Blogger Templates by Blogcrowds

De Cinéfilo Pra Cinéfilo

"A vida é feita de sonhos e realizações: você sonha, você realiza!"

Por Matheus Pereira

Uau! Já disse isso inúmeras vezes, mas gosto de repetir: como é bom estar de volta. Sinto-me até um pouco enferrujado no quesito "coluna". Deixamos nossas respectivas colunas de lado para nos dedicarmos a outras atividades. A Anabela é uma mulher atarefada, o Richar trabalha muito e eu me mato estudando. Infelizmente o blog foi ficando em segundo, terceiro plano, sendo visitado de vez em quando, tendo míseras três postagens por semana. Senti saudade da minha coluna, este é um espaço em que posso diversificar meus assuntos e não me prender a rótulos ou ideias pré estabelecidas. Este espaço é para se falar sobre a vida, embora até hoje só tenha falado sobre cinema. Mas hoje, para quebrar este ritual de sempre falar sobre cinema, resolvi falar sobre sonhos.

O que são sonhos? Segundo o wikipédia o sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono.

E para você o que são sonhos?

Foi em 1901, com a publicação de A Interpretação dos Sonhos que Sigmund Freud deu um caráter científico à matéria. Naquele polêmico livro, Freud aproveita o que já havia sido publicado anteriormente e faz investidas completamente novas, definindo o conteúdo do sonho como “realização dos desejos”. Para o pai da psicanálise, no enredo onírico há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado), este último realmente importante. A fachada seria um despiste do superego(o censor da psique, que escolhe o que se torna consciente ou não dos conteúdos inconscientes), enquanto o sentido latente, por meio da interpretação simbólica revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa.

Há pouco tempo, um estudo provou que os bebês já sonham no útero de suas mães (!!!). Talvez elas sonham em não serem puxadas pelo pescoço na hora do parto(ok, piadinha infame essa)...

Logo, sonhos são o que você vive ou o que você quer que aconteça. É um espelho disfarçado. Um reflexo subjetivo de algo que você quer. Mas como saberemos o que cada sonho significa? Oras, basta você parar para pensar e tentar entender seu coração. Agora, neste exato momento, enquanto você aprende ou perde tempo comigo, com o que você está sonhando? Você sonha em algo ou alguém? Você sonha em se tornar o que você não é agora?

Estamos sempre sonhando, querendo ou não, escondendo ou não, em sonos profundos ou acordados, estamos sempre sonhando. Sonhamos com uma bela esposa/esposo e com uma linda e saudável família. Logo sonhamos com um bom emprego. Quando conseguimos, tentamos achar outro objetivo para que possamos continuar sonhando. Aí, sonhamos em uma bela e confortável casa. Quando conseguimos procuramos outro sonho para sonhar. Agora, sonhamos com um carro do ano. Quando conseguimos, procuramos outro sonho para nos ocupar e sonhamos com... bem... o que vamos sonhar depois? Temos uma família, um emprego, uma casa, um carro... e a felicidade? Onde está a felicidade nisso tudo? Nos preocupamos com os bens e com a estabilidade, mas esquecemos de sonhar na felicidade. Sonhamos com tudo aquilo, levamos anos para tornar cada sonho em realidade, quando nos damos conta, passamos mais de seis décadas sonhando, olhamos para trás e queremos sonhar ainda mais: sonhar com mais um dia de vida e não com os bens que tomaram nossos dias no decorrer de sessenta anos. Parece que vivemos apenas para sonhar, afinal o ser humano sempre precisa de um sonho e de um nível a chegar, como em um jogo de video game.

Nossa, que viagem psicodélica e paradoxal a minha, não acha?

Mas é verdade. Você aí, que neste momento lê meu texto, no mínimo você sonha em ganhar muito dinheiro, ter uma bela namorada, ter uma família saudável, e se possível, com cinquenta e poucos anos já estar aposentado. Sim, tudo bem, não lhe culpo por sonhar isso, todo mundo sonha isso, mas, você sonhar com os sorrisos que você pode dar? Você sonha com as alegrias que pode viver? Enquanto você sonha em bens e coisas supérfluas, pessoas passam por você, pessoas te abraçam, mulheres/homens tentam te amar enquanto você só tem olhos pro volume que eles proporcionam em seus jeans caros.

Oras, aí já estamos em outro nível. Acho que as pessoas misturam sonhos com obsessões. Será que ter algum objetivo é ter um sonho? Olhe para você mesmo. Acorde de seus sonhos imbecis, sonhe com o que vale a pena. Sonhe com o seu amanhã. Faça seu amanhã e não espere que alguém faça pra você e lhe entregue nas mãos.

É como aquela velha história, beije a menina que você quer antes que venha outro e a beije no seu lugar. Ou seja, sonhe e faça acontecer, antes que alguém sonhe na sua frente e faça acontecer antes de você. Lute por sua felicidade.

Sonhos não são simplesmente para serem sonhados, sonhos são para serem vividos!

Afinal, você sonha?

Afinal, o que são sonhos?

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial