Blogger Templates by Blogcrowds

Previsões para o Oscar: Som e Edição de Som

-Som (que também pode ser lido como Mixagem de Som) envolve a gravação do áudio durante as filmagens, o que envolve a operação e o posicionamento dos microfones no set. Já Edição de Som consiste, como o próprio nome diz, em editar o áudio na trilha sonora do filme, incluindo aí não só o som ambiente gravado, mas também os diálogos e os efeitos sonoros criados posteriormente.

Como estas categorias embaralham a cabeça de muita gente, resolvi colocar uma explicação antes de aponstar os supostos indicados. São duas categorias que muita gente ignora, mas que tem um grande valor na premiação e uma considerável diferença entre uma e outra.

Vamos aos chutes:

-Som

Mesmo sendo fã de Avatar, tenho consciência de que não posso deixar o meu amor pelo longa subir a cabeça, mas seria ignorância minha não dizer que Avatar, ao menos nas categorias de Efeitos Visuais e nas de Som, é o favorito. Avatar talvez tenha mais chance na cateogoria de Edição de Som, tendo em vista que grande parte dos efeitos sonoros foram criados e editados ma pós produção. Mas a área de Som do filme também é impecável. Por isso, pode até não ganhar (o que é muito difícil, pois Avatar inova na área), mas com certeza será indicado. Outros longas certos na categoria é Distrito 9 e Star Trek (esse trio promete!) Restam as outras duas vagas, que provavelmente irão para Guerra ao Terror e Transformers - A Vingança dos Derrotados (esse quesito do filme merece destaque, e Transformers deve ser indicado ao menos a uma categoria). Apesar de 2012 e alguns filmes barulhentos que circulam por aí terem alguma chance e outra, dificilmente haverá alguma surpresa nesta categoria. Duvido que Up seja indicado, mas pode surpreender.

Então fica:

-Avatar
-Distrito 9
-Star Trek
-Guerra ao Terror
-Transformers - A Vingança dos Derrotados

_________________________________________________

-Edição de Som

Aqui sim, Avatar é favorito absoluto, tendo em vista a criação e edição de sons bem peculiares e criativos em Pandora e nas cenas de ação. Avatar é barulhento e isso ajuda muito. O único filme que pode surpreender na vitória é Distrito 9, mas isso não vem ao caso, já que estamos discutindo os indicados. São certos: Avatar, Distrito 9 e Star Trek (que trio!). Guerra ao Terror tem grandes chances de figurar nessa categoria, mas não que mereça ser indicado, mas sim porque é um ótimo filme. A última vaga fica dividida entre Transformers e Up. Creio que a vaga será preenchida pelo último, afinal, os filmes da Pixar dificilmente são esquecidos nas categorias de som. Dificilmente filmes como Bastardos Inglórios e A Estrada figurem em ambas categorias de som, mas não devemos deixar de lado estes, nem qualquer outro filme que se encaixe nas categorias.

Então fica:

-Avatar
-Distrito 9
-Star Trek
-Guerra ao Terror
-Up

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial