Blogger Templates by Blogcrowds

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas alterou a forma de votação para a categoria de melhor filme no Oscar. No novo método, os eleitores vão listar os filmes em ordem de preferência de 1 a 10. Se um filme tiver a maioria dos votos na primeira colocação, será declarado o vencedor. Caso contrário, o filme com menor número de votos no primeiro lugar será eliminado e as cédulas serão recontadas levando em consideração o segundo favorito, e assim por diante até a escolha de um filme que tenha a maioria dos votos.

O método preferencial é o mesmo usado no processo que escolhe os indicados de cada ano. O objetivo, segundo declaração do Vice Presidente da Academia Hawk Koch em junho passado, quando foi decidido aumentar o número de indicados de 5 para 10, é impedir que o melhor filme seja escolhido por uma minoria. No método antigo, cada eleitor simplesmente votava em seu favorito. Com dez indicados, havia a possibilidade de que o vencedor fosse escolhido por um total de 10% dos votos. Isso significaria que um filme com 580 votos poderia ser escolhido o melhor do ano, deixando de representar a decisão da maior parte dos 5.800 membros votantes.

A alteração afetará somente o prêmio de melhor filme, considerado o mais importante dos Oscars e frequentemente criticado por premiar a melhor campanha de marketing e não o filme de melhor qualidade. Assim como a mudança de 5 para 10 indicados, a votação pelo método preferencial não é novidade, e foi usada na década de 40. A mudança no processo deve obrigar os estúdios a alterar suas campanhas, que agora precisarão atingir os eleitores de forma mais abrangente.

A entrega dos prêmios da 82a. edição do Oscar será feita no dia 7 de março. A cerimônia acontecerá mais uma vez no Kodak Theatre, a partir das 20h30, horário local. Os indicados serão anunciados no dia 2 de fevereiro.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial