Blogger Templates by Blogcrowds

Em DVD - Crítica - Intrigas de Estado

Tony Gilroy é um cara inteligente. Começando com roteiros de filme não tão inteligentes como Prova de Vida, Gilroy aos poucos foi crescendo e foi o responsável pelo roteiro do bom Advogado do Diabo, pouco a pouco seu nome foi se tornando conhecido com o lançamento de A Identidade Bourne. Posteriormente veio o roteiro de A Supremacia Bourne. Após veio a terceira parte da trilogia Bourne: O Ultimato Bourne, e foi com este filme que o seu nome passou a ser realmente respeitado na indústria. Mas Gilroy ainda não mostrara toda sua inteligência, foi então que lançou Conduta de Risco, que além de escrever também dirigiu, o resultado? Gilroy recebeu uma indicação ao Oscar de Roteiro Original e Direção, com este filme, Gilroy passou a ser respeito não só na indústria, mas fora dela também. Veio então Duplicidade, segundo filme dirigido por ele. Este último é o mais fraco de sua carreira, mas devo admitir que o filme é muito inteligente. Por fim, eis que surge Intrigas de Estado, roteiro em parceria com Matthew Michael Carnahan e direção de Kevin McDonald. Extremamente inteligente e dinâmico, Intrigas de Estado é mais um acerto dentre os vários da carreira de Gilroy. Um roteiro bem estruturado, bem amarrado e cheio de surpresas e reviravoltas. Sempre centrado, Gilroy e Carnahan nunca se perdem, sempre levam a história com convicção e firmeza. Os dois conseguem fugir de mal que assolou e assola vários filmes com assuntos semelhantes (política, jornalismo e investigação) que é tornar-se monótono. Em momento algum o filme torna-se chato, arrastado ou clichê. Sempre original, "Intrigas" surpreende a quase todo segundo.

Kevin Macdonald é um cara inteligente. Depois de estrear na ficção com o excelente O Último Rei da Escócia, Macdonald ainda fez um documentário e voltou para a ficção. Quem achou que o filme vencedor do Oscar de Melhor Ator (Forrest Withaker) fora apenas um golpe de sorte, e que Macdonald não conseguiria outro feito notável, estava completamente enganado. Ele é inteligente pelo simples fato de ser paciente, esperar por um bom roteiro e saber trabalhar com um ótimo e difícil (Russel Crowe possui tantos detratores quanto fãs, Ben Affleck possui sua imperfeições que todos já conhecemos...) elenco. Saber dar vida a um roteiro tão inteligente e tão costurado como o de Gilroy e Carnahan não é para qualquer um, ser corajoso o bastante para assumir um projeto que tinha quase tudo para dar errado, também é de admirável inteligência. Com um estilo por vezes semi-documental, por outras, digamos, convencional, Macdonald nunca se perde em sua direção e na transposição do roteiro. Tanto na composição das cenas (planos, enquadramentos...) quanto na direção de atores, Macdonald se supera e mostra que fora uma das melhores descobertas desta década.

Justine Wright é uma mulher inteligente. Responsável pela montagem do filme, Wright faz um trabalho merecedor de aplausos. Para um roteiro tornar-se melhor do que já é ser entendido, é necessário, além de uma boa direção, uma boa edição, afinal, se a montagem não for boa, o roteiro torna-se complicado, errôneo e sem sentido, mas com um bom trabalho de edição, o roteiro torna-se um exercício mental muito melhor e mais completo. E olha que um roteiro tão costurado como o de "Intrigas" não deve ter sido fácil de ser dirigido e de ser montado. Wright foi responsável também pela montagem de O Último Rei da Escócia, e neste último ela já mostrara um excelente trabalho de edição, felizmente seguiu o caminho certo.

Russel Crowe é um cara inteligente. Uns amam, outros odeiam. Uns apenas gostam e outros nem sabem que ele é. Eu, particularmente, gosto muito dele. Acho-o um ator completo e competente. É inteligente por motivos óbvios: faz filmes de gêneros variados para agradar a todos os tipos de fãs, já ganhou um Oscar por sua atuação em um filme épico chamado Gladiador e olhe que ele nem merecia o prêmio neste ano. Um ano antes, fora indicado por O Informante, filme de Michael Mann com roteiro inteligente e Al Pacino no elenco. Em 2002 fora indicado ao Oscar por sua atuação no ótimo Uma Mente Brilhante de Ron Howard. Por este último, Crowe realmente merecia a estatueta, sua atuação fora completa, marcante e emocionante. Após esta indicação, Crowe só cresceu. Participou de grandes filmes como O Gangster de Ridley Scott, Mestre dos Mares de Peter Weir, A Luta Pela Esperança de Ron Howard, entre outros. Inteligente porque escolhe papéis diversificados, muda de filme pra filme, é versátil, aceita desafios e quando os faz, os faz bem e com dedicação. Em um, é policial, em outro capitão de uma embarcação, em outro um lutador de boxe, em outro um matemático louco. Em "Intrigas", Crowe está sempre no ponto. Nunca exagera e sua atuação é singular, nunca convencional. Sua inteligência mistura-se com a do roteiro. Seu parceiro, Ben Affleck está correto, é claro que tem sua limitações, mas aqui convence. Robin Wright Penn também está correta, nada de extraordinário, mas faz sua parte. Helen Mirren, como sempre, está perfeita. Sua personagem me lembrou a personagem de Meryl Streep em O Diabo Veste Prada.

Intrigas de Estado é um filme inteligente. Com tanta gente inteligente trabalhando em um só filme, o resultado não podia ser negativo. Tecnicamente excelente e narrativamente perfeito, "Intrigas" surpreende em todos os aspectos. Com claras referências a Todos os Homens do Presidente, Intrigas de Estado tem sua própria personalidade, é original e não se debruça em outros filmes ou roteiros para conseguir sua fama. É o que é: inteligente e original. Diverte, intriga, provoca discussões e faz pensar, e isso, sinceramente, anda muito escasso no cinema de hoje em dia. Com tanta coisa boa e muito mais, Intrigas de Estado é, simplesmente, um dos melhores filmes do ano!

Nota: 9,0
Extras: N/A

Matheus Pereira

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial