Blogger Templates by Blogcrowds

De Cinéfilo Pra Cinéfilo


Oscar's - As Injustiças - Parte 1 de 2

Matheus Pereira

O Oscar desde que nasceu teve suas injustiças. Isso não é novidade. Se eu listasse cada erro, cada injustiça, teria que escrever uma matéria dividida em mais de vinte partes, mas como isso é muito, resolvi listar apenas as injustiças desta década. Sim, as injustiças cometidas desde 2000 serão comentadas aqui. Obviamente, o que é injustiça pra mim, pode não ser pra você e vice versa. Então, logicamente, haverá divergências. As opiniões são pessoais.


2000:

Este até que foi um bom ano. Mas as injustiças já começaram antes mesmo dos resultados: e sim nas indicações. Sim, pois este foi o ano de Clube da Luta de David Fincher. O filme que hoje é aclamado e tido com cult, foi esquecido na cerimônia, tendo que se contentar com apenas um indicação a Edição de Som (!). Regras da Vida poderia muito bem sair da lista e em seu lugar entrar Clube da Luta na categoria de Melhor Filme. Na categoria de Melhor Direção, Lasse Hallström poderia sair e em seu lugar entrar David Fincher, por Clube da Luta. Edward Norton merecia ser indicado a Melhor Ator, mas para isso atores como Denzel Washington ou Russel Crowe precisariam sair, e isso era inviável. Brad Pitt merecia uma indicação a Ator Coadjuvante, e nesta Jude Law por O Talentoso Ripley merecia sair. Magnólia também merecia indicações á Filme e Direção, podendo entrar no lugar de O Informante, porém acho o filme de Michael Mann muito bom. Matrix merecia uma indicação a Melhor Roteiro Original, mas não foi indicado. Quanto aos vencedores, gosto muito de Beleza Americana, gosto muito mesmo, mas gosto muito mais de À Espera de Um Milagre. Acho o filme de Frank Darabont completo e com certeza o melhor dentre indicados e não indicados. Acho que Darabont merecia o prêmio de Melhor Direção, embora ache o trabalho de Sam Mendes excelente. Acho também, que o filme de Darabont merecia o prêmio de Roteiro Adaptado, mas infelizmente perdeu para Regras da Vida. De resto, o ano foi muito bom.

2001:

Eis um ano complicado e fraco. Em que os melhores filmes eram Gladiador e Traffic e mesmo assim não eram obras-primas, e sim, filmes corretos. Acho que Náufrado merecia entrar no lugar de Chocolate e Contos Proibidos do Marquês de Sade no lugar de O Tigre e o Dragão. Quanto ao vencedor, sempre fico dividido. Ora acho que Gladiador merecia o prêmio, ora acho que Traffic era o melhor dentre os indicados. Hoje, neste exato momento, acho que Traffic merecia mais, porém gosto bastante do épico de Ridley Scott. Acho que Tom Hanks era muito mais merecedor do Oscar de Atuação Masculina do que Russel Crowe (que merecia muito mais por O Informante ou por Uma Mente Brilhante, não por este). Gosto muito mais de Amores Brutos do que O Tigre e o Dragão, portanto acho que merecia o Oscar de Filme Estrangeiro e também merecia uma indicação ao Oscar de Melhor Filme, podendo entrar no lugar de Erin Bronckovich.

2002:

Um ano mediano. Tinha uma "safra" cinematográfica melhor que a do Oscar anterior, porém não está isento de injustiças. A começar pelas indicações:

-Uma Mente Brilhante (permanece)
-Moulin Rouge (sai, entra A.I. Inteligência Artificial)
-Entre Quatro Paredes (permanece)
-Assassinato em Gosford Park (sai, entra Falcão Negro em Perigo)
-O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (permanece)

Acho o filme de Robert Altman supervalorizado e fraco. Acho Moulin Rouge tecnicamente revolucionário, mas não é grande coisa como filme em si. Gosto muito do filme de Ron Howard, por isso deixo. Gosto bastante de Entre Quatro Paredes, deixo também. O épico de Peter Jackson dispensa explicações. Gosto muito do filme de Ridley Scott, embora a maioria da crítica detone-o. E amo de maneira imensurável o filme de Steven Spielberg. Acho o melhor dentre os indicados e os não-indicados. Acho-o merecedor do prêmio de Melhor Filme e Melhor Direção, tal qual Roteiro Adaptado, Trilha Sonora e Efeitos Especiais. Acho a atuação de Russel Crowe em Uma Mente Brilhante perfeita, daria o prêmio a ele sem dúvidas, e não pra Denzel Washington. Amnésia merecia mais espaço nas categorias principais e merecia levar o prêmio de melhor Roteiro Original.

2003:

Deprimente. Chicago foi o vencedor, mas não merecia nem ser indicado. Em seu lugar, a inteligente ficção Minority Report poderia figurar. O chato As Horas podia sair e dar lugar a Estrada da Perdição. O grande merecedor da noite era o excelente O Pianista. Gosto muito, muito mesmo, de Gangue de Nova York, mas a obra de Roman Polanski é superior. A segunda parte da trilogia de Peter Jackson é ótima, mas ainda não era a hora da consagração. Na categoria de Direção tiraria os mesmo e colocaria os também já citados. Talvez tiraria Almodóvar por Fale Com Ela e colocaria Peter Jackson, por sua força de vontade e ousadia. O páreo entre Daniel Day-Lewis e seu açougueiro em Gangues de N.Y. e Adrien Brody e seu pianista judeu era duto, mas ainda assim daria o prêmio para Brody, o que felizmente aconteceu. Indicaria Tom Hanks por Prenda-me Se For Capaz.

2004:

O Oscar perfeito. Perfeito até demais, pois é uma pena ver tantos filmes bons concorrendo juntos no mesmo ano(O Senhor dos..., Sobre Meninos e Lobos, Mestre dos Mares), embora "O Senhor..." tenha merecido tudo o que ganhou. Um ano muito forte e bom. É uma pena que o longa de Clint Eastwood tenha sido lançado no mesmo ano que o longa de Peter Jackson e que tenham concorrido juntos, pois se não fosse a parte final da trilogia do anel, o filme do veterano com certeza teria se consagrado. Tiraria Seabiscuit entre os indicados e colocaria Cidade de Deus. Tiraria Encontros e Desencontros e colocaria o ótimo e original 21 Gramas. Na categoria de direção faria a mesma coisa: tiraria Sofia Coppola e colocaria Alejandro Iñárritu por 21 Gramas. Daria o prêmio de Roteiro Original a Gullermo Arriaga por 21 Gramas. De resto, a Academia dora bem justa.
____________________________________________________________________
Por enquanto é isso. Próxima sexta feira, continuarei com o assunto, com os anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. Espero que tenham gostado. Deem opiniões, critiquem, elogiem, a casa é sua.

E aguarde, ainda esta semana postarei várias críticas sobre clássicos e lançamentos em DVD e começarei uma matéira muito especial, que com certeza você vai gostar e querer comentar...

aguardem...

...e comentem...

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial