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Oscar 2010 - Apostas: Som e Edição de Som

É a lógica: geralmente o filme mais barulhento vence. Os musicais também tem lugar reservado entre os vencedores, mas este ano Nine, único musical literal, ficou de fora. Então, restaram mesmo os barulhentos e as surpresas.

Como eu já explicara aqui mesmo no blog, a categoria de "Som" é destina a área que capta os sons emitidos no momento, no estúdio e nas externas. É o tal do "som direto", não estou enganado. Já a "Edição de Som", como o próprio nome já diz, abrange a área que edita efeitos sonoros na pós produção. Sons feitos por computador ou efeitos sonoros captados separadamente e editados depois são exemplos (assista um dos extras do DVD duplo de King Kong, nele, você ficara sabendo detalhe por detalhe sobre a edição de som. A captura de sons e a edição posterior. É um prato cheio e bem explicadinho).

Mas antes dos comentários e das apostas, vamos relembrar os indicados a Melhor Som:

-Avatar
-Guerra ao Terror
-Transformers - A Vingança dos Derrotados
-Star Trek
-Bastardos Inglórios

Como você pode ver, há surpresa entre os indicados. Trata-se de um filme que quase ninguém (ninguém, pra ser exato) apostou para esta categoria. São. São eles mesmo: os bastardos de Tarantino. Sem dúvida é uma grande surpresa, já que o filme não inova tanto na área, mas claro, não deixa de ser interessante. Até que nesta categoria, a de Som, a surpresa não é tão grande quanto na de Edição de Som. Talvez esta indicação tenha sido uma maneira de homenagear e dar mais indicações para o filme, afinal, a Academia ama épicos, principalmente se estes forem sobre a Segunda Guerra Mundial. Não vejo chance alguma para o longa de Quentin, mas não descarto uma surpresa ainda maior se o filme vencer. Outro que não está com muitas chances e parece estar aqui pelo mesmo motivo do outro (ser mais uma indicação na coleção) é Guerra ao Terror. O trabalho é ótimo, sem dúvida, mas é muito comum. É "certinho". E como já disse em uma recente crítica minha, não basta ser certinho, tem que ousar, ser mais que certinho. E "Guerra" não ousa muito nessa área. O trabalho é competente, mas nada que mereça um prêmio. Uma indicação já está de bom (mas muito bom) tamanho. A briga mesmo está entre os grandes barulhentos: Star Trek, A Vingança dos Derrotados e o favoritíssimo Avatar. Já sabemos que este prêmio está quase decidido: Avatar será o provavel vencedor. Disso todo mundo sabe. Mas não posso deixar de comentar os outros dois. Star Trek tem um ótimo desempenho na área e se destaca, mas parece estar longe da vitória. Já o segundo Transformers parece o único capaz de tirar o careca dourado dos ET's azuis. O desempenho da continuação é tão bom quanto o do primeiro filme. É, em suma, muito barulhento. Dá dor de cabeça, e isso, já o põe na briga. Mas a única indicação, a péssima recepção da crítica e a existência de Avatar o distanciam da vitória. Falando do favorito: além de ser barulhento, inova na área. Assim como os outros épicos grandiosos, Avatar enaltece o som, que torna-se parte fundamental para a história. Diferente dos outros quatro, Avatar parece encarar o som com mais seriedade e com sede de inovação. E isto, já o catapulta para o alto e para muito próximo da estatueta dourada. Mas um para a conta dos gigantes alien azulados de James Cameron.

Quem deve vencer: Avatar
Tomara que não vença: Bastardos Inglórios (nunca achei que ia torcer para que o filme de Tarantino perdesse algo)
Torço para: Avatar

Vamos lembrar agora, os indicado a Melhor Edição de Som:

-Avatar
-Guerra ao Terror
-Up
-Star Trek
-Bastardos Inglórios

Se na categoria de Som o filme de Quentin Tarantino já surpreendera, na de Edição de Som a surpresa tomou ares de absurdo. Não que a área do filme seja ruim ou incompetente, mas não merecia uma indicação. Filmes mais ousados e mais "felizes" na área como Distrito 9 e até mesmo o longa de Michael Bay merecia estar no lugar ocupado pelos matadores de nazistas. Ficando com a vaga pelo mesmo motivo que o beneficiara na categoria anterior, Bastardos Inglórios parece estar perdido no meio dos outros indicados, mas não se surpreenda, se no dia sete de março, no teatro Kodak, o nome do filme for anunciado como o vencedor da categoria, dando mais um prêmio para o filme que se passa da segunda grande guerra. Guerra ao Terror aqui, está menos perdido que na outra categoria. O desempenho do filme nesta área é mais notável e a indicação é merecida, porém, tal indicação já é um grande prêmio. Star Trek, assim como na categoria irmã, parece correr, correr, correr, mas nunca chegar perto da estatueta. Muito se deve pela concorrência. É bem barulhento e cumpre com competência seu papel, mas esta categoria também já de uns tais de Na'vis. O único que pode desbancar a mega-produção de Cameron é Up, da Pixar, que está sempre cutucando os favoritos da categoria. Como se trata de uma animação, a edição de som é fundamental. Sem uma edição competente um filme do estilo seria um completo desastre. A edição de som é a segunda alma de uma animação, já que as vozes, sons e tudo mais são editados posteriormente. Mas Avatar parece já estar com o Oscar nas mãos. Tão difícil como em uma animação (já que o filme é quase uma), a edição de som do longa merece reconhecimento. Só as cenas de batalha, por serem barulhentas e bem editadas, já merecem o prêmio. Além de ser quase uma obrigação reconhecer um trabalho tão dífícil e cansativo, o longa inova na área e é o merecedor.

Quem deve vencer: Avatar
Tomara que não vença: Bastardos Inglórios (desculpa Tarantino?!)
Torço para: Avatar, mas não ficaria nem um pouco triste se Up vencesse.
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Por enquanto é só. Em breve tem mais. Espero que tenha gostado do texto e do formato. Abraços e façam suas apostas!

Matheus Pereira

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