Blogger Templates by Blogcrowds

De Cinéfilo Pra Cinéfilo

_____Os Melhores Pôsters de 2009_____
Por Matheus Pereira

Melhor Pôster - Drama ou Romance

Trata-se, na verdade, de um teaser-poster de "Um Olhar do Paraíso", e não um poster como pede a regra, mas é que o cartaz é tão belo que seria uma afronta não elegê-lo como o melhor pôster para um drama. O filme vem sendo criticado, mas não tem cabimento criticar o pôster, que junta em uma única imagem beleza e simplicidade. Se quiser ir mais a fundo, poderá achar até algumas metáforas, mas aí deixo para cada um achar o que quiser. Basta dizer que tudo é perfeito no cartaz. Fonte, cores, contrastes. Trabalho competente da divulgação. Você deve lembrar se um teaser-pôster azul lançado há um tempo atrás, pois é, aquele teaser foi duramente criticado, e para compensar o erro, eles lançaram este belo pôster. Vamos ver se o filme se compara ao cartaz!





Melhor Pôster - Comédia

Quando um pôster de uma comédia te faz rir, é sinal que o filme lhe reserva, pelo menos, algumas risadinhas. O trabalho do pôster, afinal, é vender o produto, promover o que vai ser comprado. É por isso que muitos filmes medíocres tem belos cartazes. É só olhar pro bebê de óculos, um tigre e uma galinha que você já tem uma base do que está por vir. Muitas das vezes os cartazes brasileiros ficam melhores que os cartazes estrangeiros, parece, que os feitos aqui são mais vivos, tem mais cor, e este pôster de "Se Beber, Não Case" é a prova disso. Além de ser mais vivo é o melhor pôster lançado da comédia. Enquanto os outros focavam mais nos rostos dos atores, este mostra mais o "ambiente" e os "achados e perdidos". Quem já assistiu o filme e gostou, é só dar uma olhada em Zach Galifianakis (o barbudo), é impossível não rir.




Melhor Pôster - Terror/Suspense

"Anticristo" é, sem dúvidas, o filme mais metafórico do ano de 2009. Seu pôster mais belo não podia deixar de ser também. Note os rostos, um de frente pro outro. Imagine quando a tesoura se fechar, os rostos irão se colidir e algo irá ser cortado. Ou seja, toda ação, tem uma reação. O cartaz é belo, matafórico e arte pura. Os outros cartazes de "Anticristo" não são grandes coisas. O mais conhecido é aquele do casal transando aos pés da árvore, outro é o teaser-pôster preto, com letras brancas e vermelhas e nada mais, outro consiste na focalização dos rostos do casal, adivinhe fazendo o quê. Mas sem dúvida o mais bonito e bem feito é este. Lars von Trier com certeza concebeu o mais perturbador filme do ano, tal qual o cartaz.








Melhor Pôster - Ficção Científica

Infelizmente ainda não assisti ao elogiadíssimo filme de Duncan Jones e com Sam Rockwell, mas posso falar de seu cartaz: brilhante! Os dois cartazes de "Lunar" são excelentes, mas este tem algo mais. O "desenho" da suposta Lua parece uma ilusão de ótica e nos passa com perfeição as alucinações que o personagem tem durante o filme. Pouco tenho a falar, apenas veja o pôster e tire suas conclusões.










Melhor Pôster - Animação

Ok, ok, o pôster de "Up!" é lindo, mas o de "Coraline" é mais que lindo. O pôster é exatamente o que o filme é: uma mistura de muitas cores com escuridão. O grande trunfo do cartaz e do próprio filme é flertar com as cores vivas e as mais "mortas" (no sentido mais popular) sem confundir, mas sim criando um clima incrível. O cartaz, como eu já havia comentado, tem de vender seu produto. E o pôster de "Coraline" faz isso com perfeição, dizendo de cara do que se trata e qual seu estilo. Não esconde de ninguém que trata-se de um stop-motion e que o clima é bem Tim Burton. Não deixe de conferir o longa, por enquanto aprecie o belo pôster!





Melhor Pôster - Fantasia

O longa de Terry Gilliam ainda não foi lançado aqui no Brasil, mas pelo trailer dá para notar o grau de insanidade da história, mas como em todos os filmes de Gilliam, é uma insanidade sadia. Os loucos de Gilliam são felizes e legais, não psicopatas. Ao menos eu acho. O cartaz de seu último longa ilustra bem o estilo do diretor. Trata-se de "O Imaginário Mundo do Dr. Pernassus", último filme com Heath Ledger. No elenco: Jude Law, Colin Farrel, Christopher Plummer e Johnny Depp. O filme promete. O cartaz já prometeu...









Melhor Pôster - Ação/Aventura


O filme não é grande coisa, mas o pôster consegue unir duas coisas: o típico cartaz de ação (homem armado defendendo uma mulher) e arte (a arquitetura do museu onde se passa a cena do cartaz). Juntando as duas coisas, resultou no belo cartaz de "Trama Internacional". O pessoal responsável pela divulgação foi inteligente: usou a melhor cena (e única coisa "quase-memorável do filme inteiro) para vender o produto. Enganou direitinho e vendeu o que devia. O outro cartaz que mostra um pequeno mosaico de imagens do filme também é muito bonito. Pena que o filme não é como o cartaz...







Melhor Teaser-Pôster


Na verdade, todos os pôsters e teaser-pôster de "Watchmen" são sensacionais. Todos, sem exceções, são obras de arte puras. Os teaser parece ter saído de HQ's tamanha fidelidade. Cada detalhe, cada fonte, cada imagem. Watchmen não apenas se baseia, Watchmen faz uma fiel homenagem. Deixar de citar os belos pôsters seria ignorância e falta de com senso. É só olhar a imagem ao lado e ter uma base dos outros. É claro que escolhi o melhor vigilante do grupo: Rorschach. O cartaz vendeu perfeitamente seu peixe, e não enganou ninguém, pois o filme também é excelente! Aprecie sem moderação.




Destaques:

Cartaz mais sexy
Cartaz mais assustador



















Cartaz mais "cuti cuti"


Todos os cartazes de "Garota Infernal" são belos e sexy. Todos os cartazes de "Onde Vivem os Monstros" são lindos. Todos os pôsters e teaser-pôsters de "The Crazies" são estilosos e assustadores!

Espero que tenham gostado! Comentem!

5 comentários:

Adorei a eleição dos pôsteres. Um Olhar do Paraíso e Doctor Parnassus são os melhores do ano fácil.

23 de janeiro de 2010 às 16:03  

Excelente matéria!Todos os posters foram muito bem escolhidos e justificados, inclusive em suas versões alternativas. Esse guri é meu orgulho...

23 de janeiro de 2010 às 16:26  

ups! Esqueci de dizer que meus preferidos são Anticristo (perfeita síntese do filme, como muito bem vc explicou) e Lunar (pela absurda plasticidade)

23 de janeiro de 2010 às 16:29  

Muito obrigado gente! Foi bem difícil, principalmente o pôster de filme de ação, tinham vários bons, mas acabei ficando com o de "the international". "The Lovely Bones" foi minha primeira e única opção...

24 de janeiro de 2010 às 12:21  

Gostei dos posteres selecionados. Todos merecem destaque realmente. Gosto muito do de Se beber não case. Genial, na minha avaliação.

abs

25 de janeiro de 2010 às 22:09  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial