Blogger Templates by Blogcrowds

De Cinéfilo Pra Cinéfilo

Oscar's - As Injustiças - Parte 2 de 2

Por Matheus Pereira

No último De Cinéfilo Pra Cinéfilo, falei sobre as injustiças do Oscar de 2000 a 2004. Hoje, para terminar, de 2005 a 2009.

2005

Começo hoje com um ano bem fraco, em que apenas dois filmes realmente bons surgiram: Menina de Ouro, vencedor, e Closer, sequer indicado. A votória do filme de Clint Eastwood foi merecida, pois os concorrentes eram menores. Seu maior concorrente e o que mais levou prêmios na noite (5) O Aviador de Martin Scorsese até tinha condições de vencê-lo, mas acho justa a vitória de Menina de Ouro simplesmente por ser um filmes melhor. Tiraria Em Busca da Terra do Nunca e colocaria o excelente Closer. Não gosto muito de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, mas é óbvio que merecia muito mais que os que ali estavam. Eastwood mereceu o prêmio de direção, deixando Scorsese sedento. Hilary Swank fora a maior barbada, tal qual Jamie Foxx, apesar de odiar o ator. Senti muito a falta de A Paixão de Cristo nas categorias principais. A Vila merecia o prêmio de Melhor Trilha Sonora, que acabou indo pro chato e besta Em Busca da Terra do Nunca.

2006

Um bom ano. Dos cinco indicados, apenas dois são realmente bons: Munique e Crash. Não gosto de O Segredo de Brokeback Mountain, nem de Capote nem de Boa Noite e Boa Sorte. No lugar destes três colocaria King Kong, Match Point e O Jardineiro Fiel. Colocando ou tirando filmes o melhor do ano fora Munique. Nenhum, conseguiu superar a perfeição da obra-prima de Steven Spielberg. Vangloriaram o filme Ang Lee que perdeu para Paul Haggis e o seu ótimo Crash que por sua vez merecia ficar chupando dedo enquanto o melhor da noite recebia o prêmio. A mesma coisa acontece na categoria de Direção: Spielberg fora o melhor, faria as mesmas trocas feitas na categoria principal. Felicity Huffman merecia o prêmio de Melhor Atriz muito mais que Reese Witherspoon. Munique merecia: Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora e Edição. Não levou nenhum. É complicado escolher o melhor Roteiro Original entre Match Point e Crash, então, prefiro não opinar nessa categoria, pois adoro os dois filmes. Peter Jackson merecia uma vaga de melhor Direção.

2007

Este divide o público e a crítica até hoje. O Oscar o qual todos sabiam o final(Scoresese ganhando o prêmio de mehor direção) não agradou muita gente, inclusive eu. Filhos da Esperança era com certeza o melhor filme do ano, e sequer foi indicado às categorias principais. Merecia além de ser indicado, merecia vencer. No lugar de Pequena Miss Sunshine, colocaria o recém citado, no lugar de A Rainha, colocaria United 93 (em Filme e Direção), manteria Os Infiltrados, Cartas de Iwo Jima e Babel. Alfonso Cuarón merecia o prêmio de melhor direção, mas nem fora indicado. Adriana Bazarra merecia o prêmio de Atriz Coadjuvante por Babel. O excelente O Labirinto do Fauno merecia o prêmio de Roteiro Original e mais espaço. Filhos da Esperança merecia o prêmio de Melhor Fotografia. Os Infiltrados não merecia o prêmio de Roteiro Adapatado, o qual deveria ir para Filhos da Esperança. Um ano bem injusto.

2008

Sangue Negro é um obra-prima. E Onde os Fracos Não Têm Vez, não chega nem aos seus pés. Pena que os membros da Academia não viram isso e deram-lhe quatro Oscars, enquanto a Sangue Negro, apenas dois (muito merecidos: ator e fotografia). P.T. Anderson fora o melhor diretor, e o seu filme possuia o melhor roteiro adaptado e merecia uma indicação a Trilha Sonora. É difícil entender, como A Bússola de Ouro e seus efeitos capengas ganharam dos efeitos espetaculares de Transformers. no lugar de Juno, colocaria Na Natureza Selvagem, em Filme e Direção, e no lugar de Conduta de Risco, colocaria O Gângster. Paul Dano merecia uma vaga como Ator Coadjuvante. Um triste ano, o qual a Academia daqui a uns dez anos, olhará para tras e se arrependerá.

2009

Oito Oscars para um dos piores dos cinco indicados.

-O Curioso Caso de Benjamin Button merecia o prêmio de melhor filme e melhor direção
-Quem Quer Ser Um Milionário?
-O Leitor tiraria e colocaria O Cavaleiro das Trevas
-
Frost/Nixon o segundo melhor entre os indicados
-Milk - A Voz da Igualdade tiraria e colocaria O Lutador


Ben Button
merecia os prêmios de Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Arte, Maquiagem, Efeitos Especiais(estes últimos três foram conquistados)e Edição. Austrália merecia uma indicação a melhor Fotografia e acho que Frank Langella fora o melhor dos indicados, acho seu trabalho mais desafiador e realmente de um ator, não um ator que interpreta a si mesmo(apesar de muito bem) e um papel que não fora muito difícil para outro. Ao contrário do que alguns pensam, acho este ano bem forte, com muitos filmes bons. Pena que fora tão injusto.

Bem, a próxima edição terá 10 indicados na categoria principal, mas mesmo assim, certamente terá injustiças, as quais provavelmente serão comentadas daqui a dez anos. Por mim, ou por outro cinéfilo.
____________________________________________________________________
Pesso desculpas pelo texto mais curto, mas o tempo que tive também fora curto. Espero que tenham gostado, sexta feira tem mais, e espero, sem atrasos...

...e comentem...

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial