Blogger Templates by Blogcrowds

De Cinéfilo Pra Cinéfilo

Futuro Animado - Parte 2 de 2

Por Matheus Pereira


Depois de atrasos, imprevistos, problemas e tudo mais, consegui voltar ao mundo do Pipoca Net. Hoje, o assunto é a segunda e última parte sobre o Futuro Animado. Na primeira parte, falei sobre a transição da animação convencional para a digital, sobre a fundação e a trajetória da Pixar. Hoje, como prometido, falarei sobre as animações de outros estúdios, e os seus respectivos futuros. Espero que gostem. É bom entrar em contato com vocês, novamente...

Todos devem saber, que um dos maiores sucessos da animação que não foi produzido pela Pixar foi Sherek da DreamWorks Animation que já lançou uma porção de animações. Nenhuma com a genialidade da Pixar, mas muito legais.

Quando a Paramount Pictures comprou a Dreamworks, seus filmes de animação passaram a ser distribuídos pela Paramount em parceria com a Dreamworks. A Dreamworks Animation mantém seus dois estúdios: o estúdio original de animação da Dreamworks em Glendale, Califórnia, e o estúdio da PDI na Cidade de Redwood, Califórnia na região do Vale Silicon.

Em 1980, Carl Rosendahl, Glenn Entis e Richard Chuang fundaram o estúdio de animação computadorizada chamada PDI. Durante os anos de 1980, a PDI animou muitos logotipos e comerciais televisivos. Em 1991, a PDI passou a trabalhar no cinema como produtora de efeitos especiais dos filmes de O Exterminador do Futuro.

Em 1997, a PDI formou parceria com a Dreamworks para produzir um longa-metragem de animação computadorizada FormiguinhaZ. No mesmo ano, a Dreamworks animava tradicionalmente o filme O Príncipe do Egito.

Em 2000, a Dreamworks criou uma nova divisão, Dreamworks Animation, para produzir tipos de animações.

2000 também foi ano em que a Dreamworks Animation criou um contrato de 3 filmes com a produtora de stop-motion Aardam Animations. O primeiro do contrato foi A Fuga das Galinhas. Em novembro de 2006, a Aardman e a Dreamworks Animation encerraram o fim de sua parceria devido aos "atritos criativos".

Entre os filmes feitos de forma "tradicional" constam os fracos O Príncipe do Egito, José - O Rei dos Sonhos, O Caminhos para El Dorado, Sinbad - A Lenda dos 7 Mares e o bom (e bonito, por um motivo que não sei explicar...) Spirit - O Corcel Indomável. Entre os feitos em animação computadorizada estão o adulto FormiguinhaZ, o ótimo e famoso Sherek 1, 2, 3 (e um quarto a caminho...), o legalzinho O Espanta Tubarões, mediano Madagascar 1 e 2, o bonito porém vazio Os Sem-Floresta, o adulto e lagalzinho(até demais) Bee Movie, o ótimo Kung-Fu Panda e o estranho Monsters Vs. Aliens.

Para o futuro, a DW planeja lançar o filme How To Train Your Dragon, a quarta parte de Sherek e a segunda parte de Kung-Fu Panda.

Nota-se, por esta lista, que a trajetória da DreamWorks não é tão brilhante assim, mas possui grandes sucessos. A DW possui também alguns curtas (!), mas nenhuma muito conhecido:Os Pingüins de Madagascar em uma Missão de Natal, A Aventura de Hammy com o Boomerangue e First Flight (algué conhece estes curtas?).

Enfim, a DW até que é uma das mais conhecidas nesse ramo, mas logicamente, não chega aos pés da Pixar. Seus roteiros não são tão originais (não venha defender Sherek, pois ele é adaptado e não original, talvez suas sacadas pop sejam originais. Nada mais...) Sua parte técnica não é tão perfeita. No contrato com a Aardman, a DW fez o bom A Fuga das Galinhas, Wallace e Gromit e Por Água Abaixo. Até que o contrato foi bem vindo e acertado, mas como já citado, algumas divergências surgiram...

A Fox também tem sua divisão voltada para as animações. A Twentieth Century Fox Animation é uma divisão de animação da Fox. As suas animações cinematográficas inicialmente eram produzidas tradicionalmente pela própria empresa. Com o tempo, passou a formar contrato com a Blue Sky Studios (empresa de CG de Chris Wedge) para produzir filmes computadorizados.

Gasparzinho-Como Tudo começou, Anastácia, Gasparzinho e Wendy, Titan A.E.,A Era do Gelo, Robôs, A Era do Gelo 2, Os Simpsons-O Filme, Horton-E o Mundos do Quem, A Era do Gelo 3, são alguns dos filmes já lançados pela Fox. Assim como a DW, a Fox também não tem a genialidade da Pixar, mas consegue lançar algumas coisas interessantes no meio do caminho.

Para o futuro, a Fox lançara ainda este ano o esperado O Fantástico Dr. Raposo de Wes Anderson, Alvin e os Esquilos 2 para 2010, Rio (nada se sabe sobre o filme) para 2011 e A Era do Gelo 4 (acredita-se que a continuação mostrará os conhecidos personagens que após a era glacial, foram congelados e encontrados assim nos dias de hoje, eles são descobertos, o gelo derrete e as aventuras acontecem nos tempos de hoje. Mas lembre-se: isto é especulação...)para 2012 ou 2013.

A Warner nem merece entrar neste quesito, pois são poucas suas animações. A maioriassão séries animadas feitas para a TV.

De resto, os filmes são vendidos e comprados por distribuidoras brasileiras e parcerias são feitas, então é impossível separar filmes em cada distribuidora.

Posso lhes dizer que este ano ainda temos A Christimas Carol, The Princess and the Frog ambos da Disney ano que vem temos Astro Boy da Paris, o interessante Despicble Me da Universal, The Smurfs, mas para o futuro ainda tem: Rango de Gore Verbinki da Paramount, Kung-Fu Panda 2 (ainda não confirmado), Happy Feet 2 e o interessantíssimo Hotel Transylvania da Sony e que conta a história dos monstros mais famosos do mundo que se encontram esquecidos em um hotel na Transilvânia, pois não conseguem assustar mais ninguém.

Enfim, até o fim do ano, e no outro, e no outro e assim sucessivamente, animações e mais animações surgirão por aí. Para a nossa alegria, pois como foi dito no início da primeira parte dessa matéria: é muito bom assistir uma animação!
_____________________________________________________________________________________

E assim termina a minha matéria sobre o futuro e o presente das animações. Espero que tenham gostado. Sexta feira que vem, se o destino não me pregar mais peças, tem mais.

É bom voltar! Confesso que já estou viciado nisso! Dê sugestões, critique, e claro: elogie se lhes for cabível. Espero que tenham gostado...

...e comentem...

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial