Blogger Templates by Blogcrowds

Minha ideia inicial era fazer um post para cada categoria, mas o tempo está muito curto e os indicados já saem agora, dia 2. Então, tenho que postar, no mínimo, duas categorias por vez. Neste post (como no anterior) falarei de três categorias, que pra mim, são as melhores.

Vamos aos chutes:

-Edição


A categoria de Edição até que está bem fácil de se prever este ano. É sempre bom lembrar, que o prêmio de Edição é (juntamente com os de roteiro) um dos melhores termômetros para adiantar o melhor filme na categoria principal. Geralmente os favoritos ao prêmio principal são indicados, e geralmente o vencedor na categoria é o favorito absoluto a Melhor Filme (mas isso ás vezes não procede, claro). Podemos então afirmar que Avatar e Guerra ao Terror são certíssimo a uma indicação. Primeiro Avatar, pois é um filme movimentado, que mantém o excelente ritmo durante quase três horas, e trás um belo trabalho de edição. A mesma coisa acontece com Guerra ao Terror, que tem uma edição competente e equilibrada. Outros dois que são garantidos são Bastardos Inglórios e Amor Sem Escalas (o primeiro tem uma edição excelente, o segundo parece que será indicado só porque é um dos favoritos a categoria principal). Já a última vaga fica dividida entre (500) Dias com Ela, Distrito 9 e Star Trek (note que todos tem chances enormes de chegar a categoria principal, principalmente o primeiro e o segundo). (500) Dias com Ela tem uma montagem excelente, mas não deve ser indicado, Star Trek também não tem grandes chances, pois por mais que o ano fora beneficiado por ótimas ficções-científicas, Avatar parece que representa tal gênero. Creio que Distrito 9 ficará com a vaga (apesar de ser ficção-científica, mistura drama e ação e tem uma edição superior). Não descartaria Preciosa, mas como foi ignorado pelo Sindicato de Editores e não tem grandes chances na categoria principal, acho muito difícil conseguir uma vaga aqui.

Então fica:

-Avatar
-Guerra ao Terror
-Bastardos Inglórios
-Amor Sem Escalas
-Distrito 9
______________________________

-Roteiro Original


Um filme é certo: Bastardos Inglórios. Se há uma categoria que não há dúvidas que o filme de Quentin Tarantino se fará presente, esta é a de Roteiro Original. O roteiro brilhante de Tarantino é certo entre os indicados e larga na frante como favorito. Outro filme certo entre os cinco indicado é Guerra ao Terror, que é o grande rival do filme de Tarantino nesta categoria. Outro que está quase certo é o ótimo (500) Dias com Ela, de Marc Webb. A quarta vaga, fica, é claro, com os magos da Pixar e o bom (não é o melhor da produtora) Up. A última vaga fica dividida entre Um Homem Sério de Joel e Ethan Coen e Avatar de James Cameron. O último fora indicado ao WGA, mas os crítico dizem constantemente que o roteiro de Avatar não é seu ponto forte. Então, como a Academia adora os Coen e o roteiro de seu novo filme é bem original, a última vaga deve ficar com eles. Mas não se surpreenda se o filme de Cameron figurar entre os cinco indicados, já que é o favorito a categoria principal.

Então fica:

-Bastardos Inglórios
-Guerra ao Terror
-(500)Dias com Ela
-Up!
-Um Homem Sério
______________________________

-Roteiro Adaptado


É uma categoria difícil. A única certeza entre os indicados é Amor Sem Escalas, de Jason Reitman, principalmente agora que venceu o Globo de Ouro. Outro que provavelmente é indicado é Preciosa. Distrito 9, que deve ser a grande surpresa entre os indicados, é quase certo nesta categoria. O britânico Educação tem grandes chances de ser indicado, e a quarta vaga fica com ele. Ja a última vaga fica entre O Fantástico Sr. Raposo, Direito de Amar, Coração Louco e Onde Vivem os Monstros. Se for para analisar o trabalho mais desafiador, é claro que Onde Vivem os Monstros largaria na frente, mas a animação de Wes Anderson tem grandes chances. Porém, o trabalho de Spike Jonze tem mais chance, já que a Academia gosta de homenagear roteiristas que se baseiam em histórias e contos curtíssimos, e Jonze e Dave Eggar fazem isso com maestria, tornando não só um filme infantil, mas um metafórico filme para adultos. Esta categoria realmente é difícil de prever, mas garanto que uns três dos citados acima consegue chegar lá.

Então fica:

-Amor Sem Escalas
-Preciosa
-Educação
-Distrito 9
-Onde Vivem os Monstros

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial