inacreditáveis oito Oscar? Eu confesso que não vi nada de extraordinário na obra de Danny Boyle. É um bom filme, sem dúvidas. Mas nada do que disseram e ainda dizem por aí. A história é simples e um tanto clichê, a direção peca em alguns quesitos, as atuações são caricaturais e pouco inspiradas, entre outros. Mas então por que um filme tão desconexo fez tanto sucesso? Por ter sido lançado em boa época, talvez. "Slumdog" tem um ótimo clima. É vibrante, é colorido, é alegre, talvez por isso que todo o mundo tenha reverenciado-o. Infantil e bobinho, Slumdog é um filme mais estranho que o seu concorrente no Oscar (me refiro a ele mesmo: Ben Button), e bem inferior ao mesmo. Com uma trilha sonora marcante ("Jai Ho" é bem legal!) e uma excelente fotografia, "Slumdog" é um filme, digamos, normal. Não mais que isso.

Nota: 7,0
Dia: 13/04 ás 22:00 no Tele Cine HD

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial